WandaVision: Easter-eggs e referências no quarto episódio da série

Capa da Publicação

WandaVision: Easter-eggs e referências no quarto episódio da série

Por Gus Fiaux

Após três episódios introdutórios muito misteriosos e simbólicos, WandaVision deu uma virada de 180º na semana passada. No quarto episódio, vemos como as coisas estão fora da realidade perfeita criada pela Feiticeira Escarlate, enquanto os agentes da S.W.O.R.D. investigam todo o mistério acontecendo em Westview.

O episódio é recheado de detalhes e referências fortes ao Universo Cinematográfico da Marvel e aos quadrinhos da editora, além de nos dar pistas do que pode estar por vir. Com isso em mente, seja bem-vindo à nossa matéria semanal listando os easter-eggs e referências do novo episódio de WandaVision!

Imagem de capa do item

Consequências do Ultimato

O episódio já começa com uma cena bem interessante, que nos ajuda a entender um pouco do contexto do Universo Cinematográfico da Marvel após Vingadores: Ultimato. Aqui, vemos Monica Rambeau sendo reconstruída depois que o Hulk usa a Manopla do Infinito no filme.

A cena se passa em um hospital e mostra Monica voltando à vida cinco anos após ter sido pulverizada pelo estalo de Thanos. Infelizmente, ela descobre que nesse meio tempo, sua mãe morreu de câncer. Inclusive, falando na mãe de Monica Rambeau...

Imagem de capa do item

Referências a Capitã Marvel

O episódio tem vários easter-eggs e referências ao filme da Capitã Marvel. A começar, quando Monica retorna à vida, podemos ouvir a voz da própria Carol Danvers a chamando de "Tenente Encrenca", um apelido que já ouvimos antes, que era como Carol se referia à Monica ainda criança.

Por falar nisso, a mãe de Monica é Maria Rambeau, que foi interpretada por Lashana Lynch no filme de 2019. No episódio, descobrimos que Maria faleceu de câncer, mas que antes disso ter acontecido, foi uma das fundadoras da S.W.O.R.D., agência que terá grande participação na série.

Imagem de capa do item

Algo sinistro está acontecendo em Nova Jersey

Três semanas após ter voltado à vida, Monica Rambeau é enviada em uma missão para descobrir o caso de uma cidade inteira que "desapareceu". Ela vai até o campo e descobre que a cidade é Westview, localizada no estado de Nova Jersey - e isso nos dá a confirmação de que a cidade existe de fato.

Porém, é curioso que, ao longo do episódio, falem muito a respeito de uma alta quantidade de radiação disseminada em Nova Jersey. Vale lembrar que a cidade será palco de Ms. Marvel, uma das próximas séries do MCU que conta a história de Kamala Khan, uma menina que se transforma em uma inumana ao inalar as névoas terrígenas.

Imagem de capa do item

Jimmy Woo

O episódio nos apresenta novamente a dois personagens que já haviam sido estabelecidos anteriormente no Universo Cinematográfico da Marvel. O primeiro deles é Jimmy Woo, que já havia sido introduzido em Homem-Formiga e a Vespa.

O personagem é bem importante nas HQs e faz parte de várias equipes, como os Agentes da Atlas. O engraçado é que, quando se apresenta para Monica, Jimmy faz um truque com seu cartão de identificação - algo que ele pode ter aprendido com Scott Lang, que sabe fazer vários truques de mágica.

Imagem de capa do item

Uma pista?

Em uma cena, temos duas referências pequenas e que podem até passar despercebidas pelos fãs que não estejam muito atentos. A primeira delas está no copo de um dos policiais, que possui placas coloridas similares às placas que aparecem durante os créditos finais de todos os episódios.

Além disso, na viatura da polícia, podemos ver o número 1966. A Marvel tem o costume de colocar pistas desse tipo em seus projetos, geralmente fazendo referências ao ano de estreia de determinados personagens nas HQs. No caso de 1966, é o ano de estreia do Alto Evolucionário, um vilão bem importante na origem da Feiticeira Escarlate.

Imagem de capa do item

Darcy Lewis

A segunda personagem apresentada novamente na série é Darcy Lewis, que já havia aparecido nos dois primeiros filmes solos do Thor, como uma estagiária trabalhando para Jane Foster. Apesar de brincalhona e piadista, ela é muito inteligente no campo de astrofísica e agora descobrimos que ela é uma Doutora na área.

A personagem aparece em um único episódio e já está sendo mais bem utilizada do que quando apareceu nos filmes do Deus do Trovão, já que seu timing cômico (graças à atriz Kat Dennings) é mais orgânico e mais apropriado. Ela também consegue ser mais séria nos momentos que exigem isso.

Imagem de capa do item

Radiação Cósmica de Fundo em Microondas

Enquanto estuda o que está acontecendo em Westview, Darcy também nos fala sobre Radiação Cósmica de Fundo em Microondas, um termo complexo para se referir a uma espécie de radiação que existe desde o big-bang, antes mesmo da criação do Planeta Terra.

Essa radiação pode estar ligada às Joias do Infinito, mas há quem acredite que também se trata de uma referência ao Quarteto Fantástico - já que os heróis ganham poderes através de energia cósmica. Curioso é que um dos líderes da S.W.O.R.D. fala sobre astronautas desaparecidos...

Imagem de capa do item

Questões e mais questões

Em um determinado momento, Jimmy Woo começa a escrever em um quadro branco algumas ideias e teorias do que pode estar acontecendo em Westview. Bem no canto da tela, podemos ver que uma das hipóteses levantadas pelo agente diz respeito à presença de Skrulls.

Além disso, ele também chama atenção para as formas de hexágonos vistas ao longo da série - inclusive, a própria área afetada por Wanda Maximoff em Westview é um hexágono. Como já tínhamos falado nas listas anteriores, esse é um elemento no qual ainda precisamos ficar de olho, e que pode trazer pistas para as resoluções da trama.

Imagem de capa do item

Sem identidade

Conforme descobrem mais sobre Westview, Jimmy Woo e Darcy Lewis traçam um grande quadro com todas as pessoas que estavam desaparecidas e que ganharam novas identidades na realidade fantástica da Feiticeira Escarlate. A maior parte desses nomes é comum e não possui ligações com as HQs.

Entretanto, é curioso notar duas coisas: a primeira delas é que Agnes, a vizinha enxerida vivida por Kathryn Hahn, não possui uma identidade fora daquele mundo. Enquanto isso, Dottie, interpretada por Emma Caulfield, nem sequer possui uma ficha catalogando sua identidade e sua participação no sitcom da Feiticeira Escarlate.

Imagem de capa do item

O cadáver do Visão

Ao fim do episódio, vemos o que de fato aconteceu com Monica Rambeau quando ela falou sobre Ultron para a Feiticeira Escarlate. Depois que ela é jogada para fora de Westview por uma Wanda irritada, podemos ver o Visão em sua forma "morta", sem a Joia da Mente na testa.

E é bem curioso que, quando morto, o personagem assuma uma forma embranquecida e sem as clássicas cores de seu traje clássico. Essa pode bem ser uma referência à época em que o Visão perdeu seus sentimentos e emoções nas HQs, adotando uma forma completamente branca na revista dos Vingadores da Costa Oeste.