Wandavision: Entenda os poderes de Monica Rambeau
Wandavision: Entenda os poderes de Monica Rambeau
Ela pode ser uma das heroínas mais fortes do MCU
A estreia de Monica Rambeau em Capitã Marvel foi bastante tímida. Ela começou apenas como a adorável filha da Maria “Fóton” Rambeau. A garotinha cresceu e se tornou uma tenaz agente da S.W.O.R.D. Mas o que Monica não esperava era descobrir superpoderes no meio de uma missão em WandaVision.
A série ainda não explorou todo o potencial da personagem, mas nos quadrinhos ela é uma velha conhecida dos fãs. Monica já assumiu muitas identidades, inclusive foi a primeira Capitã Marvel, mas agora age como Espectro — uma das heroínas mais poderosas de todo o Universo Marvel. O que torna ela tão imbatível? Chegou a hora de entender os poderes de Monica Rambeau!
Visão eletromagnética
Na série, o que foi mais explorado da gama diversa de habilidades da Monica Rambeau é sua habilidade de enxergar ondas além do espectro visível. A nossa visão normal funciona absorvendo ondas no espectro visível de energia, isto é, gerando cores que se encontram entre o vermelho e o violeta.
Quando ativa seus poderes, a visão de Monica vai além disso. Ela consegue enxergar ondas infravermelhas, como campos magnéticos, e ondas ultravioletas, como raios gama. Se já não fosse o suficiente, a heroína também é capaz de ver tipos não-naturais de energia, como a magia de Agatha fluindo entre as raízes de seu porão.
Manipulação de Energia
A partir daqui as coisas começam a ficar interessantes. Ao enfrentar Wanda no sétimo episódio de WandaVision, Monica não se abala com o impacto da rajada de magia da feiticeira. Tudo graças a sua principal habilidade: absorver, projetar e se transformar em energia eletromagnética. Simples assim!
Mas o que exatamente está incluído em energia eletromagnética, você pode estar se perguntando? Quase tudo! Ela tem domínio sobre a luz, radiação e pode até absorver os raios gama que criou o Incrível Hulk. Por isso, Espectro é uma das personagens mais fortes dos quadrinhos. Seus poderes vão ao infinito e além!
Rajadas de Energia
A maioria dos poderes de Monica são mais defensivos, mas ela consegue se virar muito bem em combate quando necessário. Sua maior arma são rajadas de energia que podem liberar até mil megatons de poder. Só para ter uma ideia de quão insano isso seria: a maior bomba atômica criada pelo homem liberou apenas 57 megatons.
Como se não fosse forte o suficiente, quando absorve energia, seu poder ainda aumenta. Nos quadrinhos, seus ataques já derrotaram heróis mitológicos como Namor, Hércules e até mesmo o Zeus, o pai do Olimpo. Não é para qualquer um!
Consciência Hiper-cósmica
Monica não depende dos seus sentidos como os demais seres humanos. Por estar em sintonia com diversos padrões eletromagnéticos, ela acabou desenvolvendo uma consciência hiper-cósmica — quase como os Jedi de Star Wars que conseguem sentir uma perturbação na força.
Ela pode pressentir o perigo no universo, mesmo que não compreenda exatamente o que está acontecendo. Eles podem se apresentar na forma de sonhos ou outros tipos de agouro.
Intangibilidade
As células do corpo de Monica funcionam de maneira similar aos fótons que compõem a luz. Ela pode escolher alterar o estado de suas moléculas entre as propriedades da matéria e onda. Desse modo, Monica pode voar e transformar seu corpo em pura energia, fazendo com que praticamente qualquer coisa lhe atravesse como se ela não estivesse ali.
Nessa forma mais pura, nada consegue lhe afetar. Ela consegue atravessar estrelas como se não fosse nada e até mesmo sobreviver na Zona Neutra — uma dimensão onde matéria e antimatéria colidem a todo momento. A única coisa capaz de ignorar sua intangibilidade, até o momento, é a lança de Próxima Meia-Noite que consegue cortar qualquer coisa.
Ilusionismo
Quando seu corpo se transforma em energia, Monica se torna invisível — a menos que escolha um comprimento de onda dentro do espectro visível, claro. Além disso, sua capacidade de manipular a luz permite que ela crie ilusões.
Isso porque o que nós enxergamos não são os objetos em si, mas na verdade a luz que reflete deles. Ao manipular a reflexão da luz, Monica pode fazer aparecer objetos que não existem de fato ou até mudar sua aparência para outra pessoa.
Construtos de Luz
Monica demonstrou a habilidade de criar hologramas manipulando a luz em diversas ocasiões. Ela pode injetar sua energia pessoal nessas cópias e fundi-las com outros heróis, como já fez com a Capitã Marvel e também a She-Hulk. Mas o melhor uso de seus hologramas é transformá-los em verdadeiros construtos de luz.
Em Capitain America and the Mighty Avengers #7, o Marvel Azul ficou surpreso ao ver Monica imobilizando um ser cósmico sem o menor esforço. Na verdade, Monica solidificou um de seus hologramas graças a sua habilidade de tornar luz em algo sólido.
Variação de tamanho
Sendo um ser feito de pura energia, Monica consegue manipular o seu tamanho livremente. Ela pode concentrar sua energia para alcançar lugares minúsculos, como também expandir para intimidar seus adversários como um verdadeiro gigante de luz.
Ultra velocidade
Desde sua concepção, Monica demonstra alcançar velocidades absurdas. Isso porque cada comprimento de onda se desloca a uma velocidade diferente, tanto no ar, quanto no vácuo. Em uma revista do Homem-Aranha, ela já deu uma volta completa ao redor da Terra em menos de 2 segundos. Sua velocidade máxima é de 300.000 km/s — a velocidade da luz.
Essa habilidade dá margem para poderes de viagem no tempo extrapolando a relatividade de Einstein, mas isso não foi explorado nos quadrinhos.
Imortalidade
Um dos princípios mais básicos de física dita que “a energia não pode ser criada, nem destruída, mas sim transformada”. Desde que Monica se tornou um ser de pura energia, ela não precisou mais se preocupar em envelhecer.
Isso foi mudar recentemente nos quadrinhos. Em Avengers: No Road Home #9, Monica queimou a maior parte de seu poder para ajudar o Visão a escapar da Casa das Ideias. Desde então, ela é considerada fisiologicamente humana.