Xbox Series X: 10 coisas que já sabemos sobre o console
Xbox Series X: 10 coisas que já sabemos sobre o console
Ele chega este ano! Você está pronto?
2020 será o ano em que, se tudo der certo, testemunharemos o começo de um novo ciclo no mundo dos games: a nona geração de consoles está prevista para chegar no fim do ano, liderada pelo PlayStation 5 da Sony e o Xbox Series X da Microsoft.
Notícias sobre as duas máquinas não param de aparecer, mas no caso do sucessor do Xbox One, há a vantagem de ele já ter tido seu visual e especificações técnicas reveladas muito antes do concorrente. E para te deixar inteirado e preparado para a chegada dele, preparamos essa lista com o principal que você precisa saber sobre o novo e poderoso console.
Faltou alguma coisa? Alguma novidade de última hora? Fala pra gente nos comentários!
Series X?
O novo console da Microsoft foi apresentado durante a edição 2019 da premiação The Game Awards, que aconteceu em dezembro passado. E só o nome já chamou atenção: Xbox... Series X? Como assim?
A explicação veio um pouco depois: em um comunicado oficial da Microsoft, foi revelado que o produto, na verdade, se chama apenas Xbox, evocando a máquina original e enfatizando o renascimento da marca. Dito isso, esperem por mais modelos do aparelho no futuro.
Processadores
O Series X está chegando com o pé na porta para ser o vídeo game mais poderoso do mercado, deixando todos os seus concorrentes no chinelo. E a julgar por seu Hardware, a Microsoft está bem séria sobre isso.
O processador dele é um AMD Zen 2 customizado, ou seja, modificado especialmente para atender as necessidades da máquina, que terá uma GPU baseada na Radeon RDNA 2 da AMD. Essa GPU terá nada menos que 12 Teraflops de performance, duas vezes mais que o Xbox One X e oito vezes maior que a edição padrão do Xbox One.
Suporte à tecnologia de Ray Tracing, capaz de reproduzir efeitos de luz e sombra de forma mais realista, também é algo garantido, sendo acelerado através do DirectX 12. Dentro do console também estará uma memória SSD cujo tamanho ainda não foi especificado, o que pode diminuir e talvez até acabar com o tempo de espera para carregar os jogos.
VRS
Uma das novidades que o Series X trará para o mundo dos games é uma tecnologia chamada VRS, ou “Sombreamento de taxa variável”, garantindo efeitos ainda mais realistas para os objetos e personagens na tela enquanto mantém a alta resolução e taxas de quadros por segundo mais estáveis durante o jogo.
Falando em taxa de quadros por segundo, podem ficar despreocupados: a promessa é a de que o Series X rodará seus games entre 60 e 120 frames por segundo, em resolução 8k.
Siglas do bem
É inovação que vocês querem? Então segura: a conexão HDMI 2.1 do console vai tornar possível que a máquina use o Modo de Baixa Latência Automática (ALLM), que faz com que o aparelho configure a TV em que está sendo usado para uma latência mais baixa automaticamente.
Outra novidade exclusiva do console é a Entrada de Latência Dinâmica (DLI), que sincronizará de forma automática o controle do console ao que está sendo mostrado na tela, prometendo uma jogabilidade ainda mais precisa e responsiva.
De volta ao jogo
É tão chato quando você sai de um jogo e tem que esperar um tempinho para voltar a jogar ao retornar a ele, não é mesmo? Bom, no Series X, isso não vai acontecer.
Através de um novo recurso chamado Quick Resume, você pode parar um game e ir jogar outras coisas sem precisar fechar o primeiro, e ainda voltar para ele sem nenhum tipo de carregamento, continuando exatamente de onde parou.
Há também um outro recurso novo chamado Smart Delivery, no qual você compra um determinado jogo apenas uma vez e pode usá-lo em outra plataforma da linha Xbox. Um game comprado no Xbox One, por exemplo, poderá ser jogado no Xbox Series X sem que você precise comprar a versão feita especificamente para o outro console.
Hora do show!
Curte fazer streaming dos seus jogos pra todo mundo ver, seguir e dar aquele like? No Xbox Series X, isso vai ser ainda melhor.
Sendo compatível com o projeto xCloud, os donos do console poderão transmitir sua jogatina diretamente pelo console. Jogabilidade na nuvem também é uma possibilidade, uma vez que Sony e Microsoft firmaram um acordo comercial para trabalharem juntas e dividirem seus recursos para o desenvolvimento de sua própria tecnologia de jogos via nuvem.
O Game Pass é outro serviço que está mais que garantido no novo console. Só alegria!
Na palma da sua mão
Mas e o controle dessa máquina? Bem, à primeira vista ele pode parecer idêntico ao do Xbox One, podendo ser até confundido com ele por um leigo. Mas ele também traz novidades interessantes.
Além de um carregador USB-C, ele também terá feedback háptico, gatilhos adaptáveis, botões direcionais híbridos e a já mencionada entrada de latência dinâmica.
O botão share também está de volta e a compatibilidade com headsets diversos também. Ah, e ele ainda funcionará à base de pilhas.
Retrocompatibilidade
Compatibilidade com jogos de consoles passados é algo sempre pedido pelos jogadores a cada mudança de geração. A Microsoft sabe disso e implementará retrocompatibilidade em seu novo aparelho, onde será possível usufruir de títulos lançados para as três máquinas anteriores da família Xbox de forma digital.
Os títulos selecionados passarão por atualizações gráficas que os deixarão em alta resolução e com um visual bem melhor. O tempo de carregamento deles também será mais rápido, se é que eles vão existir.
Além disso, os controles do Xbox One serão compatíveis com o Series X e vice-versa, sendo que o do novo console também funcionará nos PCs com Windows como sistema operacional.
Primeiros títulos
Na mesma noite em que foi apresentado ao público, durante a The Game Awards, a Microsoft mostrou também o trailer do primeiro game exclusivo da plataforma a ser revelado: Senua’s Saga: Hellblade II, continuação do sucesso Hellblade: Senua’s Sacrifice. Halo Infinite*, que também teve um trailer exibido durante o evento, também será um dos primeiros lançamentos.
Outros games esperados para o console em seus primeiros dias são Outriders, Gods & Monsters, Watch Dogs: Legion e Cyberpunk 2077.
Preço e data de lançamento
O bicho costuma pegar quando falamos de preço de consoles no Brasil e isso deve se manter com o Xbox Series X. A Microsoft ainda não revelou quanto o bichão vai custar, mas parece que não vai ser barato nem lá nos Estados Unidos.
Em uma entrevista dada no ano passado, Phil Spencer, chefe da divisão Xbox, disse com todas as letras que o aparelho “Não vai sacrificar performance por custo”, então podem se preparar para desembolsar uma grana considerável em nome da sua diversão.
Mas e aí, quando ele sai? O dia exato ainda é uma informação guardada à sete chaves, mas ao menos o mês a gente já sabe: ele chega em dezembro, bem a tempo da época do natal.