Zabuza Momochi: Tudo sobre o Demônio da Névoa Oculta de Naruto
Zabuza Momochi: Tudo sobre o Demônio da Névoa Oculta de Naruto
História, origem e habilidades do primeiro vilão principal de Naruto!
O primeiro grande vilão de Naruto, Zabuza Momochi, é também um dos mais marcantes de toda a série. Mesmo anos após sua participação na trama, ele continuou a ser lembrado pelos fãs como um dos melhores antagonistas da franquia.
Inicialmente apresentado como perigoso e colocando enormes obstáculos no caminho do Time 7, a história do ninja da Névoa acaba se revelando mais do que apenas um vilão cruel e sanguinário, por mais que deseje demonstrar o contrário.
Nesta lista, contamos tudo que você precisa saber sobre ele mesmo: Zabuza Momochi, o Demônio da Névoa Oculta!
O passado de Zabuza Momochi
Em tempos passados, a Vila da Névoa tinha como tradição colocar os alunos da Academia Ninja que iriam se graduar para lutarem uns contra os outros em combates até a morte. Este era o teste pelo qual as crianças precisavam sobreviver para se tornarem ninjas, e aqueles que demonstrassem habilidade excepcional eram indicados para se tornarem parte dos Sete Espadachins da Névoa.
Zabuza não era um aluno quando batalhou contra e matou mais de cem alunos da Academia, se tornando conhecido como O Demônio da Névoa Oculta. Sua reputação continuou a crescer ao longo dos anos, principalmente após ele se tornar parte da Anbu, antes de se juntar aos Sete Espadachins. Eventualmente, o ninja também encontrou Haku, um menino com um kekkei genkai especial. Zabuza decidiu treiná-lo, visando fazer dele a melhor arma de todas.
No tempo em que o Quarto Mizukage governou a Névoa Sangrenta, Zabuza passou a discordar do modo como sua vila estava funcionando. Reunindo um grupo de seguidores, ele tentou dar um golpe, mas falhou em tirar a vida de Yagura. Como resultado desta falha, o ninja teve que fugir, levando Haku e alguns de seus outros seguidores consigo. Os fugitivos se tornaram mercenários, trabalhando para conseguir dinheiro o suficiente para financiar uma segunda tentativa de golpe, motivo pelo qual Zabuza estava trabalhando para Gatō quando aparece na série.
Com sua fuga, o ex-Espadachim da Névoa levou consigo sua espada, Kubikiribōchō, fazendo com que a vila perdesse uma de suas armas lendárias.
Zabuza Momochi em Naruto
No anime, Zabuza aparece pela primeira vez no episódio 6, enquanto no mangá sua estreia acontece no capítulo 10, parte do volume 2. Na trama, o ninja é contratado por Gatō para assassinar Tazuna, o construtor da ponte do País das Ondas que o Time 7 tem a missão de proteger.
Quando encontra o Time 7, Zabuza logo decide enfrentar Kakashi, considerando o jonin como o único grande obstáculo presente. Apesar de conseguir prendê-lo, ele falha ao subestimar os genins, que conseguem dar a seu sensei a oportunidade de se libertar. No fim, o ninja da Névoa é derrotado, mas acaba sendo salvo graças à interferência de Haku, que finge ser um agente da Vila da Névoa e supostamente o mata.
Após uma semana se recuperando, o Demônio da Névoa Oculta retornou, dessa vez acompanhado por Haku. Enquanto este último lidava com os genin, Zabuza enfrentou Kakashi novamente. Dessa vez, sabendo mais sobre como o Sharingan de seu oponente funcionava, o ninja utilizou uma densa névoa a seu favor, diminuindo a visibilidade no campo de batalha e permitindo que ele causasse grande dano ao ninja da Folha. Isso, porém, permitiu que Kakashi reagisse por meio de seus cães ninja, que puderam localizar o antagonista por meio do cheiro do sangue em sua espada.
Haku se sacrifica, recebendo o golpe que mataria Zabuza em seu lugar. O ninja não demonstra qualquer remorso pela morte de seu companheiro à princípio, inclusive atingindo o corpo de seu pupilo para tentar atacar Kakashi. A batalha dos dois, no entanto, logo chega ao fim, já que Gatō chega ao local com seus capangas, dispensando o ninja da Névoa e mandando seus lacaios matarem Tazuna.
Não estando mais preso a seu contrato, Zabuza deixa de lado o confronto com o Time 7. Naruto se revolta, principalmente pelo aparente descaso do Demônio da Névoa Oculta diante do sacrifício de Haku, mas logo Zabuza demonstra que realmente se importava com o outro ninja. Assim, ele se volta contra Gatō e seus homens, matando a todos antes de cair graças a seus ferimentos.
Em seus últimos momentos, Zabuza pede para ser levado de volta para o lado de Haku. Quando ele morre, o Time 7 o enterra ao lado de seu companheiro, com a Kubikiribōchō marcando o local.
Zabuza Momochi em Naruto Shippuden
Zabuza retornou durante a Quarta Guerra Mundial Ninja, sendo um dos muitos personagens trazidos de volta pelo Edo Tensei de Kabuto. Em batalha, ele acabou frente a frente com Kakashi e Sakura, uma situação inesperada para o falecido ninja. Além de notar o quanto a kunoichi havia progredido desde o último confronto entre ele e o Time 7, o shinobi pergunta sobre Naruto, descobrindo quão famoso o garoto havia se tornado desde a missão no País das Ondas.
Quando Kabuto decide tomar controle direto do ninja, apagando sua personalidade, Zabuza pede que Kakashi o impeça, custe o que custar. Pouco depois, a geração anterior dos Espadachins da Névoa foi invocada por meio do Edo Tensei, e Zabuza se juntou a eles, mais uma vez utilizando sua icônica espada. Ele e Kakashi se enfrentam em uma luta que conta com muitos paralelos em relação à sua batalha final em Naruto Clássico. Eventualmente, o ninja é imobilizado e preso, permanecendo assim até o Edo Tensei ser desfeito.
Kubikiribōchō
A espada de Zabuza, Kubikiribōchō, ficou mais conhecida pelo momento em que esteve na posse do Demônio da Névoa Oculta, mas já teve muitos outros mestres. No anime, um deles foi Jūzō, que assim como Zabuza teria deixado a vila com a arma em sua posse. A espada só retornou para a Vila da Névoa depois, quando ele foi derrotado pelo Quarto Mizukage, Yagura. A espada também teria sido utilizada em algum momento por Mangetsu Hōzuki, irmão de Suigetsu, que teria dominado todas as Sete Espadas durante sua vida.
Após a morte de Zabuza, a espada é deixada no local em que o Time 7 enterra o ninja da Névoa. No mangá, ela é tirada de lá por Suigetsu, que a toma para si, enquanto no anime é Tenzen Daikoku que pega a arma, com Suigetsu a tomando dele depois.
Como todas as armas dos Espadachins da Névoa, a Kubikiribōchō possui um poder especial. Sua habilidade é que, não importa o quanto seja danificada, ela pode se recuperar utilizando o ferro do sangue de suas vítimas. O processo é praticamente instantâneo, e recupera qualquer dano à espada, não importa quão pouco dela tenha sobrado.
Os poderes e as habilidades de Zabuza Momochi
Sendo um ninja de alto ranking da Vila da Névoa, Zabuza é um excelente guerreiro. Além de muito habilidoso em taijutsu, o ninja é muito forte fisicamente, sendo capaz de utilizar uma espada tão grande quanto a Kubikiribōchō por longos períodos de tempo sem se cansar, por vezes com uma única mão. Sua velocidade também é notável, como visto tanto em sua luta contra Kakashi quanto contra Gatō e seus capangas.
O Demônio da Névoa Oculta também é conhecido por sua habilidade em furtividade e assassinatos, principalmente em condições de baixa visibilidade. Sendo um Espadachim da Névoa, ele também é muito talentoso em lutar com espadas, sendo capaz de utilizar a sua para matar inimigos com apenas um golpe.
Quando o assunto é ninjutsu, é nas técnicas de água que o ninja se sobressai. Sua técnica de se esconder na névoa também é notável, sendo um elemento importante em como Zabuza assassinava suas vítimas sem ser notado.
De acordo com o primeiro databook de Naruto, os atributos do Demônio da Névoa Oculta são 4.5 em Ninjutsu, 4.5 em Taijutsu, 2.5 em Genjutsu, 3 de inteligência, 4 de força, 4 de velocidade, 4 de estamina e 4 em Selos de Mão.
Curiosidades sobre Zabuza Momochi
Apesar de não aparecer muito ao longo da franquia, Zabuza continua sendo um dos personagens mais populares. A prova disso se encontra nas pesquisas de popularidade feitas pelas revistas que publicam mangás, nas quais o antagonista aparecia em posições altas mesmo muito depois do arco do País das Ondas.
A morte de Zabuza foi comparada à do monge guerreiro Musashibō Benkei. Isso porque o antigo guerreiro japonês teria morrido em uma infame ponte, após receber inúmeros ferimentos de espada e com seu corpo coberto por flechas, após seus adversários considerarem combate próximo perigoso demais, já que ele havia matado múltiplos inimigos sozinho.
De acordo com os Databooks, o passatempo do personagem era afiar lâminas, e ele desejava lutar contra os cinco Kages. Ao todo, ele teria completada 191 missões oficiais, das quais 12 foram de ranking S, o ranking mais alto no universo de Naruto. Os livros contam ainda que a palavra preferida do ninja era controle.