WandaVision: Todos os easter eggs dos primeiros episódios

Capa da Publicação

WandaVision: Todos os easter eggs dos primeiros episódios

Por Gus Fiaux

Com a estreia de seus dois primeiros episódios na última sexta-feira (15), WandaVision já está conquistando os fãs com sua premissa estranha e bizarra, trazendo a produção mais diferente do Universo Cinematográfico da Marvel em anos. Aqui, acompanhamos a vida suburbana da Feiticeira Escarlate e do Visão, em uma vizinhança nem um pouco convencional.

E para os caçadores de easter eggs, os dois primeiros episódios são um prato cheio, com referências aos quadrinhos, a outros filmes do Universo Cinematográfico da Marvel e até mesmo a outras séries da cultura pop. Pensando nisso, listamos aqui todos os easter eggs e referências dos dois primeiros episódios de WandaVision!

Imagem de capa do item

Ah, os anos 50!

Cada um dos seis primeiros episódios da série será uma referência direta às eras da televisão norte-americana, em especial através das sitcoms, séries de comédia situacional onde acompanhamos a vida de uma família ou amigos.

O primeiro episódio já começa desse jeito, com uma abertura clássica das séries dos anos 50, com uma música-tema e uma contextualização da premissa. O episódio é amplamente inspirado em séries clássicas como I Love Lucy.

Imagem de capa do item

A Torradeira Stark

Ao longo dos episódios, vemos alguns "comerciais" que fazem parte integral da narrativa. O primeiro episódio, por exemplo, nos mostra uma torradeira feita pelas Indústrias Stark que aparece, é usada por dois apresentadores bem misteriosos e gera um clima de tensão, como uma bomba prestes a explodir.

Isso pode tanto ser uma referência ao fato de que Wanda Maximoff já chamou o Visão de "torradeira" nas HQs, como uma referência mais precisa à origem da personagem no MCU, uma vez que seus pais foram mortos por um dispositivo explosivo criado pelas Indústrias Stark.

Imagem de capa do item

Sr. e Sra. Hart

Já no primeiro episódio, Wanda e Visão passam por uma provação absurda quando o chefe do Visão, o Sr. Hart (e sua esposa) vai até a casa do casal para um jantar. Isso rende momentos genuinamente divertidos, mas o destaque que fazemos aqui é para os atores.

Fred Melamed interpreta o Sr. Hart e já esteve em séries de comédia bem importantes, como 30 Rock e Brooklyn Nine-Nine. Já a Sra. Hart é vivida por Debra Jo Rupp, que é mais conhecida por seu papel na sitcom That '70s Show.

Imagem de capa do item

Dinastia M?

Durante o jantar, temos um easter egg que muitos fãs já haviam notado nos primeiros trailers. O vinho servido se chama Maison du Mépris (que em tradução literal, significa Casa da Miséria). Contudo, o interessante aqui é que, em certo momento, podemos ler o nome Maison du M.

Muitos fãs consideram essa uma referência direta à Dinastia M (no original, House of M, uma das sagas que está influenciando diretamente a história de WandaVision).

Imagem de capa do item

Hexagonos

Note como hexágonos são figuras bem presentes na série. Ao final de cada episódio, uma moldura se aproxima do rosto da Feiticeira Escarlate e do Visão, enquadrando-os em hexágonos. Essa figura geométrica também aparece na abertura do segundo episódio da série.

Ainda não sabemos bem o que isso significa, mas pode ser uma pista do que está por vir. O hexágono é o formato mais visto nas colmeias - e abelhas serão importantes mais para frente, como vocês verão. Além disso, pode ser uma referência à palavra hex (feitiço, em inglês), que é o nome designado às rajadas de energia da Wanda nas HQs.

Imagem de capa do item

A S.W.O.R.D. está monitorando

Ao fim do primeiro episódio, temos uma imagem bem emblemática, que mostra uma figura misteriosa observando a vida de Wanda Maximoff e Visão como se de fato fosse uma sitcom.

Essa pessoa misteriosa está rodeada de computadores com o símbolo da S.W.O.R.D. (uma organização que monitora ameaças espaciais nas HQs). Sabemos que a agência terá um papel importante - e inclusive, Monica Rambeau já aparece a partir do segundo episódio, disfarçada como Geraldine.

Quanto à figura misteriosa, ainda não sabemos quem é, mas suspeita-se de Darcy Lewis e Jimmy Woo, dois personagens do Universo Cinematográfico da Marvel que já foram confirmados na série.

Imagem de capa do item

E assim vieram os anos 60!

Se o primeiro episódio é uma ode aos anos 50, o segundo já nos transporta para a televisão americana na década de 1960, desde sua abertura (que conta com vários easter-eggs que discutiremos depois).

Aqui, temos um desenho animado com uma música chiclete, como era bem típico das séries da época. Além de tudo isso, temos algumas referências e inspirações em sitcoms como A Feiticeira e The Dick Van Dyke Show.

Imagem de capa do item

Ceifador

Ainda nessa abertura animada, temos uma referência visual a um importante vilão dos Vingadores nas HQs, o temível Ceifador. Ele era irmão do Magnum (que tem ligações com a Feiticeira Escarlate e o Visão) e era conhecido por usar uma foice como sua arma principal.

O vilão já apareceu em algumas sagas das HQs enfrentando a Feiticeira Escarlate, mas sua participação mais consagrada nos últimos anos veio na minissérie do Visão, onde ele tenta matar a família-robô do herói e é morto e enterrado pela esposa e pelo filho do Sintozoide.

Imagem de capa do item

Animais importantes

Na cena do mercado na abertura, temos algumas conexões bem importantes também. A primeira delas é um anúncio de "Leite de Bova". Nas HQs, Bova era uma vaca humanoide que ficou conhecida por criar a Feiticeira Escarlate e seu irmão gêmeo, o Mercúrio.

Após isso, ainda temos também um anúncio falando do "Gatinho da Tia A.". Isso pode ser uma referência a Agatha Harkness, uma mentora e aliada da Feiticeira Escarlate nas HQs, conhecida por sua afeição por gatos. Muitos especulam que a vizinha enxerida Agnes pode ser uma adaptação dessa personagem na série.

Imagem de capa do item

Señor Scratchy

Uma referência que põe ainda mais lenha na fogueira no que diz respeito a essa teoria de que Agnes e Agatha Harkness são a mesma pessoa está no coelho da vizinha, chamado de Señor Scratchy.

Nas HQs, Agatha possui um filho chamado Nicholas Scratch, um mago poderoso que já foi inimigo do Quarteto Fantástico e de Franklin Richards nas HQs. Vale lembrar também que Agnes vive falando de um marido chamado Ralph, que nunca aparece em cena...

Imagem de capa do item

Tecnologia Pym?

Em determinado momento do segundo episódio, Wanda Maximoff encontra no jardim de sua casa uma miniatura de helicóptero com o logo da S.W.O.R.D.. Essa referência parece simples, mas pode trazer um significado maior.

Sabemos que Jimmy Woo estará na série (interpretado por Randall Park, que apareceu pela primeira vez em Homem-Formiga e a Vespa). Woo parece se tornar um aliado do Homem-Formiga ao fim do filme, o que está levando muitos a acreditarem que o helicóptero pode não ser uma miniatura ou brinquedo, mas sim um veículo real encolhido graças às Partículas Pym.

Imagem de capa do item

Dottie

Dottie é a "vizinha perfeita", que comanda todo o bairro com sua etiqueta e seus modos rudes. Ela acaba intimidando Wanda Maximoff em seu primeiro encontro, mas depois dá a ela e ao Visão um troféu pelo show de talentos de Westview.

A personagem é vivida por Emma Caulfield, que muitos se lembram através de Buffy: A Caça-Vampiros. Na série, Emma interpreta um demônio vingativo que vira humana. Isso está fazendo muitos especularem se, na série, Dottie não seria uma das formas assumidas pelo demônio Mephisto, que possui uma grande importância na história da Feiticeira Escarlate nas HQs.

Imagem de capa do item

Alto Evolucionário?

Uma conexão pequena e que pode não resultar em nada vem na forma do vizinho chamado Herbert, interpretado por David Payton.

O personagem tem um papel bem secundário nos dois episódios, mas muitos conectaram seu nome a Herbert Wyndham, o cientista louco conhecido como Alto Evolucionário, que foi responsável por dar poderes para a Feiticeira Escarlate e o Mercúrio.

Imagem de capa do item

"Big Red"

Outra referência interessante está na marca de chicletes que Herbert oferece ao Visão no segundo episódio. A marca se chama "Big Red", que em tradução livre, significa "vermelhão" ou "grande vermelho".

Curiosamente, Big Red foi justamente o título de produção usado pela série. Para quem não sabe, o título de produção é um nome falso dado pela equipe para despistar jornalistas e fãs, para que eles não tirem fotos ou gravem vídeos das filmagens externas.

Imagem de capa do item

Relógios Strücker

No comercial do segundo episódio, temos uma mensagem ainda mais sombria, através de um relógio chamado Strücker, que parece ter sido confeccionado pela HIDRA (sim, a organização terrorista).

Essa é uma referência ao Barão Von Strucker, que conhecemos em Vingadores: Era de Ultron e que havia aprisionado e feito experimentos na Feiticeira Escarlate e no Mercúrio. Pelo que podemos ver, esses comerciais parecem estar dando mais peso aos traumas e medos vividos por Wanda Maximoff ao longo de sua vida.

Imagem de capa do item

Ilusão e Glamour

No segundo episódio, durante o show de talentos na cidade, Wanda e Visão assumem o alter ego de Glamour e Ilusão para seu show de mágica. Nas HQs, há um casal de mágicos que também usa esse nome e que são conhecidos de Wanda e Visão.

Ilya Zarkov e sua esposa Glynis são magos disfarçados que conhecem a Feiticeira Escarlate e o Visão quando eles se mudam para um subúrbio. Eles possuem poderes especiais, mas preferem escondê-los para poderem se misturar sem chamar grande atenção.

Imagem de capa do item

O apicultor

Ao fim do segundo episódio, um homem em roupa de apicultor sai de um bueiro na rua do Visão e da Wanda. Nesse momento, a Feiticeira Escarlate mostra seu poder bruto de alteração de realidade ao "resetar" o tempo, apagando aquele momento da história.

O homem está com um macacão da S.W.O.R.D. e aparece rodeado de abelhas. Não sabemos ainda o que isso significa, mas pode ter alguma conexão com o formato de hexágonos presente na série.

Imagem de capa do item

Ligeiramente grávidos

Ao fim do episódio, após ouvir de muitas pessoas sobre bebês e crianças, Wanda Maximoff acaba alterando novamente a realidade, aparecendo grávida. Nas HQs, todos sabem que os filhos de Wanda são William e Thomas Maximoff, dois meninos criados magicamente a partir de fragmentos da alma do demônio Mephisto.

Entretanto, essas duas crianças depois reencarnam no corpo do Wiccano e do Célere, dois integrantes dos Jovens Vingadores. De acordo com muitas especulações, os dois jovens heróis aparecerão em episódios posteriores da série.