WandaVision: Easter-eggs e referências no último episódio da série
WandaVision: Easter-eggs e referências no último episódio da série
Mais WandaVision, mais easter-eggs! Você deixou algum deles escapar?
Nesta sexta-feira (05), tivemos a aguardada final de WandaVision. A série veio para contar uma história da Feiticeira Escarlate e conquistou os fãs com suas surpresas, revelações e viradas dramáticas. Porém, tudo que é bom chega ao fim, e agora ficamos com expectativas para o futuro da heroína no Universo Cinematográfico da Marvel.
Apesar disso, o nono capítulo, que está disponível no Disney+, conta com vários easter-eggs, referências e revelações especiais, cimentando algumas teorias populares dos fãs. Pensando nisso, resolvemos listar aqui todos os easter-eggs e conexões do nono e último episódio de WandaVision! Conseguiu notar todos eles?
Visão sem sentimentos
O último episódio começa justamente de onde o anterior parou, com a luta iminente entre Wanda Maximoff e Agatha Harkness. A heroína ainda consegue dar a volta por cima e jogar um carro em cima da vilã, mas logo é interrompida pela chegada do Visão branco.
Esse Visão é feito com todas as partes corporais do herói original, mas sem a Joia da Mente em sua testa. Por conta disso, ele é totalmente desprovido de sentimentos e emoções - algo que também acontece nas HQs, quando o herói assume essa tonalidade. Só que lá, ele não chega a ser vilanesco...
O Darkhold
Comprovando o que muitos já suspeitavam, Agatha Harkness revela, em um momento bem interessante, que o livro de feitiços presente em sua casa era, na verdade, o Darkhold, um grimório sombrio que inclusive conta com um capítulo especial dedicado à história da Feiticeira Escarlate.
Nos quadrinhos, o Darkhold (ou Tomo Negro) é um livro de magia das trevas escrito pelo deus-demônio Chthon. Pela aparição desse livro na série, podemos considerar que produções como Agentes da S.H.I.E.L.D. e Fugitivos não são canônicas do Universo Cinematográfico da Marvel.
Um mistério a menos...
Os fãs que fizeram diversas teorias e especulações podem se decepcionar com o final da série. Um dos mistérios que muitos esperavam ver a solução diz respeito justamente à identidade do "Falso Pietro" que aparece para visitar Wanda Maximoff e sua família.
Pois bem, o episódio final deixa claro que seu nome é Ralph Bohner. Ou seja, ele é o tal "marido" de quem Agatha Harkness tanto falava. Não é a primeira vez que a Marvel Studios dá uma trollada nos fãs com a sugestão de um Multiverso (basta lembrar do último filme do Homem-Aranha), mas definitivamente é a mais dolorosa...
Dinastia M
Quando Wanda Maximoff é confrontada pelos habitantes de Westview, que finalmente conseguem quebrar o controle mental, ela logo se vê cercada por uma população confusa e feroz, que exige explicações e atitudes para se verem livres daquela "realidade perfeita".
É aí que Wanda fala sobre como tentou fazer de tudo para dar a essas pessoas vidas tranquilas e pacíficas. Na saga Dinastia M das HQs, é justamente isso que a Feiticeira Escarlate faz, dando "vidas perfeitas" a inúmeros de seus conhecidos e aliados.
Filminhos
Quando Wanda é pressionada pelos moradores de Westview, ela começa a abrir o domo da cidade, e podemos ver que o lugar é alterado totalmente por conta das camadas de feitiços depositados pela heroína. No cinema, temos referências a alguns filmes em cartaz.
Temos o anúncio de Oz: O Mágico e Poderoso, que é um prequel de O Mágico de Oz e se foca bastante nas origens de uma das bruxas, temos Astúcia de um Rebelde (de 1962) e Raptado (de 1972), dois filmes clássicos. O primeiro fala da vida de um órfão, enquanto o segundo é um épico de aventura.
Os Incríveis
Pouco depois dessa cena, Wanda decide não desfazer o domo, sabendo que iria perder o Visão e seus filhos caso continuasse com o plano. E é justo aí que vemos a família reunida, usando seus poderes para lutar contra militares, o Visão Branco e Agatha Harkness.
É engraçado porque essa cena até lembra um pouco a animação Os Incríveis, de 2004, que também trata de uma família de super-heróis. Curiosamente, o filme até é mencionado no sexto episódio da série, aparecendo no letreiro do cinema.
Batalha de Visões
Enquanto Wanda e os gêmeos vivem suas próprias lutas, o Visão criado pela Vingadora ataca sua contraparte sem sentimentos, o Visão Branco. Essa luta até nos lembra um pouco de um arco dos Vingadores onde o Sintozoide enfrenta uma versão sua de outra realidade, o Anti-Visão.
Além disso, toda a forma como a cena é construída é muito interessante. O Visão sabe que seu duplo não possui sentimentos e, portanto, ataca com mais precisão. Por isso, ele o derrota em um debate ideológico, onde ambos conversam sobre o Paradoxo do Navio de Teseu.
Monica Rambeau ganha mais poderes
Quando os Gêmeos Maximoff enfrentam os militares, recebem uma saraivada de tiros sem aviso. Felizmente, Monica Rambeau está lá para ajudá-los, e aqui podemos vê-la usando um novo conjunto de habilidades que deve se tornar muito útil no futuro.
Basicamente, o corpo de Monica se torna "intangível", conforme as balas passam por ela e perdem aceleração, caindo logo após atravessá-la. Nas HQs, Monica é capaz de se transformar em luz e outras formas de energia, e é bem provável que tenha sido isso que aconteceu aqui.
Reformulado
Depois da longa discussão sobre o Navio de Teseu, os dois Visões chegam a um consenso. O Visão descobre que o Visão Branco é uma versão dele "formatada", sem memórias e sentimentos. Por isso, ele consegue inserir nele algumas lembranças ao longo dos anos.
Nisso, podemos ver cenas de diversos filmes, como Vingadores: Era de Ultron, Capitão América: Guerra Civil e Vingadores: Guerra Infinita. Com isso, o Visão Branco foge do domo, descobrindo que é o Visão original, ainda que sem seus sentimentos - mas com as memórias restauradas.
Feitiço mental
Enquanto Agatha Harkness observa todo o caos em Westview, Wanda Maximoff se aproxima dela silenciosamente, antes de usar seus dons de telepatia para controlar a mente da vilã e fazê-la reviver o momento em que traiu e roubou os poderes das bruxas de seu coven.
A forma como Wanda se aproxima e usa seu feitiço lembra bastante uma cena parecida em Vingadores: Era de Ultron, onde ela faz a mesma coisa com Tony Stark. A movimentação da heroína é mais rápida e ela se aproxima por trás sem ser notada, o que parece uma esperta referência ao filme.
"Novo" visual
Após uma longa batalha com Agatha Harkness, Wanda assume seu posto e sua magia, transformando-se de vez na Feiticeira Escarlate. Graças a isso, ela ganha uma nova roupa muito bonita, com direito a uma tiara bem parecida com a das HQs, algo que os fãs pediam desde sua estreia no MCU.
O curioso desse visual, no entanto, é que ele não é tão "novo" quanto muitos fãs pensam. Em 2015, artes conceituais de Vingadores: Era de Ultron mostravam trajes bem parecidos com esse, dando a entender que a Marvel Studios pode ter reaproveitado aqueles designs descartados na série.
Agatha vai retornar!
Um dos maiores medos dos fãs era ver Agatha Harkness morrendo ou sendo facilmente tirada de cena, já que isso é um costume frequente nos filmes do Universo Cinematográfico da Marvel. Felizmente, ainda devemos ter uma dose de Kathryn Hahn no futuro da saga.
Após ser derrotada, Agatha fala que Wanda liberou algo poderoso e que vai precisar de ajuda. Wanda rebate, dizendo que vai procurá-la quando isso for necessário, antes de transformá-la novamente em Agnes. Será que ela vai retornar em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura?
Wanda e a Joia da Mente
Ao fim do dia, Wanda Maximoff reconhece que não pode mais passar muito tempo dentro daquela "realidade perfeita" de Westview. Ela convoca seus filhos e o Visão para um último adeus, enquanto o domo começa a se fechar sobre a cidade. E temos uma conversa belíssima entre marido e mulher.
Na cena, o Visão se questiona novamente sobre qual é sua identidade. Afinal, se ele foi criado por Wanda, quem ele é? E nesse momento, a heroína faz uma revelação bem interessante: "Você é a parte da Joia da Mente que vive em mim". Isso deixa explícito que a gema do infinito deixou "algo a mais" em Wanda além de expandir seus poderes.
Até um androide pode chorar
Após esse diálogo lindo e emocionante, vemos o Visão completamente entregue e emocionado, pouco antes do domo chegar. É aí que, pela primeira vez no Universo Cinematográfico da Marvel, ele derruba uma lágrima, em um momento muito singular de seu relacionamento com Wanda.
A cena parece ser uma referência direta à frase "até um androide pode chorar", que é o nome de uma das histórias mais interessantes do herói e marca sua entrada definitiva para os Vingadores nos quadrinhos. A HQ termina justamente com ele chorando, provando que não é apenas uma máquina.
Invasão Secreta?
A série termina e então somos agraciados com não apenas uma, mas duas cenas pós-créditos. A primeira delas é focada em Monica Rambeau, que é chamada por uma agente federal para o cinema de Westview. Monica vai sem hesitar, e ao chegar lá percebe que só a agente está a acompanhando.
Pois bem, essa mesma agente se transforma e revela seu verdadeiro rosto, como uma Skrull. Ela diz que um amigo da mãe de Monica (Talos, Carol Danvers ou Nick Fury, muito provavelmente) está lhe chamando no espaço. Seria esse o ponto de partida para a série da Invasão Secreta ou Capitã Marvel 2?
Aos pés da montanha...
A segunda cena pós-créditos, no entanto, nos dá um gostinho do que esperar pela Feiticeira Escarlate. A cena começa mostrando um lugar gelado e montanhoso, que definitivamente não parece ser nos Estados Unidos. Muitos acreditam que pode ser um local no Leste Europeu, próximo a onde Sokóvia costumava estar.
Vemos então que Wanda Maximoff está morando em uma casa no pé de uma montanha. Nos quadrinhos, Wanda nasceu no Monte Wundagore e o local é completamente relacionado à origem de seus poderes místicos, por ser onde o demônio Chthon foi selado há vários anos. Assim sendo, seria possível que a montanha fosse o Monte Wundagore?
Wanda ao resgate!
Quando adentramos a casa de Wanda, vemos que ela está fazendo suas tarefas cotidianas enquanto o que parece ser a projeção astral da heroína vasculhas as páginas do Darkhold - que, vale lembrar mais uma vez, foi o livro escrito por Chthon nos quadrinhos.
Ela então escuta os gritos de socorro Billy e Tommy Maximoff. A expressão da Vingadora muda imediatamente e ela parece correr, enquanto a câmera corta sem nos dar explicações. Isso pode ser um indício de que os meninos ainda estão vivos, de alguma forma.
Porém, é bem curioso que isso seja um teaser para Doutor Estranho no Multiverso da Loucura. Há rumores de que toda a cena foi dirigida por Sam Raimi. Nas HQs, quem lê o Darkhold fica consumido por sua magia sombria - então seria possível que Wanda se tornasse de fato uma das vilãs do longa?