WandaVision: Easter-eggs e referências no sétimo episódio da série

Capa da Publicação

WandaVision: Easter-eggs e referências no sétimo episódio da série

Por Gus Fiaux

WandaVision está finalmente entrando em sua reta final, com muitas revelações e ação a caminho – e o sétimo episódio da série já nos oferece um vislumbre do que poderemos esperar, além de entregar algumas reviravoltas sensacionais. Na trama, Wanda perde seu senso de realidade e o controle de seus poderes, enquanto Monica tenta uma investida.

Agora, a série está disposta a nos trazer as respostas das perguntas mais frequentes dos fãs. Afinal, quem é Agnes? Monica terá seus poderes na série? Quem está por trás de toda a realidade perfeita de Wanda? Tudo isso e muito mais é respondido – e agora, nós vamos recapitular os easter-eggs e referências do sétimo episódio de WandaVision!

Imagem de capa do item

Direto para os anos 2000

Como já estamos acostumados, cada episódio focado no mundo de Westview faz homenagem a diferentes sitcoms, além de ser ambientado em décadas diferentes. Começamos com os anos 50 e agora já chegamos aos anos 2000, como fica bem claro pela própria abertura e pelo estilo do episódio.

Basicamente, esse episódio de WandaVision é inspirado em séries que trazem muita quebra de quarta parede e humor referencial, como Modern Family, The Office e Parks & Recreation. A abertura do episódio em si também lembra outro sitcom famoso, Happy Endings.

Imagem de capa do item

"Ele não é o seu tio"

Logo no começo do episódio, Billy e Tommy perguntam à sua mãe sobre o tio deles, Pietro Maximoff. De prontidão, Wanda responde que aquele homem não é o tio dos garotos (e, por consequência, não é o seu irmão). Apesar disso, ela não dá grandes explicações e detalhes do assunto.

Essa teoria já vem circulando há semanas, desde que Mercúrio apareceu interpretado por Evan Peters na série. Muitos fãs acreditam que esse novo personagem seja uma criação mágica feita para perturbar a vida de Wanda e que ele pode ter uma identidade oculta ainda não revelada.

Imagem de capa do item

Nexus

O comercial da semana é interessante por trazer ligações com dois elementos bem importantes das HQs. O primeiro é o Nexo de Todas as Realidades, que basicamente é um grande portal que fornece passagem para todas as realidades - o que abre a possibilidade para o Multiverso. Nos quadrinhos, o portal é vigiado e protegido pelo Homem-Coisa.

A outra possibilidade (e mais provável) é que se refira ao status de Wanda nas HQs como um Ser Nexus. Basicamente, um Ser Nexus é um indivíduo que possui a capacidade de alterar o futuro e sua própria realidade. Eles são constantes em cada universo, e a própria Feiticeira Escarlate é uma. Nas HQs, os Seres Nexus são vigiados pelo T.V.A., organização que estará na série do Loki.

Imagem de capa do item

Os novos poderes de Billy

No episódio anterior já havia ficado claro, mas aqui temos a confirmação de que Billy Maximoff possui poderes telepáticos. Ele é capaz de ler mentes alheias e não consegue controlar isso muito bem, motivo pelo qual está sempre reclamando de dores de cabeça e desconfortos.

Nos quadrinhos, o Wiccano possui dons parecidos com a Feiticeira Escarlate, sendo capaz de manipular e criar realidades. Porém, faz sentido que na série ele seja um telepata e telecinético, considerando que Wanda Maximoff tinha esses como poderes básicos.

Imagem de capa do item

Diálogos importantes

Depois que saímos de Westview, seguimos um pouco Monica Rambeau, que finalmente foi atrás de seu contato (a revelação mais decepcionante do episódio, disparado). Monica em determinado momento entra no "Hex" de Wanda Maximoff, passando por uma grande transformação.

Nessa cena, podemos ver vários diálogos que sugerem que ela quase viajou com sua mãe, mas preferiu ficar para cuidar de sua mãe, Maria Rambeau. Além disso, podemos ouvir a voz de Nick Fury em determinado momento, dizendo que ela precisa "brilhar igual sua tia, Carol".

Imagem de capa do item

Uma nova Capitã Marvel

Para quem ainda não sabe, Monica Rambeau também assumiu o manto de Capitã Marvel nas HQs muito antes de Carol Danvers. Ela possuía poderes relacionados ao espectro eletromagnético, sendo capaz de viajar mais rápido que a luz e enxergar até mesmo formas indetectáveis de energia.

No sétimo episódio de WandaVision, a Monica do MCU também já ganhou seus poderes. Ela busca uma força interna dentro de si e atravessa a barreira mágica, entrando em Westview com os olhos brilhantes e sendo capaz de enxergar várias formas de energia ao seu redor.

Imagem de capa do item

Recapitulando...

Neste episódio, o Visão está afastado em uma aventura própria junto de Darcy Lewis, que serve mais como alívio cômico do episódio. Ainda assim, temos uma sequência bem interessante, onde o Sintozoide aprende mais sobre sua origem e sobre sua morte em Vingadores: Guerra Infinita.

Na cena, podemos ver Darcy e Visão discutindo sobre as motivações de Wanda Maximoff. Em determinado momento, o Sintozoide lembra que sua mente vem do modelo de J.A.R.V.I.S., e que ele teve seu corpo construído por Ultron na tentativa de dominar o mundo.

Imagem de capa do item

Medicada

Em um rápido momento do capítulo, nós podemos ver Wanda Maximoff ingerindo algumas pílulas. Não conseguimos ver muito bem o que está escrito no rótulo, mas levando em conta o comercial do episódio, não seria difícil presumir que ela está usando o Nexus.

Porém, a cena tem uma ligação bem íntima com os quadrinhos. A Feiticeira Escarlate é conhecida como uma mulher que sofre com depressão e com quadros clínicos de bipolaridade. Em HQs mais recentes, essas questões de saúde mental são abordadas, e isso pode acabar sendo adaptado na série.

Imagem de capa do item

Um traje interessante...

Quando invade Westview em busca de Wanda, Monica Rambeau não espera que a heroína a trate com tamanha hostilidade, mas isso acontece mesmo assim. É nessa hora que ela parece revelar outro de seus poderes, ao cair no chão com um baque e energia crepitando em suas mãos.

Outro detalhe interessante está no visual da personagem nesse episódio. Ela está usando um traje de segurança da S.W.O.R.D. feito nas cores preto e branco. O traje é genérico, mas parece muito com o visual clássico de Monica como Capitã Marvel ou Fóton nos quadrinhos.

Imagem de capa do item

Castelo sinistro

Ao fim do episódio, o que parece ser um resgate na hora certa feito pela vizinha Agnes logo se transforma em uma cena de terror, conforme Wanda vasculha a casa da vizinha em busca de seus filhos e acaba se deparando com uma estrutura que lembra um castelo.

Lembrem-se de que houve um vazamento por parte de uma das atrizes da série, falando sobre como teria gravado uma cena ambientada na Latvéria, o país nativo do Doutor Destino. No próximo episódio, poderíamos até descobrir que a casa de Agatha se conecta com o país, de alguma forma.

Imagem de capa do item

Um livro maldito

Ao adentrar nessa área estranha da casa de Agnes, Wanda Maximoff vê também uma espécie de livro emanando uma energia sinistra. Claramente se trata de um tomo de magia e bruxaria, o que faz muito sentido ao levarmos em conta a revelação que vem logo a seguir.

Ainda não sabemos que livro pode ser esse. Muitos acreditam que seja o Tomo Negro/Darkhold, um livro de magia sombria que já foi apresentado em Agentes da S.H.I.E.L.D.. É bem provável que esse livro tenha sido escrito por alguma entidade que está dando poderes à vilã da série.

Imagem de capa do item

Agatha Harkness

Falando da vilã da série, no sétimo episódio finalmente temos a revelação de que Agnes, a vizinha enxerida de Wanda é, na realidade, a bruxa Agatha Harkness. Nos quadrinhos, Agatha é uma feiticeira centenária que aparece nas histórias da Feiticeira Escarlate e do Quarteto Fantástico.

Ela geralmente é retratada como uma mulher rígida e amarga, mas poucas vezes é vista como vilã. Curiosamente, na cena em que Agatha se revela para Wanda, ela está segurando seu coelho, Señor Scratchy, da mesma forma que a Agatha das HQs costuma segurar seus gatos.

Imagem de capa do item

"Agatha e mais ninguém"

Pouco depois da cena em que Agatha Harkness se revela, ficamos com uma sequência musical sensacional, onde descobrimos que a bruxa foi a responsável por vários elementos bizarros que aconteceram ao longo da trama, inclusive controlando "Pietro Maximoff".

A música cantada é "Agatha All Along" (ou seja, foi Agatha esse tempo todo). Contudo, a tradução da legenda em português sugere que foi "Agatha e mais ninguém". Seria essa uma alfinetada nos fãs que passaram semanas especulando sobre a participação de Mephisto na trama?

Imagem de capa do item

Cena pós-créditos

No sétimo episódio, pela primeira vez na série, temos a inclusão de uma cena pós-créditos, o que reaviva a tradição da Marvel Studios em seus filmes. A cena é bem contida e não traz grandes reviravoltas. Nela, vemos Monica Rambeau tentando vasculhar a casa de Agnes, até que abre o porão.

De fora da casa, ela consegue ver que o porão está coberto por raízes de árvores, mas que essas raízes crepitam com energia roxa - assim como a magia de Agatha Harkness. Nesse momento, ela é surpreendida pelo Mercúrio, que aparece atrás dela. Seria ele um escravo de Agatha?