Wandavision: 5 teorias descartadas e 5 teorias que ainda podem se realizar

Capa da Publicação

Wandavision: 5 teorias descartadas e 5 teorias que ainda podem se realizar

Por Gabriel Mattos

Atenção: Alerta de Spoilers!

WandaVision foi uma verdadeira ruptura na fórmula Marvel. Diferente dos filmes que estamos acostumados, a narrativa da série apostou em uma abordagem intencionalmente abstrata. Logo, os fãs se sentiram desafiados a descobrir o que estava acontecendo e começou a surgir uma infinidade de teorias na Internet.

A febre das teorias foi tanta que até os personagens da série formularam suas próprias hipóteses — que foram refutadas ou confirmadas com o desenrolar da temporada. Faltando apenas um episódio para o fim, ainda há muito a se descobrir e algumas teorias que ainda podem rolar. Aproveitando essa reta final de especulação, confira 5 teorias descartadas e 5 teorias que ainda podem se realizar.

Imagem de capa do item

Não rolou: Mundo dos Mortos

Bem no início da série, quando as pistas sobre a natureza do mundo da TV eram muito escassas, surgiu uma teoria que acreditava que aquela realidade distorcida não passava de alguma espécie de pós-vida: um Mundo dos Mortos.

Isso porque em uma de suas histórias conjuntas, Wanda, Visão e os seus filhos acabam sendo atraídos pelo vilão Samhain na tentativa de realizar um ritual para se libertar. Mas sabemos que isso não pode ser verdade, pois em “Interrompemos este Programa” foi confirmado que o mundo televisivo é um lugar real com pessoas vivas — os cidadãos da pacata Westview. Infelizmente, não foi dessa vez que a Hela retornou ao MCU.

Imagem de capa do item

Pode rolar: Entidade Superior

Nos primórdios da série, já existia um cochicho entre os fãs de alguma entidade mística controlando os passos de Wanda. O tempo foi passando, a realidade da televisão foi ficando mais complexa, a Agnes revelou sua verdadeira identidade… Mas nada disso refutou uma possível interferência superior.

O que mudou de fato são os possíveis candidatos a vilão supremo da vez. Antes só se falava no Mephisto e como o diabo estava nos detalhes, mas hoje em dia existem dois candidatos muito mais prováveis: Pesadelo e Chthon.

Pode ser o Pesadelo porque, além desta palavra surgir casualmente em diálogos dos últimos episódios, esse demônio está cotado como grande vilão de Doutor Estranho: No Multiverso da Loucura. Já Chthon é a principal fonte da Magia do Caos, que sabemos que flui por Wanda. Quem será o grande vilão afinal?

Imagem de capa do item

Não rolou: Interferência nos Comerciais

Houve bastante especulação envolvendo os comerciais fictícios que surgiam no meio dos episódios. Muita coisa acabou se mostrando verdade — como sua relação direta com os traumas de Wanda — enquanto outras ainda são uma incógnita, como a relação com as Joias do Infinito. Entretanto, uma coisa é certa: não foi a S.W.O.R.D. que implantou os comerciais.

Nos primeiros episódios, após a mão de Darcy aparecer próxima a uma TV antiga, algumas pessoas acharam que os comerciais eram uma tentativa da S.W.O.R.D. de se comunicar com Wanda — seja para resgatá-la ou manipulá-la. Hoje sabemos que a agência não tinha a mínima noção do que se passava naquela realidade. Os atores do comercial também não são os pais de Wanda.

Mas quem pode ter criado os comerciais é Agatha. Afinal, ela reassistiu às mesmas memórias com Wanda em “Nos Capítulos Anteriores”. Suspeito, não?

Imagem de capa do item

Pode rolar: Gêmeos Infernais

Os filhos de Wanda com o Visão foram criados por pura magia, mas nos quadrinhos há um certo envolvimento do grande Mephisto. Apesar de vermos as crianças amadurecendo e até descobrindo seus poderes, ainda não há nenhuma prova irrefutável na série de que eles não sejam de fato obra do diabo.

Se nos quadrinhos é o medonho Pandemonium que sequestra os bebês gêmeos e funde com seus braços de forma um tanto tosca, na série quem pega os meninos pode ser a Agatha. Inclusive, “Nos Capítulos Anteriores” termina com a bruxa prendendo as crianças com uma coleira de magia negra. Será que eles têm conexão com a origem da Magia do Caos?

Imagem de capa do item

Não Rolou: Revolução Ultron

Agora que temos a confirmação do Visão Branco, a possibilidade de um retorno do Ultron como sua personalidade não é nula. Mas no começo da série, haviam teorias de que Ultron seria um dos principais responsáveis por criar o Hex. Algo que temos completa certeza, hoje em dia, que é balela.

A teoria apostava na Wanda tendo acordado um backup do Ultron quando recuperou seu corpo na base da S.W.O.R.D. Esse backup teria se juntado com outra I.A. para convencer a feiticeira a juntar sua magia com tecnologia BARF para criar a redoma ao redor de Westview. Só que a Wanda nem chegou a conseguir o corpo do Visão, então essa é mais uma teoria furada.

Imagem de capa do item

Pode Rolar: Invasão Secreta

Há uma nova teoria que diz que WandaVision está preparando terreno para um ataque skrull que aconteceria na futura série Invasão Secreta. O diretor Tyler Hayward seria na realidade um Skrull disfarçado, talvez até mesmo o Super Skrull. As principais evidências seriam o seu medo de seres super poderosos e seu desdém ao falar da Capitã Marvel.

Ainda não sabemos o que aconteceu com os Skrulls entre Capitã Marvel e o presente. Carol Danvers tentou encontrar um novo lar para os refugiados, mas considerando que a série Invasão Secreta foi confirmada, algo pode ter dado errado. O Hayward pode ser a primeira grande evidência que uma invasão é iminente.

Imagem de capa do item

Não rolou: O Engenheiro Aeroespacial

Quando Monica Rambeau precisou retornar para o Hex, ela descobriu que precisaria de proteção. Ela então revela conhecer um engenheiro aeroespacial que pode ajudar e o mistério de sua identidade se perdura por dois episódios inteiros. Incentivados por algumas entrevistas com a Teyonah Parris, os fãs se convenceram que seria alguém importante e as teorias começaram.

A possibilidade mais comentada foi da introdução de Reed Richards, o líder do Quarteto Fantástico. Mas considerando que seu filme está muito longe de acontecer, isso foi mais um desejo que uma teoria formal. Quem poderia facilmente preencher essa lacuna era o Marvel Azul, um herói muito poderoso dos quadrinhos que já namorou a Monica. Ele poderia inclusive voltar em Capitã Marvel 2, mas no final tal engenheiro era apenas uma major genérica do exército…

Imagem de capa do item

Pode rolar: Herança Fingida

No último episódio descobrimos que, além de Agatha, o diretor Hayward também tentou manipular Wanda. Quando ela invadiu a S.W.O.R.D., ele tentou incentivá-la a reanimar o Visão — parte do ardiloso projeto Catarata. Mas a heroína não caiu nessa armadilha. Ela foi direto para Westview recomeçar a vida.

De acordo com o episódio, o Visão deixou uma propriedade para eles envelhecerem felizes juntos. Mas e se tudo não passou de uma armação? Não vemos o sintezóide entregar o título diretamente a Wanda e a letra na declaração de amor parecia bem genérica. Algo que um robô escreveria, de fato, ou alguém tentando levar Wanda para Westview. Talvez para induzi-la a criar o Hex? Afinal, ela teve um pequeno surto de magia bem similar quando Pietro morreu. Fica a dúvida.

Imagem de capa do item

Não rolou: Ritual para Mephisto

Desde que fotos dos bastidores revelaram um pequeno clã de bruxas em WandaVision, surgiu uma especulação de que mais bruxas estariam escondidas na realidade de Westview. Mesmo que isso não tenha sido completamente refutado, sabemos que o ritual visto nas imagens não tem relação alguma com Mephisto.

Acreditava-se que Agatha Harkness estava confabulando com outras bruxas para oferecer os filhos de Wanda para a entidade faminta por poder. Mas na realidade, aquele ritual foi contra a própria Agatha. No passado, as demais bruxas de Salem lhe acusaram de traição. Uma grande reviravolta pros teóricos de plantão, mas que faz bastante sentido no contexto da série.

Imagem de capa do item

Pode rolar: Guardiões dos Seres Nexus

O último comercial da série trouxe uma grande referência ao multiverso nos quadrinhos — Nexus, que pode ser tanto um lugar, quanto uma pessoa: nesse caso, a própria Feiticeira Escarlate. O controle de Magia do Caos tornaria a Wanda em um ser nexus e essa pode ser a deixa para uma aparição especial da Agência de Variação Temporal.

Nos quadrinhos, eles vigiam a linha do tempo para que não haja nenhuma grande perturbação. Como os seres nexus podem ser capazes de alterar a realidade a bel prazer, eles costumam ser vigiados bem de perto. Essa pode ser a chance para uma aparição quase inesperada do Loki.