X-Men: Por que o Professor Xavier é tão odiado? Entenda os piores momentos do herói nas HQs
X-Men: Por que o Professor Xavier é tão odiado? Entenda os piores momentos do herói nas HQs
Saiba porque o líder mutante é tão odiado por vários dos fãs das HQs!
O Prof. Charles Xavier é uma das mais respeitadas figuras do universo Marvel, certo? Bem, ele é um pacifista que luta pelos direitos mutantes, esperando um dia melhor e por isso é amado por todos. Pois é, não totalmente.
Diversos leitores das revistas mutantes simplesmente odeiam o grande herói e fundador dos X-Men, e com bons motivos para isso. Porém, muitos fãs da equipe que não conhecem seu histórico nos quadrinhos podem ficar acabando bastante confusos com o ódio direcionado a este senhor fofo e pacifista.
Mas afinal, se a própria Kate Pryde deixou claro na icônica Fabulosos X-Men #168: “O Professor Xavier é um IDIOTA!”, quem somos nós para discordar? Relembre aqui alguns dos momentos em que o líder mutante deixou claro que não é tão legal e bonzinho assim.
Fingiu perder os poderes em X-Men #5
Na imagem: Quadrinho clássico dos X-Men em que Xavier explica para Ciclope e o resto da equipe original que ele fingiu ter perdido os poderes pois ali era uma escola e eles precisavam passar em seu teste.
Charles sempre gostou de fazer “brincadeiras” que ajudavam na construção de confiança entre a equipe. Logo nas primeiras edições de X-Men, após uma luta com Magneto, Xavier fingiu perder os poderes. Obviamente os cinco jovens ficaram muito preocupados com seu mentor.
Ele fez isso para que eles pudessem enfrentar seu maior desafio até o momento - que poderia ter causado a morte de diversos civis se tudo tivesse dado errado - sem seu líder. Tudo era, no fim, o ultimo teste da equipe! Ou pelo menos é o que Xavier diz a eles enquanto acende seu charuto, dando um sorrisinho de lado...
Escondeu a morte de uma equipe secreta!
Na imagem: Darwin, Vulcano, Petra e Reprise na capa de Gênese Mortal #4. O rosto de Xavier aparece ao fundo.
Sim, é exatamente isso o que você leu. Houve uma época em que os X-Men não estavam muito populares nos quadrinhos, então a Marvel decidiu relançar a equipe, trazendo heróis como o Wolverine, Noturno, Colossus e Tempestade para resgatar os X-Men Originais que estavam presos em Krakoa.
Porém, eles não foram os primeiros mutantes a tentar salvar os cinco originais. Na saga Gênese Mortal é revelado que antes disso, Xavier pegou uma “equipe” de jovens mutantes, que estavam sendo treinados por Moira MacTaggert e os mandou para ilha.
Todos morreram, menos Darwin, Ciclope e Vulcano. Contudo, todo mundo (menos Vulcano, que estava no espaço) teve a mente apagada e se esqueceu de que esta equipe de mutantes sequer existiu.
Xavier, então, foi atrás de outros mutantes em países e a segunda geração dos X-Men foi formada.
A paixão por Jean Grey
Na imagem: Jean Grey descobre que Xavier sempre foi apaixonado por ela após entrar na mente de seu tutor. "'Não se preocupe', Como se eu pudesse evitar me preocupar com a que amo. Mas não posso dizer isso para ela, não tenho o direito... A que eu amo. A que eu amo. A que eu amo", pensa o Professor X.
Muitos acham bonito o relacionamento quase paterno de Xavier com seus jovens mutantes. Porém as coisas não são bem assim, já que ele sempre teve sentimentos muito profundos por Jean Grey. Não ajuda muito o fato dele ter recrutado e treinado Jean quando ela era uma criança e, aparentemente, sempre ter tido esses sentimentos por ela.
Diversas foram as vezes em que Xavier deixa claro que se sente romanticamente atraído por Jean Grey. Em uma das primeiras edições dos X-Men, ele diz que ninguém pode saber disso e até mesmo no universo Ultimate também existe essa trama.
Contudo, as duas maiores e mais importantes vezes em que Xavier deixou seus sentimentos claros foram durante o Casamento de Jean e Scott, e na saga do Massacre, em que Jean descobre que sua “figura paterna” era completamente apaixonado por ela durante anos.
Saiba mais sobre essa história, e como ela foi abandonada nas HQs, aqui.
Manipulou o Wolverine
Na imagem: Flashback mostra Wolverine e Xavier conversando. Logan questiona o motivo de Xavier ter deixado ele se aproximar, Charles responde: "Eu precisava de uma arma". No momento atual, Wolverine diz: "Surpresa, Charlie... Você também é um bastardo. Bem-vindo ao clube".
Muitos podem pensar "O Professor Xavier é tão bonzinho! Ele acolheu o Wolverine, que era feroz, violento e perdido na vida, que sofreu vários experimentos genéticos e o reabilitou". Exceto que isso não é exatamente isso o que aconteceu e Charles Xavier tinha outros planos em mente para o carcaju.
Em Wolverine: Origins #29, descobrimos que Xavier não havia conhecido Wolverine pela primeira vez quando o recrutou para salvar os X-Men originais de Krakoa. Tempos atrás, James Howlett, como Arma X, havia sofrido lavagem cerebral e sido mandado para matar o Xavier.
Com seus poderes, Xavier também conseguiu manipular mentalmente Logan, porém ele não fez isso apenas para se salvar. Em suas próprias palavras, o Professor X “precisava de uma arma”. Então o tempo todo em que o Wolverine estava achando que os X-Men eram a sua chance dele fugir de seu passado violento, mal sabia ele o verdadeiro motivo de Xavier o ter recrutado.
Escravizou a Sala do Perigo
Na imagem: Perigo diz "Os X-Men. Eles não tem ideia de quem você realmente é, não é?". Xavier, segurando a cabeça dela, responde: "Eu gosto de pensar que Jean [Grey] sabia".
Nos Surpreendentes X-Men do Joss Whedon, é revelado que a Sala do Perigo é na verdade um ser consciente forçado a tentar matar os X-Men todos os dias, para que eles pudessem “treinar”. Após convencer um mutante que perdeu os poderes a se matar, controlar um Sentinela velho e tomar forma humanoide, a Sala do Perigo foi para Genosha matar Xavier.
Mas por qual motivo ela queria matar o Professor X? Porque Charles Xavier soube desde muito tempo atrás que a “máquina” tinha consciência, mas decidiu deixar isso quieto, pois ela estava fazendo um ótimo trabalho treinando as crianças.
Afinal, qual o mal em escravizar uma máquina consciente por décadas. Não é como se alguém fosse se machucar, não é mesmo?
Illuminati
Na imagem: Homem de Ferro aparece no meio de Namor e Professor X. Eles estão em posição de ataque.
Você já deve ter ouvido falar dos Illuminati nos quadrinhos. O Professor Xavier já fez parte do grupo, que, dependendo da sua iteração, também conta com Tony Stark, Reed Richards, Dr. Estranho, entre outros.
Eles se consideram as “maiores mentes do planeta Terra, universo e tudo o mais” e decidem agir como um bando de elitistas fazendo decisões questionáveis pelo "bem do universo" que várias vezes acabam dando muito errado.
Entre seus feitos, podemos incluir o fato de terem capturado um Skrull e analisado toda sua anatomia, o que acabou resultando em uma pequena saga chamada “Invasão Secreta”. Eles também mandaram o Hulk pro espaço, conseguiram perder as gemas do Infinito e depois também as destruíram. Sempre fazendo essas decisões de forma secreta, já que somente eles são inteligentes o bastante para decidir por toda a humanidade.
Os Protocolos Xavier
Na imagem: Professor Xavier tem uma visão dos Protocolos sendo usados contra vários mutantes.
Durante a saga do Massacre, descobrimos algo tão perturbador quanto os desejos românticos reprimidos de Xavier por Jean Grey: a existência dos “Protocolos do Xavier”.
No universo Marvel, temos diversos mutantes poderosos, como Wolverine, Jean Grey, Tempestade, Homem de Gelo e por ai vai. E o que fazer caso um desses mutantes se torne maligno? Basta ir nos protocolos Xavier e fazer uma pequena pesquisa nos planos de contingência do professor, que vão te mostrar exatamente como assassinar cada um dos seus alunos.
Sim, eles não dizem como capturar ou neutralizar os poderes mutantes, é simplesmente matar. "Como assassinar cada um de seus estudantes" não deve ser um assunto muito legal para trazer à tona em um jantar na mansão X, não é mesmo?
Massacre
Na imagem: Massacre em Way of X.
Na saga Atrações Fatais, Magneto tira o esqueleto de Adamantium de Wolverine, o que deixa Xavier muito nervoso - embora ele tenha sequer ligado quando Magneto matou centenas de pessoas pouco antes - e decide atacar Magneto psiquicamente, de uma maneira tão forte e sem precedentes, que todo o mal que existia em Magneto se juntou com as partes mais sombrias e reprimidas de Xavier, tomando a forma do mega vilão Massacre.
Massacre foi um vilão gigantesco e maligno que brigou com praticamente todos os heróis da Marvel em um evento (que não foi muito bom) nos anos 90 e se tornou um dos seres mais terríveis e poderosos desse Universo.
Entre os diversos crimes do Massacre, como vários heróis que morreram lutando contra ele, o principal certamente foi o fato dele ter ocupado praticamente um ano editorial inteiro com sua existência. E por algum motivo, alguns anos atrás alguém achou que seria interessante trazer ele de volta.
O personagem é a personificação de todas as piores parte de Magneto e Xavier combinadas, porém o Mestre do Magnetismo nunca disse que era um anjo salvador e pacifista que queria o bem dos mutantes e da humanidade...