X-Men: Os poderes que você não sabia que o Professor X tem

Capa da Publicação

X-Men: Os poderes que você não sabia que o Professor X tem

Por Chris Rantin

Charles Xavier é um dos mutantes mais famosos dos quadrinhos. O Professor X, responsável por formar a equipe dos X-Men, possui uma mente poderosa e um histórico um tanto duvidoso sobre decisões polêmicas que ele já tomou. Dotado de telepatia e dominando este dom com maestria, ele é capaz de grandes feitos. Conheça agora poderes que ele tem e você provavelmente não sabia. 

Imagem de capa do item

Telepatia

Antes de mais nada vamos começar com uma explicação: Xavier é um dos telepatas mais poderosos da Marvel, conseguindo utilizar sua mente como uma arma potente capaz de grandes feitos. Mas, nas páginas da Marvel, este dom pode ser empregado de formas diferentes, dependendo de quem o utiliza.

Portanto, ainda que a maioria dos poderes citados aqui sejam derivados da telepatia, é interessante listá-los para que as pessoas saibam que o Professor X vai muito além de apenas ser um leitor de mentes, sendo capaz de apagar memórias e controlar pessoas.

Imagem de capa do item

Ilusão e camuflagem

Começando com o “pacote básico” da telepatia, Charles é capaz de criar ilusões bem realistas com sua mente, o que pode ser usado tanto de forma ofensiva, quanto defensiva. Xavier também consegue criar uma camuflagem mental, o que garante que ele e outras pessoas acabem “invisíveis” para os olhos de outros seres.

Imagem de capa do item

Disparos psíquicos

Xavier também é capaz de transformar sua mente numa arma ao lançar disparos psíquicos. Isso seria o equivalente a um tiro ou chicotada mental que causa dor e incapacita os alvos do Professor X.

Suas rajadas psíquicas são tão poderosas que conseguem afetar o mundo real, algo que já vimos nas HQs, como quando ele nocauteou (e empurrou) uma Sentinela apenas com seu poder mental.

Imagem de capa do item

Aprendizado aprimorado

Telepatas, como um todo, são dotados de algumas vantagens no que diz respeito ao aprendizado. Isso porque eles são capazes de “baixar” as informações de que precisam de mentes alheias, garantindo a absorção de conhecimento e certas habilidades.

Assim, Charles consegue aprender idiomas e técnicas de combate com facilidade, podendo “transmitir” isso para outras pessoas através de sua telepatia.

Imagem de capa do item

Escudo psíquico

Finalizando o “pacote básico” da telepatia, Xavier é um mestre na arte de proteger sua mente (e a dos seus aliados), garantindo que eles não sofram ataques mentais, não sejam lidos por outros telepatas e fiquem imunes aos disparos psíquicos de determinados inimigos.

Imagem de capa do item

Projeção Astral

Outra habilidade interessante que surge a partir da telepatia de Xavier é a Projeção Astral, quando a “alma” ou a mente de Charles deixa seu corpo e vaga por aí para onde ele bem desejar, ainda que a distância seja relativamente limitada sem o auxílio do Cérebro.

Através da Projeção Astral, ele é capaz de se comunicar telepaticamente com outras pessoas, visualizar pensamentos e memórias alheias e batalhar contra seus inimigos, por vezes em sequências cheias de simbolismo e metáforas, usando apenas a força da sua mente.

Imagem de capa do item

Possessão telepática

Charles é o dono de uma das mentes mais poderosas da Marvel e, ainda que costume utilizar seus poderes de forma benéfica, ele é dotado de uma capacidade bem destrutiva. Afinal, utilizando a telepatia, ele consegue fazer uma espécie de possessão telepática, controlando totalmente o corpo de outra pessoa, como se fosse um fantoche.

Imagem de capa do item

Parasitismo mental

Outra habilidade tenebrosa que surge da telepatia de Xavier é o parasitismo mental. Caso seu corpo físico morra, ele consegue transferir sua mente (e seus poderes!) para a mente de outra pessoa. Na prática, seria como um parasita que invade o hospedeiro em uma tentativa desesperada de obter imortalidade psíquica.

(Na imagem, a revelação de que após a sua morte, Xavier parasitou a mente de Fantomex)

Imagem de capa do item

Telecinese

Ainda que Jean Grey, Kid Omega e Psylocke sejam os telecinéticos mais conhecidos dos X-Men, o Professor X também possui um nível baixo de telecinese.

Ao longo dos anos, os quadrinhos já mostraram ele conseguindo destruir alguns equipamentos eletrônicos ou levitar certos objetos, mas sem que ele explorasse muito esses talentos. Na Era de Krakoa, no entanto, utilizando o Cérebro para amplificar seus dons psíquicos, ele foi capaz de prender o poderoso vilão Nimrod utilizando sua telecinese.