Wakanda: Saiba tudo sobre as tribos da nação do Pantera Negra no MCU
Wakanda: Saiba tudo sobre as tribos da nação do Pantera Negra no MCU
Seis tribos, uma só nação!
Desde que Pantera Negra chegou aos cinemas em 2018, o Universo Cinematográfico da Marvel ganhou uma grande expansão em sua mitologia, graças à inserção do reino de Wakanda. Localizada no coração da África, a nação prosperou em silêncio durante anos graças ao vibranium, um metal de propriedades misteriosas que é quase indestrutível.
Enquanto, nas HQs, Wakanda é dividida em vários povos e tribos, os cinemas trouxeram uma simplificação para esse conceito com apenas cinco tribos principais – além de uma designação própria para a Família Real. Aqui, você vai conhecer um pouco mais das 6 tribos de Wakanda, bem como sua cultura, vestimenta e religião.
Vale ressaltar que alguns grupos, como as dora milaje, não correspondem a uma única tribo, já que as guerreiras são selecionadas por toda Wakanda.
Tribo Dourada
A Família Real de Wakanda não é bem uma tribo, mas é considerada de tal forma por conta de sua importância no reino. Eles são os descendentes diretos do Rei Bashenga, o primeiro guerreiro a se tornar o Pantera Negra e unificar todas as tribos em uma única nação.
Os membros da Família Real costumam usar várias cores, sobretudo preto, branco, dourado e roxo, além de cultuarem a deusa egípcia Bast, que toma a forma de uma pantera. Falando nisso, o animal que representa essa "casa" também é uma pantera negra.
Tribo Jabari
Também conhecidos como a Tribo da Montanha, os Jabari são os mais diferentes de toda Wakanda. Para começar, em vez de cultuarem Bast, como o resto do povo, eles são adoradores de Hanuman, o deus-gorila. Além disso, estão quase sempre em pé de guerra com a Família Real.
Os Jabari costumam usar branco e marrom, em honra ao seu deus. O povo Jabari segue um estilo de vida mais tradicional e seguem com firmeza seu líder, M'Baku. O animal que os representa é o gorila de dorso prateado e eles costumam falar em dialeto Yoruba, diferente do resto do povo de Wakanda, que fala em Xhosa.
A tribo Jabari do MCU é parcialmente inspirada pelo povo Karo, da Etiópia; e pelo povo Dogon, de Mali.
Tribo do Rio
A Tribo do Rio é de onde vem Nakia, e eles são conhecidos por sua proximidade com a água. Geralmente são pescadores, embora seu papel na nação nunca tenha sido muito explorada. Assim como boa parte de Wakanda, eles cultuam a deusa Bast.
Geralmente vestem roupas verdes e os homens podem ou não colocar o botoque - um disco de madeira inserido no lábio inferior. O animal que os define é o crocodilo do rio, e eles vivem próximos à margem do rio que corta Wakanda.
A tribo é parcialmente inspirado nos povos Mursi e Suri, encontrados na Etiópia.
Tribo da Fronteira
A Tribo da Fronteira é a responsável pela proteção de Wakanda contra as ameaças externas. Eles sempre se disfarçam como fazendeiros ou caçadores para despistar possíveis ameaças invasoras, mas são conhecidos por serem poderosos guerreiros que criam rinocerontes brancos para o combate.
Eles geralmente são associados à cor azul e, apesar de serem afastados do coração da nação, possuem um papel fundamental na política e na proteção de Wakanda. Eles costumam adornar o rosto com marcas e cicatrizes, e assim como boa parte do povo de Wakanda, também cultuam a deusa Bast.
A tribo é parcialmente inspirada pelo povo do Lesoto, que fica localizado no Sul da África.
Tribo Mineradora
Como a maior riqueza de Wakanda vem justamente do vibranium, era mais do que necessário um grupo de pessoas responsáveis por coletar e guardar esse material. Assim temos a Tribo da Mineração, que infelizmente nunca foram muito exploradas nos filmes do Pantera Negra.
Trabalhadores braçais, eles costumam usar trajes vermelhos, laranjas e até amarelos, e o animal que os representa é o leão. Eles usam adereços bem chamativos na cabeça e também são adoradores da deusa Bast. Eles também são bem conhecidos por seu domínio da metalurgia.
A tribo é parcialmente inspirada nos povos Himba e Maasai, que ficam localizados no Leste Africano.
Tribo dos Mercantes
O último dos povos de Wakanda é a Tribo dos Mercantes, responsáveis não apenas pelo comércio, mas também pelas artes e pela difusão cultural dentro da nação. Eles adoram Bast e costumam esconder seus rostos com um véu durante a atividade mercantil, para manterem seu anonimato.
Suas cores principais são o azul escuro e o roxo, e eles também são conhecidos como o "povo Masu". Contudo, diferente das demais tribos, não se sabe ao certo qual animal simboliza a Tribo dos Mercantes. É válido ressaltar, no entanto, que eles possuem grande participação no conselho da nação.
A tribo é parcialmente inspirada no povo Tuaregue, que é encontrado na região do Deserto do Saara e no Sahel.