Yu Yu Hakusho: 10 curiosidades que talvez você não saiba sobre o anime
Yu Yu Hakusho: 10 curiosidades que talvez você não saiba sobre o anime
Não conheci o outro mundo por querer!
Com 23 anos de história só no Brasil, Yu Yu Hakusho continua a fazer sucesso e a alcançar novos públicos, mostrando que resistiu ao teste do tempo. A saga de Yusuke e seus amigos tem fãs no mundo inteiro, mas é ainda mais querida por aqui, onde foi exibida pela Rede Manchete e o Cartoon Network e onde ganhou uma dublagem simplesmente inesquecível.
O anime e o mangá tem grandes diferenças entre si, e tanto um quanto o outro ainda guardam segredos desconhecidos por grande parte dos fãs. Se você não sabia de alguns deles, vai ficar sabendo agora! Bora lá?
Yusuke, o fantasminha camarada
É uma prática super comum no Japão que autores de mangá brinquem com os nomes de seus personagens, dando a eles significados que tenham tudo a ver com a trama e por vezes até com o título. Com Yusuke Urameshi não foi diferente.
Uma tradução aproximada de "Yusuke" poderia significar algo como "ajudante de fantasmas", o que combina direitinho com seu cargo de detetive sobrenatural. Já "Urameshi", que vem diretamente do folclore japonês, seria uma expressão de ressentimento sussurrada por espíritos vingativos ou malignos.
As verdadeiras cores de Kurama
Outra coisa bastante comum entre a versão mangá e anime de uma obra são mudanças nas cores dos personagens. Cavaleiros do Zodíaco e sua Saori Kido de cabelo marrom são um ótimo exemplo disso. Esse tipo de coisa também rolou em Yu Yu Hakusho.
No mangá, o cabelo de Kurama é preto, enquanto que seu uniforme escolar é azul. Mas na hora de animar, a equipe de produção achou melhor mudar o esquema de cores, achando que chamaria mais atenção assim. E estavam certos! O cabelo vermelho caiu bem melhor nele, vocês não acham?
Kuwabara e o baseball
Que o baseball é o esporte mais popular do Japão, disso todo mundo sabe. Mas e que o Kuwabara teve fortes inspirações nisso, quem aí sabia?
Yoshihiro Togashi, autor do mangá, disse uma vez que se inspirou em dois jogadores famosos no Japão para criar o nome do personagem: Masumi Kuwata e Kazuhiro Kiyohara. O mangá deixa isso ainda mais claro: no mangá, o personagem usa uma camisa de um time de baseball durante o arco de introdução de Genkai.
Pra ficar ainda mais óbvio, Kuwabara usa sua espada espiritual como taco de baseball várias vezes durante o anime, e até a maneira como ele a segura lembra a postura de um jogador profissional.
Há muito tempo, numa galáxia muito distante
Yu Yu Hakusho também tem algumas referências bastante escancaradas a Star Wars, do qual Yoshihiro Togashi sempre foi muito fã.
A espada espiritual de Kuwabara tem o exato mesmo som de um sabre de luz, tanto quanto é ativada quanto quando está em movimento. Além disso, existe um personagem chamado Yoda durante o arco do torneio do Mundo das Trevas, que age como assistente do rei Yomi.
Kurama e Hiei, um casal?
Kurama e Hiei sempre foram muito próximos um do outro desde sua primeira aparição na história. E não é por acaso: o plano original de Togashi era que eles formassem um casal a partir de um determinado momento da história.
A própria origem dos nomes dos dois entrega isso: eles compartilham o mesmo nome de duas montanhas japonesas, que ficam uma do lado da outra, mas temendo represálias de de uma parcela mais conservadora do público, o autor deixou eles apenas como amigos. Não que isso tenha impedido as autoras de fanfics, é claro.
Jorge, o demônio boa praça
Quem aí lembra do Jorge, aquele demônio gente fina que vivia pra cima e pra baixo com o Koenma por aí? Alguns dos momentos mais engraçados do anime aconteceram graças eles!
Nesse quesito, a animação levou a melhor: Jorge simplesmente não existe no mangá, aparecendo apenas nas telinhas. E se engana quem pensa que ele é só um alívio cômico. Na verdade, Jorge era o narrador do anime o tempo todo, fato que foi mostrado no episódio 111!
Botan e a mitologia grega
Quem vê Botan agindo com seu kimono rosa explicando que o trabalho dela é levar as almas para o outro mundo poderia pensar que ela é uma shinigami, mas na verdade, a inspiração para a personagem está na mitologia grega.
Botan foi inspirada no mito de Caronte, o barqueiro do mundo dos mortos, que levava as almas dos mortais pelo rio Estige em seu barco até seu destino final. Ou vocês achavam que aquele remo que ela usava era só de enfeite?
Vaso ruim não quebra
Durante a história, Yusuke e seus amigos enfrentaram muitos inimigos, como o bombado Toguro e o bombado Sensui. Mas nenhum deles durou mais do que o Toguro mais velho, aquele baixinho que andava no ombro do mais forte e se transformava em coisas caóticas.
Tendo aparecido no arco do resgate de Yukina, no Torneio das Trevas e no arco de Sensui, o Toguro mais velho se tornou o vilão que mais durou em toda a história, aparecendo por mais tempo que qualquer outro.
Vale lembrar que ele não foi morto no anime e deve estar preso na ilusão de Kurama até hoje, revivendo seus piores pesadelos...
Em nome da lua
Dessa todo mundo já sabe, mas é sempre bom lembrar porque é bastante curioso: Yoshihiro Togashi é casado com Naoko Takeuchi, a autora de Sailor Moon, desde os anos 90, e até hoje seguem felizes juntos.
Há inclusive uma referência às guerreiras lunares em Yu Yu Hakusho da época em que eles começaram namorar, quando o Koenma aparece vestido de Tuxedo Mask durante o torneio do Mundo das Trevas. Outra curiosidade interessante é que Kurama e Sailor Urano tem a mesma voz no Japão, performada por Megumi Ogata.
Quem é o cantor?
Yusuke é muito mais do que um brigão de categoria. Além de mandar muito bem como detetive espiritual, ele também é... cantor. Isso mesmo, Yusuke não faz feio na hora de soltar a voz!
As trilhas sonoras de Yu Yu Hakusho tem algumas músicas cantadas pelos dubladores dos personagens, que não são creditados pelo trabalho. Ao invés disso, são os heróis e vilões que levam os créditos por elas. E Yusuke performou nada menos que treze músicas diferentes, algumas delas sendo duetos com sua amada Keiko ou cantando junto de seus companheiros de batalha.