WandaVision: Entenda o significado de cada comercial da série
WandaVision: Entenda o significado de cada comercial da série
Todos comerciais misteriosos de WandaVision, explicados!
WandaVision pode até ter chegado ao fim, mas várias perguntas e questionamentos ainda estão em aberto, deixando vários fãs ansiosos para o que está por vir em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura. Ainda assim, a série trouxe vários elementos bem bizarros e alguns deles até tiveram uma explicação explícita ou implícita na temporada.
Um desses elementos são os memoráveis comerciais de televisão que apareceram em todos os episódios inspirados por sitcoms. Pareciam coisas simples, como anúncios para itens eletrodomésticos e comestíveis, mas na verdade escondem uma camada profunda e complexa. Se você ainda não entendeu bem o que cada um deles significa, explicamos aqui todos os comerciais misteriosos de WandaVision!
A torradeira
Encontrado no primeiro episódio, Gravado ao Vivo com Plateia, o comercial foca em uma nova torradeira especial, chamada de Toast-Mate 2000. Esse é, possivelmente, o comercial mais fácil de ser interpretado, por ter uma clara conexão com as origens de Wanda Maximoff, quando seus pais morreram devido a um míssil criado pelas Indústrias Stark - empresa que estampa o rótulo da torradeira especial.
Na cena, quando pães são colocados na torradeira, podemos ouvir o barulho feito pelos raios repulsores do Homem de Ferro bem rapidamente. Porém, o momento tenso vem na espera para que a torrada fique pronta. Um botão luminoso fica piscando enquanto os sons são emitidos, algo que assemelha-se com a bomba que não explodiu.
Esse é um dos traumas mais profundos de Wanda e é por isso que ele já está no primeiro capítulo da série. Se vocês bem se lembram, Wanda surgiu como uma antagonista que detestava Tony Stark em sua primeira aparição no Universo Cinematográfico da Marvel, em Vingadores: Era de Ultron. O comercial serve para reviver esse momento da vida da personagem.
Além disso, há uma outra camada simbólica que mais parece uma piada com os quadrinhos. Nas HQs, o Visão é sempre apelidado de torradeira pelos seus aliados e inimigos, por ser um "robô". Faz bastante sentido se essa piada fosse o foco do comercial, especialmente lembrando que o Visão tem ligação pessoal com Tony Stark e suas indústrias.
O relógio
Presente em Não Mude de Canal, o segundo episódio da série, o comercial do relógio é bem curto e traz outra conexão direta com a origem de Wanda Maximoff no Universo Cinematográfico da Marvel. Nele, um homem está se preparando para sair, com um terno de gala, quando uma mulher chega. Logo em seguida, ele mostra seu relógio, da marca Strücker.
A marca do relógio é uma clara referência a Wolfgang Von Strücker, o vilão interpretado por Thomas Kretschmann em Vingadores: Era de Ultron. Ele é um agente da HIDRA que acaba tomando posse de alguns artefatos que pertenciam à S.H.I.E.L.D., como é o caso do cetro do Loki que continha a Joia da Mente, sem que ninguém soubesse.
Von Strücker acaba realizando os experimentos e procedimentos que fazem com que a Feiticeira Escarlate e o Mercúrio tenham seus poderes, de certa forma, "despertos" pela Joia do Infinito - ainda que a série deixe bem claro que Wanda possuía magia dentro de si mesmo antes de entrar em contato com a Joia.
Além disso, a cena pode ter uma outra conotação quando vemos o produto em si. O relógio começa a tiquetaquear mais rápido, enquanto alguém fala a frase: "Ele vai arranjar tempo para você". Poderia essa ser uma referência ao fato de que Thanos teria usado a Joia do Tempo para reverter o Visão de volta à vida e roubar a Joia da Mente em Guerra Infinita?
O sabão
O comercial de sabão aparece em Agora em Cores, o terceiro episódio da série, e não há muito o que explorar nele, já que trata-se de uma metáfora já trabalhada no comercial anterior. Na cena, vemos uma mulher sofrendo com vários problemas domésticos, seja bagunça dos filhos ou até pesadelos na cozinha, como sujeira e comida queimada no forno.
Eis que uma voz diz: "Precisa de uma pausa? Venha comigo! Fuja para um mundo totalmente seu, onde seus problemas desaparecem". E é então que vemos a mulher em uma banheira, podendo relaxar e se divertir no banho. Ao fim, o comercial anuncia o "Sabão Hidra", e finaliza com o slogan bem sugestivo: "Encontre a Deusa interior!"
Não há muito para se especular a respeito do comercial em si, já que ele fala sobre a HIDRA e o papel que a organização teve na história de Wanda e seu irmão Pietro. Contudo, a frase sobre uma "deusa interior" certamente não parece estar ali à toa, indicando todo o poder que transborda de Wanda e que nós só descobriríamos depois.
Curiosidade: Na quarta temporada de Agentes da S.H.I.E.L.D., os heróis são enviados para uma realidade virtual. Nela, Phil Coulson é um teórico da conspiração que fala sobre o papel da HIDRA no mundo. Em determinado momento, ele chega a fazer uma piada com o fato de que a agência criaria sabões que controlam a mente de pessoas.
O papel-toalha
Após uma breve pausa, os comerciais voltaram no quinto episódio, intitulado Em um Episódio Muito Especial.... Aqui, temos um dos comerciais mais densos em termos de profundidade, especialmente levando em conta que é um trauma causado pela própria Wanda e retratado em Capitão América: Guerra Civil.
O comercial é um anúncio de uma marca de papel-toalha chamada Lagos. Na cena, uma menina derruba um suco na mesa e sua mãe tenta secar com outro papel toalha, mas não adianta. Então, uma voz pergunta "Você fez uma lambança e está usando a marca líder no mercado? Você precisa dos papéis-toalha Lagos".
Lagos é uma cidade na Nigéria. O lugar foi palco da cenas de abertura de Guerra Civil, e é onde Wanda acaba provocando uma verdadeira catástrofe por usar seus poderes de forma indevida. Nesse acidente, ela matou várias pessoas, e esse inclusive foi um dos motivos para a formulação dos Acordos de Sokóvia.
É até curioso que uma das cenas do comercial mostre um líquido tão vermelho sendo limpo pelo papel toalha. É quase como se a própria Wanda Maximoff quisesse "limpar" todo o sangue em suas mãos, naquele que foi um dos eventos mais traumáticos de sua vida e acabou trazendo repercussões negativas para a heroína.
O iogurte
No sexto episódio, Um Halloween Assustadoramente Inédito!, temos o comercial mais estranho e bizarro da série, feito inteiramente com animação em stop-motion. Nele, um garoto perdido em uma ilha deserta recebe a visita de um tubarão, que o recomenda um iogurte chamado "Yo-Magic". O menino tenta comer o iogurte mas está fraco demais para abrir a embalagem, e acaba ressecando e morrendo de fome na ilha.
Se os demais comerciais parecem ser muito focados em Wanda Maximoff e seus próprios traumas, esse aqui sem dúvidas parece dar pistas da grande antagonista da série, Agatha Harkness. A forma como o garoto resseca ao não receber o alimento é muito similar ao que acontece com as bruxas das quais Agatha "rouba" o poder.
Por falar nisso, o próprio nome do iogurte dá uma pista bem interessante a respeito disso. "Yo-Magic" pode ser uma gíria para a expressão "your magic" (ou "sua magia", em tradução livre). Isso ganha um contorno mais profundo quando o tubarão fala sobre devorar yo-magic (sua magia), que é basicamente o que Agatha faz com outras bruxas e feiticeiras.
Como bem soubemos no episódio seguinte, Wanda Maximoff é portadora da Magia do Caos, uma energia extremamente poderosa que só pode ser manipulada pela Feiticeira Escarlate. Por conta disso, Agatha começa a segui-la, em busca de alguma forma de colocar as mãos nesse tipo de magia, o que casa perfeitamente com o prenúncio macabro do comercial animado.
O remédio
O último episódio a emular o estilo das sitcoms foi o sétimo, Derrubando a Quarta Parede, e trouxe consigo o último comercial de WandaVision, onde podemos ver uma mulher com sintomas de depressão querendo ser deixada em paz. O comercial fala sobre Nexus, um remédio descrito como "um antidepressivo que funciona ancorando você de volta à sua realidade... ou a realidade que escolher".
Logo em seguida, temos uma lista de efeitos colaterais que inclui "sentir seus sentimentos, confrontar sua verdade e vislumbrar seu destino", entre outros - todos itens que acabaram acontecendo com Wanda Maximoff no último episódio. Para os fãs da Feiticeira Escarlate nos quadrinhos, o mistério aqui era óbvio e tem a ver com o nome do remédio.
Nas HQs, Wanda é classificada como um Ser Nexo/Nexus, uma entidade associada ao Multiverso. Basicamente, um Ser Nexo é um "ponto fixo" entre todas as realidades, capaz de manipular e alterar o tecido de sua própria realidade. Ele também serve para definir e personificar o que cada realidade representa.
Isso soa mais como uma referência aos quadrinhos, mas é algo que pode vir a ser explorado melhor em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, com Wanda sendo importante na questão do Multiverso. Além disso, a cena é também uma clara referência às doenças mentais da Wanda nas HQs, uma vez que ela sofre com depressão, além de ter indícios de bipolaridade.