What If: Quais atores foram substituídos e quais retornam na animação?

Capa da Publicação

What If: Quais atores foram substituídos e quais retornam na animação?

Por Gabriel Mattos

A animação What If…? está reimaginando os eventos mais importantes do MCU no Disney+, tecendo a cada episódio um novo fio do grande véu do multiverso iniciado em Loki. Mas enquanto muitos atores ficaram felizes em retornar para dublar a versão animada de seus personagens, alguns precisaram se ausentar deste projeto.

No final, mais de 50 dos filmes originais reprisaram seus papéis originais, mas personagens populares como o Capitão América foram vividos por atores completamente inéditos. Para você não precisar adivinhar quem voltou e quem partiu, preparamos uma lista com os principais atores que foram substituídos na animação e alguns retornos surpreendentes ao elenco.

Imagem de capa do item

Substituído: Chris Evans como Steve Rogers

Logo no primeiro episódio, O que aconteceria se… A Capitã Carter fosse a primeira Vingadora? temos uma mudança pouco perceptível, mas muito importante. Chris Evans não está mais interpretando Steve Rogers. Sua despedida ao papel foi em Vingadores: Ultimato e parece que ele não teve interesse em renovar para aparecer como coadjuvante.

Neste episódio, é Peggy Carter (Hayley Atwell) quem se torna a Capitã América, deixando para Rogers o papel de seu ajudante, uma versão alternativa do Homem de Ferro. Quem viveu o personagem dessa vez foi o ilustre dublador Josh Keaton, um velho colaborador da Disney em animações como Hércules e que também deu a voz a um vilão nos games, o Electro de Marvel’s Spider-Man (PS4).

Imagem de capa do item

Substituído: Dave Bautista como Drax

No episódio de número 2, O que aconteceria se… T’Challa se tornasse o Senhor das Estrelas?, Drax é uma das ausências mais notáveis. Ele é um dos membros mais invisíveis dos Guardiões da Galáxia, o que pode explicar porque os produtores esqueceram de convidar o ator Dave Bautista para retornar, segundo o mesmo.

Mas não é bem isso que os produtores dizem ter acontecido. Eles alegam que o convite foi feito e ignorado pelo ator. Não dá para saber quem está certo nesta história, mas no final o papel ficou para Fred Tatasciore, que também dubla o vilão Corvus Glaive na animação. Tatasciore é conhecido por dublar desenhos de super-heróis, como Jovens Titãs em Ação! e Justiça Jovem.

Imagem de capa do item

Substituído: Chris Pratt como Peter Quill

Chris Pratt é outro ator que não retornou a seu papel, mas no caso de Peter Quill isso é bastante justificado. Por não se tornar o Senhor das Estrelas, Peter nunca deixa a Terra para se tornar herói e sua participação fica bastante reduzida ao final de uma cena. É como se ele tivesse crescido para se tornar outra pessoa, completamente.

Esta pessoa, no caso, é o dublador Brian T. Delaney. Veterano da dublagem de videogames, ele participou de produções como Horizon Zero Dawn, Halo 5: Guardians e foi a voz do Detona Ralph em Disney Infinity 3.0. Nas animações, ele não tem uma presença tão disseminada, mas costuma dar as caras nos filmes animados da DC Comics.

Imagem de capa do item

Retorna: Chadwick Boseman como T’Challa

Falando agora de vozes que nos surpreenderam por estarem de volta, temos uma aparição final de Chadwick Boseman, após sua morte prematura em meados de 2020, como o eterno rei T’Challa.

Sua atuação como T’Challa é impressionante, especialmente pelo jeito como ele conduz o personagem para caminhos inusitados. Neste episódio, T’Challa se torna um caçador de recompensas intergalático e descontraído, bem diferente do regente de Wakanda sisudo que conhecemos. Ainda assim, Boseman deu um show, deixando uma despedida memorável à um grande rei.

Imagem de capa do item

Retorna: Josh Brolin como Thanos

Outra grande surpresa foi encontrar o Titã Louco não tão louco assim. Nesta versão, Thanos bateu um papo amigável com T’Challa e percebeu que seu plano não era tão inteligente assim. Por que dizimar metade da população quando podemos aumentar os recursos do universo? Foi o argumento necessário para trazer Thanos para o lado dos mocinhos.

E Josh Brolin também retornou para dar vida a esse Thanos gente boa, que não quer saber de briga e que tenta ser um bom pai. Não parece em nada com o brutamontes que conhecemos e ainda assim parece encaixar muito bem neste canto do multiverso. Karen Gillian também merece elogios por interpretar sua amada filha, a loiríssima Nebulosa.

Imagem de capa do item

Retorna: Benicio del Toro como Colecionador

Apesar de ter sido previamente anunciado como um dos atores que não estaria presente no projeto, Benicio del Toro acabou retornando sim ao papel de Colecionador, com grande estilo. O personagem surgiu no MCU em Guardiões da Galáxia como a pessoa que explicava a função das Joias do Infinito, mas desde então perdeu relevância.

Em What if…?, ele aparece muito mais bombado e botando o terror como o principal inimigo do Senhor das Estrelas de T’Challa. Benicio del Toro tem a chance de fazer juz a um dos personagens mais intrigantes do universo cósmico da Marvel quando os heróis tentam invadir sua coleção e descobrem do jeito difícil que ninguém mexe com o Colecionador. Seth Rogen também retornou a Howard, o Pato, apesar dos rumores.

Imagem de capa do item

Substituído: Robert Downey Jr. como Tony Stark

Uma das saídas inevitáveis era a de Robert Downey Jr. do papel lendário de Tony Stark. Apesar de ser muito querido por uma enorme parcela dos fãs, ele acabou se tornando um dos atores mais caros para a Marvel e sua despedida em Vingadores: Ultimato não deve ser revertida tão cedo. Pelo menos não na TV…

O terceiro episódio, "O que aconteceria se... O mundo perdesse seus heróis mais poderosos?", conta com uma pequena participação do Homem de Ferro na voz de Mick Wingert, dublador de Kung Fu Panda, Ratchet & Clank e Attack on Titan. Mas essa não será a última aparição do personagem, que irá retornar zumbificado em um episódio futuro.

Imagem de capa do item

Substituída: Brie Larson como Carol Danvers

A nossa querida Capitã Marvel precisará de outra voz em What If…?, pois Brie Larson infelizmente não retornará ao papel. A intérprete de Carol Danvers no primeiro filme da personagem chegou a dar as caras em Vingadores: Ultimato, mas parece estar muito ocupada para uma ponta na animação.

Denvers, por outro lado, foi confirmada e aparece brevemente na conclusão do terceiro episódio, dublada por Alexandra Daniels. Mas calma que é só desta vez! Fãs da Brie podem ficar sossegados, pois ela já foi confirmada para retornar como a super-heroína no filme The Marvels, que também vai contar com a Monica Rambeau, de Wandavision, e a Ms. Marvel, que fará sua estreia nos cinemas.

Imagem de capa do item

Substituído: Tom Holland como Peter Parker

Este faz ainda mais sentido, mas Tom Holland não aparecerá como Peter Parker na nova produção da Marvel. Sabemos que uma versão mágica do Homem-Aranha, como o Feiticeiro Supremo, deve aparecer em breve com toda a glória da animação 3D. Só não seria inteligente do estúdio contratar o ator da Sony para interpretá-lo quando não é necessário.

Desta vez, outro ator que ainda será anunciado assume o manto do amigão da vizinhança, que deve aparecer em múltiplos episódios. A versão animada pode ter alguma relação com o futuro filme Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa, que também terá uma participação do Doutor Estranho. Coincidência? Esta palavra não existe para Kevin Feige.

Imagem de capa do item

Substituída: Scarlett Johansson como Natasha Romanoff

Depois de processar a Disney por quebra de contrato em relação ao filme da Viúva Negra, alguém ainda espera ver Scarlett Johansson novamente como Natasha Romanoff? A atriz estava prevista para ser substituída do projeto bem antes de toda a confusão acontecer e agora sabemos bem o motivo.

Em seu lugar, entrou a atriz Lake Bell, famosa por dublar a Hera Venenosa na série animada da Harley Quinn. Romanoff é uma peça central de diversas histórias dos Vingadores e deve aparecer em ao menos mais um episódio, usando o escudo do Guardião Vermelho. Os demais atores que ficaram de fora da lista devem retornar, caso não aconteça uma mudança de planos repentina.