What If…?: Easter-eggs e referências no nono episódio da série

Capa da Publicação

What If…?: Easter-eggs e referências no nono episódio da série

Por Gus Fiaux

Após oito episódios que dividiram a opinião do público, What If…? chega ao final de sua primeira temporada, finalmente reunindo os Guardiões do Multiverso para uma vasta batalha contra o robô assassino Ultron. A série se propõe a fechar um arco de histórias e mostrar o que aconteceria se o Vigia quebrasse seu juramento de não interferir.

Recheado de easter-eggs e referências, tanto a outros filmes da Marvel quanto à cultura pop de forma geral, o nono episódio da série traz várias surpresas escondidas, tanto para os fãs de longa data quanto para os novatos no MCU. E aqui, você confere todos os easter-eggs e as referências do último episódio da primeira temporada de What If…?!

Imagem de capa do item

Capitã Carter: O Soldado Invernal

O episódio começa mostrando vários dos heróis apresentados ao longo da primeira temporada, vivendo em contextos diferentes. É aqui que achamos a Capitã Carter, que precisa invadir um navio para coletar informações a respeito de um item sequestrado por piratas.

A cena recria exatamente o que vimos em Capitão América: O Soldado Invernal, incluindo a batalha contra Batroc. Porém, tudo é interrompido rapidamente com a chegada do Vigia, que leva Carter para outro universo, para ajudar na luta contra Ultron.

Imagem de capa do item

T'Challa destrói Ego

Ainda nessa fase da apresentação, temos um breve vislumbre do que aconteceria caso T'Challa fosse o Senhor das Estrelas durante os eventos de Guardiões da Galáxia Vol. 2 - tudo isso enquanto o megalomaníaco Planeta Vivo começa sua dominação universal.

Aqui, podemos ver Ego na Terra tentando pegar Peter Quill e roubar sua essência para ganhar mais poder - contudo, ele é rapidamente impedido por T'Challa, que o mata e consegue salvar Quill do fim certo. Em seguida, T'Challa também é "sequestrado" pelo Vigia.

Imagem de capa do item

Viagem a Nidavellir

Entre outras apresentações, temos também uma cena especial que parece replicar os eventos de Vingadores: Guerra Infinita, onde vemos Tony Stark e Gamora em Nidavellir, o planeta dos anões, enquanto encomendam algum item especial de Eitri.

Na cena, podemos ver Gamora usando a armadura de Thanos. É bem provável que seu episódio "solo" tenha sido cortado da temporada, já que ela é a única que não teve uma apresentação prévia. Ainda assim, podemos vê-la com um Triturador das Joias do Infinito, pronta para a ação.

Imagem de capa do item

Guardiões do Multiverso

Depois que todos os heróis são devidamente "resgatados" pelo Vigia de seus universos originais, eles são reunidos em um lugar fora do Multiverso. Aqui, temos finalmente a criação de outra equipe no Universo Cinematográfico da Marvel.

Batizados de Guardiões do Multiverso pelo Vigia, a função deles é impedir Ultron de destruir mais mundos em sua conquista insana. A equipe já havia sido anunciada em vários teasers da série animada, mas essa é a primeira vez que a vemos reunida em What If...?.

Imagem de capa do item

In Memorian

O lugar escolhido pelo Doutor Estranho Maligno para sediar o encontro dos Guardiões do Multiverso tem a aparência de um pub - que é o mesmo onde Peggy Carter e Steve Rogers já se encontraram antes, tanto em O Primeiro Vingador quanto no primeiro episódio da série animada.

Pouco depois, a Capitã Carter descobre que existem outros universos onde Steve se tornou o Capitão América ao tomar o soro do supersoldado - o que é uma piscadela bem interessante para o universo principal que nós já conhecemos muito bem.

Imagem de capa do item

As Joias mais poderosas do Multiverso

Em uma breve cena, o Doutor Estranho Maligno também apresenta para os heróis o conceito das Joias do Infinito, explicando como elas são extremamente poderosas e como os heróis precisam deter Ultron, que se apoderou delas.

A cena é bem rápida, mas até lembra um pouco o que vimos em Vingadores: Guerra Infinita. Naquele caso, no entanto, quem havia apresentado as Joias era Wong. Contudo, até mesmo o "ângulo" da cena é bem parecido com a original de Guerra Infinita.

Imagem de capa do item

Primos & Rivais

Ao longo do episódio, temos pequenas interações entre T'Challa e N'Jadaka. Os dois vieram de universos bem distintos, mas em certo momento, dá para notar que eles chegaram a conversar sobre seu parentesco, já que T'Challa se refere a ele como "primo".

Vale lembrar que, em sua realidade, T'Challa nunca conheceu N'Jadaka. Por outro lado, Killmonger foi o responsável por matar o Pantera Negra no universo de onde veio, assumindo para si o lugar do herói e tornando-se um grande "protetor" de Wakanda.

Imagem de capa do item

O Manto e seu Mago

No episódio centrado no Doutor Estranho Maligno, descobrimos que ele nunca pegou aquele Manto da Levitação que já conhecemos da terra principal do Universo Cinematográfico da Marvel. Em vez disso, ele obteve outro manto, mais parecido com o que usa nas HQs.

Porém, os dois parecem ter um comportamento jocoso similar. Quando Ultron chega ameaçando os heróis, podemos ver a capa apontando para longe, para alertar o mago da chegada do vilão - de modo muito similar ao que o Manto da Levitação vive fazendo nos cinemas.

Imagem de capa do item

Viva Las Vegas!

Enquanto ataca Ultron, o Thor Festeiro acaba bradando "Viva Las Vegas", uma frase muito conhecida para se referir à cidade dos cassinos. Embora não seja uma grande referência aos quadrinhos, a frase esteve presente em vários momentos importantes da cultura pop.

Em 1964, Elvis Presley estrelou no filme Amor à Toda Velocidade, cujo título original é Viva Las Vegas. O nome ficou tão reconhecido que logo passou a ser usado pela própria cidade para se referir a si própria. Os Flintstones também já zoaram esse título, já que o segundo live-action da animação se chama Viva Rock Vegas.

Imagem de capa do item

Os Zumbis estão de volta...

Embora o episódio conte com a participação de vários personagens que já foram inseridos anteriormente ao longo dos capítulos anteriores, alguns foram deixados de fora dos Guardiões do Multiverso. Porém, os zumbis apresentados no quinto episódio possuem uma participação bem especial.

Stephen Strange abre um portal para a terra dos Zumbis e de lá saem centenas de corpos apodrecidos, junto com a Feiticeira Escarlate zumbi. Ela ataca Ultron, mas hesita ao perceber que o Visão está por baixo da armadura - e só isso basta para o vilão dizimá-la.

Imagem de capa do item

Ultron gigante

Em uma breve sequência durante a batalha final, podemos ver o Ultron aumentando de tamanho graças ao poder das Joias do Infinito, e isso nos remete a um momento bem interessante que quase vimos em Vingadores: Era de Ultron.

Nos planos originais do filme, teríamos uma cena onde veríamos um Ultron gigante, composto por vários Ultrons menores. Os heróis se juntariam para derrotá-lo, mas a cena foi excluída do filme. Felizmente, fica aqui uma referência sutil a essa cena, seja ela intencional ou não.

Imagem de capa do item

Pose épica

Um dos momentos mais emocionantes do episódio acontece quando Ultron se ergue novamente e os heróis adotam uma pose de batalha, enquanto a "câmera" gira ao redor deles para mostrar melhor a equipe. E você certamente já viu essa cena antes...

Trata-se de uma cena bem específica de Os Vingadores, quando todos os heróis se juntam e começam a agir como uma equipe. Aqui, a cena simboliza o mesmo, já que mostra os Guardiões do Multiverso agindo em uníssono para deter o vilão interdimensional.

Imagem de capa do item

Flechada decisiva

Os heróis só são salvos do poder descomunal de Ultron em um último segundo, quando a Viúva Negra coleta a flecha-USB criada pelo Gavião Arqueiro e que continha o vírus de Armin Zola. Em um momento bem dramático, ela consegue disparar a flecha no olho do Visão.

Embora a cena seja muito bonita esteticamente, é também uma homenagem ao legado de Clint Barton e sua relação com Natasha Romanoff, já que a Viúva usa o arco do herói para fazer o disparo certeiro. No fim, é ótimo ver como um sempre cuidou muito do outro.

Imagem de capa do item

Um corpo para Zola, por favor

Nos quadrinhos, após perder seu corpo físico, o cientista nazista Armin Zola chegou a fazer seu próprio corpo sintético, um robô que carrega seu "rosto" no abdômen, e que ele usa para entrar em ação e lutar contra o Capitão América e outros heróis.

Nos cinemas, isso nunca aconteceu - só vimos Zola restrito a computadores. Mas no nono episódio, podemos ver ele tomando conta de Ultron/Visão e assumindo o corpo do vilão, de forma muito similar ao seu visual nas HQs - com direito ao rosto acoplado ao abdômen do Sintozóide.

Imagem de capa do item

"Um mundo que perdeu sua Viúva"

Ao fim do episódio, todos são devolvidos aos seus universos originais, mas a Viúva Negra começa a brigar com o Vigia por não querer voltar a um mundo devastado e destruído. Ele então a leva para um universo que "perdeu sua Viúva Negra".

Essa frase poderia arrancar um sorriso no rosto de todo mundo caso ela fosse enviada à terra principal do Universo Cinematográfico da Marvel, onde sua contraparte se sacrificou para recuperar a Jóia da Alma. Infelizmente, ela é mandada para um universo avulso, enquanto tenta impedir a invasão de Loki.

Imagem de capa do item

Fique até o fim dos créditos!

Diferente dos oito episódios anteriores, o último capítulo da primeira temporada de What If...? conta com uma breve cena pós-créditos, que acontece depois que as artes conceituais são exibidas. Aqui, vemos a Capitã Carter de volta à sua realidade.

Ela é salva pela Viúva Negra desse universo e descobre o que tanto precisava resgatar de Batroc e seus piratas: o Esmagador Hidra usado por Steve Rogers no primeiro episódio da animação. E de acordo com a Viúva, "há alguém lá dentro", sugerindo que Steve está vivo em animação suspensa.