Xbox: 12 grandes franquias que são da Microsoft após a compra da Activision

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Xbox: 12 grandes franquias que são da Microsoft após a compra da Activision

Por Arthur Eloi

Janeiro nem terminou e a indústria de games já recebeu uma notícia bombástica quando a Microsoft anunciou que comprará a Activision Blizzard por impressionantes US$70 bilhões, a maior aquisição da história do ramo. O acordo ainda não foi finalizado, e falta o dinheiro trocar de mãos, mas tudo aponta que a negociação será concluída sem maiores problemas.

Depois disso, o Xbox ganhará uma nova leva de franquias de peso, que eventualmente serão adicionadas ao catálogo do Xbox Game Pass. Confira abaixo alguns dos maiores nomes que entrarão para o guarda-chuva da Microsoft quando o acordo for finalizado!

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Call of Duty

Não há dúvidas de que Call of Duty foi uma das grandes motivações para que essa transação ocorresse. A franquia de tiro é lançada anualmente desde 2005, e nunca deixou de ser campeã absoluta de vendas, seja liderando o ranking de jogos mais vendidos do ano ou então em microtransações.

Nas mãos do Xbox, as coisas podem ser um pouco diferentes. A franquia pode deixar de ser anual, algo que já vem sendo apontado por rumores, ou pelo menos passar a ser desenvolvida apenas pelos estúdios principais, liberando outros desenvolvedores para tocar projetos diferentes.

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Diablo

Vale lembrar que a Activision é, na verdade, Activision Blizzard. A Blizzard é um dos maiores estúdios de games para PC, com franquias que moldaram a plataforma, e essas também estão inclusas no acordo.

O RPG sombrio Diablo é um enorme sucesso dos computadores que também se tornou grande nos consoles. Será que vamos ver Diablo IV saindo direto no Xbox Game Pass?

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Tony Hawk’s Pro Skater

Uma das franquias clássicas da Activision, o game de skate Tony Hawk’s Pro Skater teve uma era de ouro na década de 90, passou pela saturação nos anos 2000, e recentemente voltou com força em um excelente remake dos dois primeiros títulos, lançado em 2020.

A Vicarious Visions, desenvolvedora do elogiado remake, sofreu um pouco nas mãos da Activision ao ter sido adquirida pela publicadora e relegada a auxiliar a Blizzard em seus projetos. Nas mãos do Xbox, é possível que o estúdio volte a tocar seus próprios trabalhos novamente.

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Warcraft e World of Warcraft

Warcraft está em um limbo meio estranho. A franquia de RTS é um dos maiores sucessos do PC, e serviu como base para a criação dos MOBAs como Dota e League of Legends, mas atualmente está abandonada após um remake meia boca. Com o foco da Microsoft no PC, após Age of Empires e Flight Simulator, a saga clássica pode ganhar mais atenção.

World of Warcraft continua um fenômeno, mesmo quase duas décadas após seu lançamento. O MMO RPG segue sendo um dos maiores de sua categoria, com fluxo constante de expansões, atualizações e, claro, assinantes obsessivos para curtir Raids com os amigos. Dificilmente a Microsoft mudará algo nesse time que já está vencendo, mas já imaginou se a assinatura do game online se integra ao valor do Xbox Game Pass Ultimate?

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Crash Bandicoot

Outra franquia clássica da era do PlayStation 1 que voltou com força nos últimos anos graças a ótimos remakes. Crash Bandicoot não só teve seus três primeiros jogos refeitos em uma elogiada coletânea, como também ganhou um quarto game inédito em 2017. Além disso, a franquia ainda tem um derivado de corrida de kart, chamado Crash Team Racing.

Mesmo com o sucesso, a desenvolvedora Toys For Bob foi forçada pela Activision a trabalhar na franquia Call of Duty. Se a administração do Xbox realmente quiser aliviar a importância de CoD, deve liberar o estúdio para voltar para a franquia Crash - ou então encarar outros desafios.

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Spyro

Assim como Crash Bandicoot, Spyro é uma franquia clássica do PS1 que ganhou elogiados remakes em uma coletânea de 2018, também desenvolvida pela Toys For Bob. Apesar disso, o dragãozinho roxo nunca recebeu um game inédito recente que nem o colega marsupial.

Considerando que o estúdio já deu bastante atenção para Crash, quem sabe um título inédito do Spyro não seja a primeira prioridade dos desenvolvedores após a aquisição?

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Guitar Hero

Todo mundo tem uma memória carinhosa de Guitar Hero, uma das mais populares franquias da época do PlayStation 2. A saga, porém, chegou ao ponto da saturação com lançamentos anuais, morreu em 2010, e voltou à vida de cara nova em 2015 com Guitar Hero Live... que foi um enorme fracasso.

De qualquer forma, a compra da Activision Blizzard pela Microsoft já acendeu as esperanças dos fãs de que, um dia, Guitar Hero retorne em toda a sua glória.

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Starcraft

Faz tempo que não vemos um novo Starcraft. O último game, Starcraft II: Wings of Liberty, foi lançado em 2010, com uma expansão - Heart of the Swarm - em 2013.

Já é hora de um novo Starcraft? Talvez, e com o foco da Microsoft em criar jogos de PC, é bem possível que isso se torne uma prioridade para os próximos anos.

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Overwatch

Vencedor do prêmio de Jogo do Ano de 2016, Overwatch é a franquia mais recente da Blizzard, que já nasceu aclamada. O shooter online é marcado por partidas frenéticas e personagens variados em jogabilidade, mas igualmente carismáticos.

Vale lembrar que uma continuação, Overwatch 2, já foi anunciada e estava prevista para 2022, porém foi adiada para 2023 e passou por uma série de problemas nos bastidores. É esperado que a nova administração ajude a aliviar muitos dos conflitos que aconteciam no estúdio.

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Candy Crush

Por mais que só se chame Activision Blizzard, há uma terceira empresa nessa parceria: King. Você talvez não conheça de nome, mas apenas saiba que é uma das maiores forças que existe nos jogos mobile. O melhor exemplo disso é o fato de que a King (e, por consequência, a Activision Blizzard - e agora a Microsoft) é a responsável pelo fenômeno viciante que é Candy Crush.

Assim como World of Warcraft, é difícil imaginar que o Xbox mudará alguma coisa nessa fórmula de enorme sucesso.

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No One Lives Forever

A Activision não é exatamente uma das publicadoras mais amadas da indústria dos games, e parte disso se dá pelo fato de que uma prática comum da empresa era comprar estúdios promissores, pressioná-los a criar rapidamente e depois dissolvê-los sem maiores explicações. Uma das empresas compradas pela publicadora foi a Sierra Entertainment, uma das maiores criadoras para PC que se viu envolvida em uma série de aquisições, até que acabou nas mãos da Activision em 2008 - literalmente, já que a publicadora encerrou o estúdio.

Isso significa que, além das grandes franquias, a Microsoft agora tem acesso a toda uma biblioteca de títulos esquecidos pela Activision, como Singularity, Return to Castle Wolfenstein e Wolfenstein (2009), Quake: Enemy Territory, só para citar alguns. Mas o mais cobiçado é, sem dúvidas, No One Lives Forever.

Queridinha cult, a franquia de tiro foi desenvolvida pela Monolith (Fear, Sombras de Mordor) e é conhecida pelo seu estilo retrô colorido e pela jogabilidade impecável, considerados dois dos melhores jogos já feitos. Por conta de toda a dor de cabeça na troca de empresas, os títulos não são encontrados oficialmente até hoje, podendo apenas ser jogados através da pirataria. O acordo da Microsoft renovou as esperanças de um relançamento digno, para que mais gente possa conhecer No One Lives Forever.

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Hexen/Heretic

Na década de 90, Doom se tornou um sucesso imprescindível para os games, e os desenvolvedores da id Software foram rápidos em licenciar o poderoso motor gráfico para outros projetos. Um dos estúdios que se destacou foi a Raven Software, cujos games Heretic e Hexen se tornaram clássicos do FPS por recontextualizar as mecânicas de Doom em uma ambientação de fantasia medieval sombria.

Hoje em dia, nas mãos da Activision, a Raven foi relegada a auxiliar no desenvolvimento de Call of Duty, apesar da reputação de ser um dos estúdios mais brilhantes dos jogos de tiro. Agora, há esperanças de que a Microsoft reunirá os criadores com a franquia clássica - e essas expectativas não são em vão, visto que o próprio Phil Spencer, chefão do Xbox, citou nominalmente Hexen como uma das sagas que a empresa quer resgatar.