What If…?: Easter eggs e referências no quarto episódio da série da Marvel
What If…?: Easter eggs e referências no quarto episódio da série da Marvel
Veja tudo sobre a jornada sombria de luto do Doutor Estranho!
Atenção: Alerta de Spoilers!
What If…?, série animada da Marvel Studios, entregou o seu quarto e mais sombrio episódio, que acompanha um Doutor Estranho (Benedict Cumberbatch) tomado pelo luto. O capítulo questiona até onde Stephen Strange consegue desenvolver suas habilidades, mesmo que no caminho errado.
Pegou esses detalhes? Confira todos os easter eggs e referências do quarto episódio de What If…? abaixo!
Hemisferectomia radical
O episódio abre com Stephen Strange e sua amada, Christine Palmer (Rachel McAdams), rumo à uma festa para celebrar uma conquista médica. Como Christine explica, Stephen conseguiu realizar “uma hemisferectomia radical”. Na vida real, o processo envolve a remoção de um dos dois hemisférios do cérebro. A escolha serve para indicar um dos eventos futuros do episódio, quando a Anciã (Tilda Swinton) separa as duas personalidades de Strange em seres diferentes.
Encontro com Cagliostro
Dois anos após a morte de Christine, Strange continua tomado pelo luto. Na tentativa de tentar voltar e mudar o passado, ele vai em busca do conhecimento da biblioteca de Cagliostro. O local já havia sido referenciado em Doutor Estranho (2016), e é de lá que saíram muitos dos livros da Anciã. Nas HQs da Marvel, Cagliostro é um homem que se torna um Mago Supremo e passa a estudar magia, em especial o poder do Olho de Agamoto.
Curiosamente, o personagem dá as caras no episódio: O’Bengh, o guia de Strange pela biblioteca, é o um dos supostos nomes de Cagliostro nos quadrinhos, o que implicaria que o próprio estaria servindo como guardião de seu trabalho. Além da voz, o personagem também usa o visual do ator Ike Amandi, conhecido por viver o Spartan Jameson Locke em Halo 5: Guardians (2015), o que significa que O’Bengh pode dar as caras em carne-e-osso em um filme futuro da Marvel.
Retorno inesperado
What If…? sempre tenta trazer de volta os astros do Universo Cinematográfico da Marvel para reprisarem seu papel, mas o quarto episódio contou com um retorno que só os fãs mais afiados vão notar. Em certo ponto, o Doutor Estranho passa a tentar várias formas de evitar a morte de Christine, sempre sem sucesso. Em uma delas, Stephen simplesmente deixa de buscá-la e vai para o bar afogar suas mágoas, mas então vê na TV a notícia de um incêndio no prédio de sua amada. Quem dá a notícia é ninguém menos que a jornalista Christine Everhart. A repórter apareceu nos dois primeiros filmes do Homem de Ferro, e até teve um breve rolo com Tony Stark, mas depois desapareceu das telonas. Agora, 12 anos depois de sua última aparição, ela pode ser vista rapidamente em What If…? - inclusive com voz por Leslie Bibb, atriz que a interpretou nos filmes.
A insistência de Shuma-Gorath
No primeiro episódio de What If…?, o Caveira Vermelha tenta invocar uma criatura de outra dimensão, que é chamada apenas de “O Campeão da Hidra”. Muitos dos comentários aqui na Legião dos Heróis pontuaram que se trata de Shuma-Gorath, o mostrengo que deve dar as caras (ou o olho?) no próximo filme do Doutor Estranho. A teoria ganha força agora que os tentáculos da criatura novamente são vistos saindo de um portal, dessa vez prestes a serem absorvidos por um Stephen Strange sedento por poder.
O fim?
O final do quarto episódio é bastante frio, sem muita esperança, mas também é muito importante para o que vem pela frente. A conclusão estabelece que, apesar do universo ter sido destruído, a versão suprema (e maldosa) de Stephen Strange ainda existe, perdida no limbo do Multiverso. Além disso, também começa a desenvolver a figura de Uatu, o Vigia. O narrador da série tem um juramento de apenas observar as realidades paralelas, mas nunca se envolver. Durante o capítulo, porém, ele passa a questionar a possibilidade de intervir, e no fim até chega a discutir com o próprio Doutor Estranho.
Ambos os personagens serão retomados futuramente, visto que o último episódio promete reunir as variações dos heróis em uma única equipe, chamada de Guardiões do Multiverso. Essa reunião a lá Vingadores já foi indicada em materiais promocionais, e o papel ativo de Uatu já aconteceu nas HQs de What If…?, quando O Vigia foi o único capaz de parar uma variante poderosa de Kang, o Conquistador.