Os mutantes mais importantes da era atual dos X-Men

Capa da Publicação

Os mutantes mais importantes da era atual dos X-Men

Por Chris Rantin

Muitos fãs e quadrinistas concordam que os X-Men sofreram um grande boicote da Marvel há alguns anos. De acordo com a especulação, por não possuir os direitos cinematográficos dos personagens, a editora estava sabotando uma das suas principais equipes, reduzindo seus títulos e dando histórias mais fracas para os mutantes — tudo isso enquanto tentavam garantir que os Inumanos se tornassem os novos queridinhos dos fãs. 

Teoria de lado, é inegável que esse período complicado para os X-Men finalmente chegou ao fim. Em 2019, o aclamado Jonathan Hickman lançou um “soft-reboot” nos mutantes, elevando os personagens para uma potência que afetou todo o universo da Marvel, além de finalmente quebrar o ciclo de opressão que eles sofriam. Desta fase, batizada pelos fãs de Era de Krakoa, surgiram inúmeros títulos e muita história boa. 

Mas dentre centenas de personagens, quais são os mutantes mais importantes desta fase atual? Vem comigo que eu te conto! 

Imagem de capa do item

Moira

A nova fase dos X-Men simplesmente não existiria sem a Moira McTaggert. O que antes era uma personagem coadjuvante, dada como morta há muitos anos na cronologia da Marvel, passou a se tornar uma das figuras essências no universo dos mutantes através do trabalho de Hickman.

Em Dinastia X e Potências de X, descobrimos que Moira também é mutante, tendo o dom de reencarnar com as memórias de sua vida passada. Através disso, vemos inúmeras “linhas do tempo” que sempre terminam com o massacre e extermínio dos mutantes. Inicialmente é dito que, cansada de ter o mesmo resultado sempre, Moira deu início ao seu plano pela supremacia de sua raça, unindo Xavier e Magneto, e, assim, reunindo heróis e vilões, para fundar seu próprio país e ter uma chance de sobreviver.

Infelizmente, em Inferno, um dos arcos mais recentes dos quadrinhos, a gente descobre que a personagem não é exatamente o que aparentava ser. Longe de ser uma das maiores heroínas escondidas de Krakoa, Moira estava tentando distrair todos os mutantes enquanto avançava com suas pesquisas para conseguir uma cura mutante, garantindo que o Gene-X deixasse de existir e que mais ninguém nascesse mutante.

Independente disso, seu papel nesta fase atual dos X-Men é inegável.

Imagem de capa do item

Professor Xavier e Magneto

Em suas muitas vidas, vimos que Moira até que tentou seguir seus planos sem o envolvimento do Professor Xavier e de Magneto -- ou escolhendo apenas um ou outro -- mas foi apenas quando ela decidiu colocar os dois trabalhando juntos é que Krakoa conseguiu florescer. Assim, nesta nova fase dos X-Men, os dois são essenciais na criação e manutenção deste império.

Manipuladores, ardilosos e cheios de segredos, os dois ícones mutantes tem feito um jogo perigoso para tentar garantir que a espécie deles prevaleça, escapando das visões apocalípticas de Moira.

Concordando ou não com as atitudes deles, que por vezes tem tons cinzentos e uma vibe um pouco mais vilanesca, eles são de extrema importância para a Era de Krakoa, uma vez que são os responsáveis por liderar o país -- fazendo escolhas difíceis para bater de frente com qualquer um que ameace a supremacia da sua nação.

Imagem de capa do item

Emma Frost, Mística e Sina

Para evitar que Krakoa fosse uma ditadura, Xavier e Magneto criaram o Conselho Silencioso, juntando grandes heróis e vilões para discutir o futuro da nação. Ainda que nas últimas edições este grupo tenha ficado quase como figurantes, Inferno, o arco de despedida de Hickman com os X-Men, trouxe muitas reviravoltas, tudo graças a Emma Frost, Mística e Sina.

Lá no começo desta Era, Moira havia proibido a presença de mutantes com dons premonitórios em Krakoa, mentindo que isso era para evitar problemas na utopia, caso alguma visão aterrorizante surgisse no horizonte da mutandade. Na verdade, ela só não queria que alguém pudesse prever o que ela estava planejando contra os mutantes -- especialmente Sina, que já a havia matado em outra vida, prometendo fazer o mesmo caso ela repetisse sua busca por uma cura mutante. O problema é que Xavier e Magneto prometeram para Mística que ressuscitariam Sina caso ela colaborasse com os planos deles. Assim, os dois ficaram enrolando e manipulando a metamorfa que, cansada dos joguinhos, decidiu fazer o faz de melhor: criar o caos para ter sua esposa de volta. Usando seus dons, Mística conseguiu enganar toda Krakoa e ressuscitou Sina. Em seguida, ela conseguiu colocar a mutante no Conselho Silencioso, abalando as estruturas de Krakoa e seguindo seus planos de vingança ao lado de sua amada.

No meio disso tivemos Emma Frost, que se tornou essencial nesta revolução. Após Xavier e Magneto decidirem revelar toda a verdade sobre a existência oculta de Moira para a Rainha Branca, eles esperavam que ela concordaria em apoiá-los contra Mística. Emma, porém, surpreendeu a todos ao ficar do lado da metamorfa e da vidente.

No fim, as três uniram forças para criar uma revolução em Krakoa, protegendo toda a mutandade ao eliminar o Gene-X de Moira -- garantindo que a realidade não “rebootaria” caso ela morresse -- e colocando fim aos segredos de Xavier e Magneto para com o Conselho Silencioso.

Imagem de capa do item

Os Cinco: Tempus, Ovos, Proteus, Hope e Elixir

O que faz a nova fase dos X-Men ser diferente de tudo que já vimos antes é que, além de heróis e vilões estarem do mesmo lado em prol da mesma nação, os mutantes conquistaram a morte. Graças ao trabalho dos Cinco ninguém mais permanece morto, sendo ressuscitado quantas vezes for necessário.

Os responsáveis pelos Protocolos de Ressureição são: Ovos, o antigo Bolas Douradas, que descobriu que as esferas que ele produzia eram, na verdade, ovos inférteis; Proteus, mutante nível Ômega capaz de alterar a realidade, permitindo que os ovos se tornem invólucros próprios para receber uma vida; Elixir que, após o DNA ser injetado nos ovos, utiliza seus poderes de criação de vida para permitir o desenvolvimento da fecundação; Tempus que acelera o tempo até que o mutante dentro do ovo atinja aa idade que tinha antes de sua morte; e, por fim, Hope, a Messias Mutante que, tendo o dom de absorver e aprimorar as habilidades, faz com que todos trabalhem com sincronia e com extrema eficiência.

Ainda que existam substitutos para o caso de algo acontecer com um dos Cinco, são eles os principais responsáveis pelo processo -- sendo inclusive idolatrados pelo que são capazes de fazer em Krakoa.

Imagem de capa do item

Senhor Sinistro

E quem é o responsável pelo DNA injetado nos ovos dos Protocolos de Ressureição? Ninguém menos que o traiçoeiro e espalhafatoso Senhor Sinistro. Conhecido por seu extenso conhecimento em genética mutante e seu trabalho com clonagem e aprimoramento de genes, o vilão foi convidado por Professor Xavier para ser parte da nação de Krakoa, tendo uma cadeira no Conselho Silencioso.

Em Krakoa, ele é o responsável por catalogar novas amostras de DNA de todos os mutantes. Sua função é tão essencial que o próprio Conselho ignora alguns dos crimes de Sinistro -- como suas experimentações e planos nefastos -- apenas por ele ser importante demais para ser confrontado.

Há também inúmeras indicações de que ele esteja planejando criar Quimeras em um futuro próximo. Lá em Potencias de X descobrimos que, em uma das vidas de Moira, a guerra entre mutantes e humanos atingiu um nível crítico, fazendo com que recorressem ao Sinistro. Diante do pedido de socorro, ele finalmente pôde criar novos mutantes, as Quimeras, reunindo até cinco poderes distintos em um único corpo. O resultado foi uma força absurda, mas também imprevisível por esconder alguns segredos do vilão em sua criação (como bombas-relógio psíquicas que acabaram devastando os mutantes).

Imagem de capa do item

Krakoa

Mas no fim, apesar de todos os grandes personagens dos X-Men, nada disso seria possível sem Krakoa. A ilha viva é, na verdade, um mutante -- sendo introduzida nos quadrinhos como uma figura antagônica, até ganhar essa repaginada com o trabalho de Hickman. É graças a ilha que os mutantes puderam alcançar o título de nação, se organizando de forma política e econômica, algo que será a chave para sua possível vitória contra a violência da humanidade.

Diferente das outras tentativas de criar um império mutante, como vimos algumas vezes em Genosha, na nova fase a ilha muda a maneira que o mundo vê os mutantes. Isso porque Krakoa provém uma série de plantas únicas que evoluem a qualidade de vida dos humanos o que, em troca, faz com que a nação seja valorizada e consiga entrar na disputa política e capitalista com o resto do mundo.

Além disso, os portais, criados através de Krakoa, também permitem que os mutantes consigam expandir seu império para o mundo todo e além dele, chegando até a Lua e Marte. Ou seja, nada desta fase seria possível se não fosse por Krakoa.

Imagem de capa do item

Cifra

Por muito tempo Cifra foi visto como um dos mutantes com poderes mais toscos dos X-Men. Parte dos Novos Mutantes, ele é um omnilinguista, ou seja, capaz de falar, traduzir e decodificar qualquer idioma -- humano ou não -- conseguindo criar e interpretar linguagens complexas. Muito interessante, né? Mas para muitos fãs não era algo útil entre mutantes com poderes quase divinos. Contudo, na fase do Hickman, Cifra alcançou um novo status, sendo extremamente importante para a construção da nação mutante.

Como vimos, Krakoa é uma ilha mutante que, originalmente, devorava outros mutantes para se manter viva. Mas com o trabalho de Cifra, foi possível compreender as necessidades da Ilha e conversar com ela, garantindo que ela se tornasse uma morada segura para todos os mutantes.

Assim, Cifra se tornou um dos mutantes mais relevantes dessa nova fase, especialmente por continuar atuando como mensageiro e intérprete de Krakoa -- que tem o poder de passar por cima de qualquer decisão do Conselho Silencioso. Além disso, tendo uma conexão sem igual com a Ilha, ele consegue descobrir tudo que está acontecendo no território, até mesmo os segredos de Xavier, Moira e Magneto.

Imagem de capa do item

Ciclope e Jean Grey

Muita gente não havia notado, mas desde que a era de Krakoa começou, os X-Men tinham deixado de existir na Marvel. Veja bem, ainda havia uma HQ com o título de X-Men, sendo assinada por Hickman e mostrando algumas tramas isoladas de possíveis ameaças futuras para a nação mutante, mas até X de Espadas não existia uma equipe heroica com esse nome.

Isso mudou após Jean Grey abrir mão da sua cadeira no Conselho Silencioso, na conclusão de X de Espadas, organizando uma missão grandiosa de Krakoa em Arakko. Logo depois, ela e seu marido, o Ciclope, decidiram que já havia chegado a hora dos X-Men voltarem aos seus tempos de glória, executando missões pelo mundo -- o que, consequentemente, ajudaria a fazer com que outros países vissem os mutantes como heróis.

Criando a nova equipe dos X-Men, os dois conseguiram fazer com que Krakoa iniciasse um sistema democrático, uma vez que os moradores puderam eleger quem faria parte do grupo. Ou seja, além de trazer uma boa publicidade e relações internacionais para Krakoa, Jean e Scot foram importantes em assegurar que a voz dos mutantes era válida e importante nesta nova nação.

Imagem de capa do item

Tempestade

Tempestade é, de longe, uma das personagens mais populares e carismáticas dos X-Men. Contudo, o papel da mutante ômega não estava sendo de muito destaque nesta nova fase. Isso mudou consideravelmente em Hellfire Gala, uma vez que Ororo se tornou a Regente do Sol, sendo a Rainha de Arakko.

Durante o grande evento, os mutantes deram uma demonstração do seu poder ao terraformar Marte, fazendo com que o Planeta Vermelho passasse a ter vida, se tornando o lar dos mutantes Arakki. Além disso, os principais impérios da galáxia -- incluindo líderes humanos -- foram informados que Marte seria a capital do Sistema Solar, substituindo a Terra nesse posto, e que todas as negociações teriam que passar por lá. Isso, na prática, contribuiu mais uma vez para solidificar o império mutante, uma vez que ele se tornariam os principais representantes para o universo.

E, no meio disso tudo, fomos informados que Tempestade é a grande representante deste império, sendo aquela que reinaria sobre o planeta e representaria o sistema solar nas negociações intergalácticas. A mudança foi muito bem-vinda para Ororo que, como sempre, deu um show de poder e força ao provar porque ela merecia esse título.

Imagem de capa do item

Wolverine

Wolverine é, sem sombra de dúvidas, um dos pilares da Marvel e por esse motivo ele recebe muito destaque na editora. Por sorte, a fase mais recente do personagem tem utilizado esse destaque para entregar histórias interessantes e divertidas. Após uma trama envolvendo vampiros e o próprio Drácula, Logan acabou em uma missão épica em X Vidas de Wolverine / X Mortes de Wolverine novo arco de histórias que promete trazer mudanças para Krakoa -- e que consequentemente transformam o herói em um dos personagens mais importantes desta nova fase.

Continuando sua rivalidade contra o Ômega Vermelho, X Vidas de Wolverine colocam o carcaju em uma viagem no tempo, seguindo em sua missão para tentar proteger o Professor Xavier -- que está sendo caçado pelo vilão. E isso resultou em momentos marcantes, ainda que estranhos, como Logan estando presente no parto do líder mutante.

Já X Mortes de Wolverine traz uma continuação eletrizante para o arco Inferno. Transformada em humana após o plano de Sina, Mística e Emma Frost, a ardilosa Moira é um grande perigo para a raça mutante. Tendo confessado que planejava dizimar a sua própria espécie, ela pode se tornar um recurso extremamente valioso para os inimigos dos X-Men e é por isso que Logan está no rastro da perigosa personagem -- enquanto uma nova versão do Wolverine surge na história.

Ainda não dá pra dizer quais serão as consequências dessa aventura dupla, mas qualquer que seja o resultado, ela já coloca Wolverine como um dos personagens mais importantes da Era de Krakoa.