What If…?: Easter-eggs e referências no oitavo episódio da série

Capa da Publicação

What If…?: Easter-eggs e referências no oitavo episódio da série

Por Gus Fiaux

What If…? está entrando em sua reta final. Nesta quarta-feira (29) foi ao ar o penúltimo episódio da primeira temporada, que não apenas serve para apresentar mais uma das realidades observadas pelo Vigia, mas também para conectá-la a todas as outras que já foram apresentadas nos capítulos anteriores.

Aqui, vemos “O que aconteceria se Ultron tivesse ganhado”, passando por um universo decadente onde o robô assassino passou a usar o corpo do Visão para conquistar toda a humanidade – e mais. E aqui, você confere os easter-eggs e referências do oitavo episódio de What If…?!

Imagem de capa do item

Vingadores: Era de Ultron

Como todos os episódios anteriores, esse novo capítulo de What If...? tenta subverter algum filme específico da Marvel - e nesse caso, trata-se de Vingadores: Era de Ultron. Aqui, vemos exatamente o que aconteceria se Ultron tivesse ganhado a batalha contra os Vingadores.

No filme, os heróis conseguem impedi-lo de usar o corpo do Visão como sua "forma final", mas no episódio da animação, ele não é parado e acaba transferindo sua consciência para o Sintozoide. Por conta dos poderes do Visão, ele se torna indestrutível e imparável.

Imagem de capa do item

Gavião & Viúva

No capítulo, descobrimos que boa parte dos Heróis Mais Poderosos da Terra morreram no confronto com o Ultron, e os únicos que restaram foram a Viúva Negra e o Gavião Arqueiro. Ver esses dois juntos é um grande presente para os fãs, sempre.

Isso fica ainda melhor quando lembramos que Natasha Romanov deu sua vida para salvar o amigo e, por conta disso, os dois não irão mais aparecer no Universo Cinematográfico da Marvel - ao menos, não na realidade principal. E aqui, a dinâmica entre os dois é espetacular.

Imagem de capa do item

Thunderbolt Ross

Em determinado momento do episódio, vemos Ultron executando seu plano para destruir toda a humanidade, usando ogivas nucleares e mísseis para cumprir seus objetivos. Nesse momento, temos um vislumbre de todos os Vingadores mortos.

Porém, também temos uma breve cena que se passa em algum quartel-general do governo ou do Exército norte-americano, e podemos ver o General Thaddeus "Thunderbolt" Ross, que inclusive já participou de alguns episódios de What If...? (incluindo o anterior a esse).

Imagem de capa do item

A família Barton

Quando Clint Barton vê toda a destruição causada por Ultron, a única coisa que ele consegue dizer é: "Laura...". Nesse momento, ele sabe que sua esposa e sua família foram condenados a morrer devido às ações do robô assassino.

Não é à toa que, no episódio, ele está com um visual bem parecido com o que ele tinha em Vingadores: Ultimato - apesar de não estar vestido como Ronin. No filme, ele também se torna um vigilante mais violento e sanguinário após a "morte" de sua família (que depois foi revertida).

Imagem de capa do item

Titã Louco vs. Robô Assassino

Uma das cenas mais interessantes do episódio se dá quando Thanos surge para coletar a última Joia do Infinito. Ele encontra o Visão/Ultron que, sem nenhuma resistência, consegue parti-lo ao meio usando sua Joia da Mente.

É dessa forma que o vilão coleta as Joias do Infinito e fica ainda mais forte e poderoso, partindo para destruir vários planetas e acabar com toda a vida no universo. Isso acaba se tornando o principal mote do episódio e também nos lembra de uma saga bem famosa...

Imagem de capa do item

Aniquilação: Conquista

Tanto o visual de Visão/Ultron quanto seus planos parecem ter sido inspirados por uma saga bem peculiar da Marvel Comics, chamada Aniquilação: Conquista, publicada entre 2007 e 2008 e que serve como uma "sequência direta" para os eventos de Aniquilação.

Na trama do quadrinho, é Ultron que sai pelo universo, fazendo sua conquista enquanto enfrenta vários heróis cósmicos - como os Guardiões da Galáxia. Na saga, apesar dele não possuir as Joias do Infinito ou o corpo do Visão, ele também tem um visual mais robusto e uma capa vermelha.

Imagem de capa do item

Mapa da destruição

Logo após conquistar todo o poder das Joias do Infinito, o robô tem a chance de exterminar mundos e planetas à sua disposição. Aqui, podemos observá-lo destruindo lugares já conhecidos, como Asgard, Xandar, Sakaar e até mesmo Ego, o Planeta Vivo.

É nessa cena que temos outra participação especial muito bem-vinda: a Capitã Marvel aparece em Xandar para tentar derrotá-lo, chegando a levá-lo para o núcleo do planeta. Infelizmente, ele se mostra mais poderoso e consegue matar ela, explodindo o planeta.

Imagem de capa do item

O Exterminador do Futuro

Quando a Viúva Negra e o Gavião Arqueiro vão procurar por uma forma de deter Visão/Ultron, eles acabam parando em uma sala cheia de arquivos na Rússia - e é aí que temos uma verdadeira trilogia de referências a grandes clássicos do cinema.

Primeiro, os dois falam sobre como a "Skynet dominou o mundo", em uma nítida referência à saga do Exterminador do Futuro, a franquia popular protagonizada por Arnold Schwarzenegger na qual, em um futuro desolado, a humanidade está quase sendo exterminada pelas máquinas.

Imagem de capa do item

Indiana Jones

Depois, quando eles entram na sala dos arquivos e veem diversos corredores cheios de material de pesquisa, Clint Barton chega a comentar o seguinte: "Você já viu Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida?", ao passo que a Viúva diz que é um de seus filmes favoritos.

Esse foi o longa que deu origem à franquia do Indiana Jones - e que agora é uma propriedade da Disney, com um quinto filme a caminho. Além disso, a referência diz respeito a uma cena onde também vemos um vasto corredor cheio de caixotes com arquivos e relíquias.

Imagem de capa do item

Star Wars

Fechando a trilogia dos easter-eggs de filmes, há um momento onde o Gavião também fala sobre os "planos da Estrela da Morte não terem sido encontrados na sala de arquivos". Outra conexão com mais uma franquia da Disney, dessa vez Star Wars.

A Estrela da Morte apareceu pela primeira vez no Episódio IV, Uma Nova Esperança, e trata-se de uma arma de destruição em massa criada pelo Império, capaz de dizimar planetas inteiros - o que certamente é o caso do Ultron nesse episódio.

Imagem de capa do item

O escudo do Guardião Vermelho

Enquanto fuçam na sala de arquivos, a Viúva Negra acaba encontrando uma relíquia bem importante da Rússia: um escudo muito similar ao do Capitão América, só que inteiramente vermelho e branco. Quem assistiu ao filme solo da heroína sabe o que é isso.

Trata-se do escudo de Alexi Shostakov, o Guardião Vermelho - que era quase como um "análogo" do Capitão América para a União Soviética. Após ver o objeto, Natasha decide usá-lo, honrando seu "pai de criação", como nós vimos no longa da heroína.

Imagem de capa do item

Armin Zola

Logo descobrimos qual é a única forma de deter o Visão/Ultron (ao menos, de acordo com o Vigia): trata-se de Armin Zola, o cientista aliado da HIDRA que transferiu sua consciência para vários computadores, ficando vivo mesmo após a morte de seu corpo.

Ele retorna aqui em outra base - falaremos dela a seguir -, mas é curioso notar que o episódio faz referência a Capitão América: O Soldado Invernal, ao mostrar que a sala onde a Viúva e o Capitão encontraram ele antes havia sido destruída - como aconteceu no filme.

Imagem de capa do item

Base da HIDRA na Sibéria

O novo "corpo" de Zola foi encontrado em uma base da HIDRA na Sibéria, onde conduziam experimentos para criar novos supersoldados. E se você reconhece esse lugar, é porque ele já foi mostrado em Capitão América: Guerra Civil.

A base em questão é onde acontece todo o terceiro ato do filme, e onde o Homem de Ferro confronta não apenas o Capitão América como também o Soldado Invernal. Aqui, podemos ver vários ambientes que estavam no filme - embora não soubéssemos que havia um backup de Zola ali.

Imagem de capa do item

O sacrifício de Clint Barton

Depois que eles conseguem invadir a base na Sibéria e fazer um novo backup de Zola, todos são atacados por Ultron - e cabe ao Gavião Arqueiro usar uma flecha-USB para transformar um dos robôs em um corpo funcional para o cientista da HIDRA.

Eventualmente, eles precisam fugir (pelo mesmo lugar onde passam o Capitão América e o Soldado Invernal em Guerra Civil), mas Clint sabe que os robôs vão capturá-los. No fim, ele se sacrifica para salvar Natasha, em uma subversão da morte da heroína em Vingadores: Ultimato.

Imagem de capa do item

Viagem pelo Multiverso

Após tudo isso, vemos Visão/Ultron quebrando pau com o Vigia, ao mesmo tempo em que os dois viajam por diferentes realidades e universos. Aqui, temos várias participações especiais curiosas, e podemos ver habitantes de Wakanda e Skrulls, entre outros.

Uma cena curiosa dessa sequência mostra o Ultron em frente a um telão onde o Capitão América faz um discurso de posse como presidente dos EUA. Recentemente, a produtora A.C. Bradley admitiu que a ideia de um episódio focado nisso foi recusada pela Marvel, mas eles conseguiram colocar uma breve referência mesmo assim.

Imagem de capa do item

O retorno do Doutor Estranho maligno

Ao fim do episódio, o Vigia é forçado a fugir para poder se esconder do Visão/Ultron, que parece ter tomado conta da "base" onde o alienígena observava todo o Multiverso. Ele acaba indo parar em um lugar pequeno e sem vida, onde recebe uma visita curiosa.

Trata-se do Doutor Estranho "do mal" que já havia aparecido no quarto episódio de What If...?. A cena inclusive espelha muito o final desse episódio, já que o Vigia pede ajuda de Estranho e ele aceita (no quarto, é Estranho que pede ajuda e o Vigia recusa, confinando-o naquele universo).

Imagem de capa do item

Vigia quebra seu juramento

Ao fim do episódio, após se encontrar com o Doutor Estranho maligno, o Vigia afirma que vai quebrar sua promessa e que finalmente vai intervir na vida daqueles que observa, pois essa será a única forma de deter o Visão/Ultron e seu frenesi assassino.

Ele toma essa decisão porque sabe que o vilão é capaz de destruir todo o Multiverso, se tiver a oportunidade. Nos quadrinhos, todos os membros da raça de Uatu fizeram um juramento para não intervir, apenas observar - e isso pode trazer problemas para o Vigia.