WandaVision: Easter-eggs e referências no quinto episódio da série

Capa da Publicação

WandaVision: Easter-eggs e referências no quinto episódio da série

Por Gus Fiaux

Em seu quinto episódio, WandaVision finalmente chegou em um drástico ponto de virada da trama, conforme a realidade perfeita de Wanda Maximoff começa a se fragmentar. O capítulo gerou uma grande repercussão, tanto por sua história quanto pela grandiosa participação especial nos últimos minutos da exibição.

Aqui, finalmente podemos ver um pouco mais do que está acontecendo em Westview e qual é a participação da Feiticeira Escarlate nisso tudo, além de termos várias ligações bem importantes com os quadrinhos e o resto do Universo Cinematográfico da Marvel. Por isso, separamos aqui os easter-eggs e as referências do quinto episódio de WandaVision!

Imagem de capa do item

Uma bruxa entre nós?

O quinto episódio de WandaVision começa com uma ótima cena de comédia doméstica, enquanto vemos Wanda Maximoff e o Visão tentando controlar o choro de seus filhos gêmeos. Logo, a vizinha enxerida Agnes chega e passa a ajudar o casal.

Há muitos rumores de que Agnes possa ser a bruxa Agatha Harkness das HQs, e o episódio ajuda a alimentar essa especulação. Na cena em que aparece, Agnes "se teleporta" longe da vista do casal, aparecendo em lugares inusitados e segurando objetos que até então não estavam lá,

Além disso, ela parece "dar uma quebra" na realidade de Wanda, sugerindo que ela volte ao começo após um diálogo desajeitado com o Visão. Estaria ela manipulando a Feiticeira Escarlate?

Imagem de capa do item

Os gêmeos

Nas HQs, Wanda Maximoff acaba "criando" filhos a partir de seus poderes de manipulação da realidade. Na série, não é diferente, e finalmente somos apresentados a Billy e Tommy mais velhos, com idade de cinco anos cada.

O curioso é que, na cena onde eles surgem mais velhos, Billy está com uma camisa vermelha e Tommy está com um casaco em um tom de verde - e isso pode ser uma referência aos trajes heroicos das reencarnações dos dois garotos: Wiccano e Célere, que vestem vermelho e verde nas HQs.

Imagem de capa do item

Invasão dos anos 80!

A abertura começa e logo somos transportados a outro tempo na história da televisão norte-americana. O quinto episódio de WandaVision se passa nos anos 80 e traz referências a diversas séries e sitcoms desse período, inclusive produções bem conhecidas no Brasil.

De cara, a maior referência é a série Anos Incríveis, algo que podemos ver pelo teor mais dramático da abertura e a música. Além disso, fãs mais atentos vão poder ver claras inspirações em produções como Três é Demais, Um Amor de Família e até mesmo a malfadada Roseanne.

Imagem de capa do item

Traumas revisitados?

Durante a abertura, podemos ver cada personagem "crescendo" desde a infância até o presente. E começamos já com Wanda Maximoff, que aparece em sua adolescência em um cenário sujo e aparentemente destruído, ainda que esteja sorridente.

Isso pode ser um easter-egg para a vida e as origens da personagem, já que ela nasceu em Sokóvia e acabou tendo sua vida revirada do avesso quando seus pais morreram devido à explosão de uma bomba. O cenário devastado parece carregar uma mensagem bem agourenta.

Imagem de capa do item

Baby Vis

Se você achava que o mundo estava "louco demais" com o surto de versões bebê de personagens adorados - como Baby Groot, Baby Sonic, Baby Scooby-Doo e até mesmo o próprio Baby Yoda (embora este não seja a versão bebê do Mestre Yoda), prepare-se.

Na abertura, temos vislumbres do Bebê Visão, enquanto também passamos por várias fases de sua vida. Claro que isso tudo não passa de um surto nessa realidade, uma vez que o Visão já "nasceu" com seu corpo de adulto, conforme visto em Vingadores: Era de Ultron.

Imagem de capa do item

Falha no Raio-X

Após a abertura, vamos conferir como está Monica Rambeau após ter sida expulsa de Westview por uma Wanda Maximoff irada. Na cena, Monica está sendo tratada em um posto da S.W.O.R.D., mas quando vemos seu exame de Raio-X, podemos ver que algo mudou em seu corpo.

Basicamente, o Raio-X não mostra nada, como se todo o corpo da agente estivesse incandescente. Seria isso uma referência aos poderes de Monica nas HQs? Neles, ela já se chamou Fóton e Capitã Marvel, e é capaz de absorver, manipular e até se transformar em formas de energia eletromagnética.

Imagem de capa do item

WHiH

Quando os agentes da S.W.O.R.D. estão fazendo uma análise da história de Wanda Maximoff, temos um breve vislumbre de uma notícia sendo transmitida no canal WHIH, que é uma emissora que existe unicamente dentro do Universo Cinematográfico da Marvel.

Inclusive, para quem não se lembra, a Marvel Studios chegou a fazer diversas campanhas de marketing viral com comerciais da WHIH Newsfront, para divulgar filmes como Homem-Formiga e Capitão América: Guerra Civil***.

Imagem de capa do item

Origens

Ainda nessa parte, temos narrações que contam mais das origens de Wanda Maximoff, relembrando todo seu passado e como ela foi transformada em uma radical depois que se aliou à HIDRA (como visto em Capitão América: O Soldado Invernal e Vingadores: Era de Ultron).

O curioso aqui é que, em determinado momento, temos menções nominais aos pais de Wanda e Pietro Maximoff. De acordo com a inteligência da S.W.O.R.D., eles se chamavam Irina e Oleg Maximoff. Nas HQs, não sabemos o nome do pai de Wanda, mas sua mãe se chama Natalya.

Imagem de capa do item

Cena deletada

Ainda nessa cena, temos uma sequência assustadora onde Wanda invade um prédio da S.W.O.R.D. para resgatar o cadáver do Visão. A cena só aparece em filmagens de câmeras de segurança, mas o curioso aqui é que se trata de uma sequência deletada de Vingadores: Ultimato.

Além disso, outro detalhe peculiar: no episódio, nos é mostrado que Wanda não possui nenhum tipo de codinome heroico. Isso casa muito bem com as declarações de Elizabeth Olsen antes do lançamento da série, onde ela disse que WandaVision iria introduzir e explicar quem é a Feiticeira Escarlate.

Imagem de capa do item

Sparky

Bem na metade do episódio, Wanda Maximoff descobre que seus filhos, Billy e Tommy, acharam um cachorrinho na rua e pretendem cuidar dele. Na mesma cena, Agnes chega na casa e sugere o nome do animal: Sparky, já que ele causa problemas em uma tomada.

Nas HQs, Sparky é um cachorro apresentado na fase do Visão escrita por Tom King e ilustrada por Gabriel Walta. Trata-se de um cachorro robótico, de pelos verdes, que acaba sendo o mascote da "família" de sintozoides do Visão.

Imagem de capa do item

Poderes mágicos?

Muitas pessoas não entendem que William e Thomas Maximoff não são exatamente o Wiccano e o Célere que conhecemos nos Jovens Vingadores. Os gêmeos de Wanda acabaram "morrendo" e suas almas foram reencarnadas no corpo de dois garotos, que acabaram virando os heróis.

Ainda assim, as HQs deixam bem livre a ideia de que William e Thomas já possuíam superpoderes antes de reencarnarem em Billy Kaplan e Tommy Sherperd. Os dois pareciam possuir dons mágicos, o que poderia explicar seu súbito crescimento no quinto episódio de WandaVision.

Imagem de capa do item

Hex

Em determinado momento, Darcy Lewis fala com Monica Rambeau sobre tudo que está acontecendo no "Hex" - expressão que ela usa para se referir ao hexágono que cobre Westview, onde Wanda Maximoff começa a manipular a realidade.

Em inglês, hex pode tanto ser uma abreviação de hexágono quanto uma palavra para designar "feitiço". Nas HQs originais da Feiticeira Escarlate, ela conjurava seus poderes a partir de pequenos disparos de energia, que ela chamava justamente de hex.

Imagem de capa do item

Capitã Marvel

Enquanto conversa como Jimmy Woo e Darcy Lewis, a agente Monica Rambeau fala sobre como Wanda foi uma das únicas heroínas que quase deteve Thanos. Em resposta a isso, Jimmy fala que "a Capitã Marvel chegou bem perto".

Fica bem nítido o desconforto de Monica Rambeau nessa cena, dando a entender que Monica e Carol Danvers não se dão bem, por algum motivo. A maior e melhor explicação é que Monica deve sentir que Carol "abandonou" ela e a mãe para viver suas aventuras no espaço por 30 anos.

Imagem de capa do item

Manipulação da realidade

Em certo ponto, Monica Rambeau também percebe que Wanda Maximoff não está apenas usando dons de telepatia e telecinese, já que a S.W.O.R.D. suspeitava que esses eram seus únicos poderes. Em vez disso, ela sabe que Wanda está distorcendo e remodelando a realidade.

Esse é um dos maiores poderes da Feiticeira Escarlate nos quadrinhos, sendo um ponto central de sagas como Vingadores: A Queda e Dinastia M. Pelo visto, daqui em diante WandaVision vai explorar bem esse dom.

Imagem de capa do item

O sotaque está de volta

Quando Wanda Maximoff foi introduzida em Vingadores: Era de Ultron, vimos como ela possui um sotaque carregado de seu país natal, a Sokóvia (que é uma nação fictícia e, portanto, não existe no mundo real). Desde então, o sotaque foi esquecido no churrasco.

Há até uma explicação plausível de que, após os eventos de Era de Ultron, Wanda tentou chamar menos atenção para si. Felizmente, o sotaque volta em uma das melhores cenas do episódio, quando Wanda sai de Westview para intimidar os agentes da S.W.O.R.D..

Imagem de capa do item

Outro trauma em forma de comercial

Mais um episódio de sitcom de WandaVision, mais um comercial que explora mais dos traumas passados de Wanda. Dessa vez, temos uma bela propaganda sobre um papel absorvente que funciona bem mais que os concorrentes e possui alto poder de absorção.

Lagos (o nome do produto) é também a cidade mais populosa da Nigéria e é um cenário muito importante na vida de Wanda, já que foi lá que ela causou uma explosão que dizimou vários inocentes, dando início ao que conhecemos como Acordos de Sokóvia, em Capitão América: Guerra Civil.

Imagem de capa do item

A cisão começa

Bem no fim do episódio, podemos ver que o Visão está bem incomodado e desconfortável, tendo finalmente descoberto algumas peças daquela "realidade perfeita" de Wanda Maximoff. Os dois então acabam entrando em uma grande discussão.

Nas HQs, Wanda e Visão tinham várias discussões que levavam a momentos mais densos e pesados. O fim do relacionamento dos dois é um evento traumático até hoje para ambos os lados - ainda mais depois que Wanda fez a Mulher-Hulk assassinar o Visão em Vingadores: A Queda.

Imagem de capa do item

Dias de um Pietro Esquecido

Ao fim do episódio, temos a revelação mais chocante. Após a discussão entre Wanda e seu marido robótico, ouvimos a campainha e, quando a heroína vai atender, descobre que está diante de seu irmão gêmeo, Pietro Maximoff. Porém, ele não é interpretado por Aaron Taylor-Johnson.

Em vez disso, o personagem é vivido por Evan Peters - e não somos os únicos a notar isso, já que Darcy faz uma piadinha com o assunto. Evan viveu o Mercúrio nos últimos filmes dos X-Men da Fox - e essa nova revelação pode ser a primeira abertura para o grandioso Multiverso da Marvel nos cinemas.