Viúva Negra: 10 momentos mais importantes e definidores da história da heroína
Viúva Negra: 10 momentos mais importantes e definidores da história da heroína
Espiã, heroína, Vingadora… as várias vida de Natasha Romanova!
Ao longo dos anos, a Viúva Negra se tornou uma das personagens mais interessantes da Marvel Comics, antes mesmo de ganhar sua adaptação no Universo Cinematográfico da Marvel, onde foi interpretada por Scarlett Johansson. Com uma trágica origem e uma necessidade de se redimir perante aos olhos da sociedade, a espiã já viveu aventuras bem perigosas nos quadrinhos.
Com uma complexa história que vai desde a Sala Vermelha até os dias atuais, a heroína teve que batalhar para encontrar seu lugar de destaque ao lado dos Vingadores e outros heróis do Universo Marvel. Por isso, aqui selecionamos 10 momentos importantes e definidores na história da Viúva Negra!
Sala Vermelha
Os detalhes da origem da Viúva Negra são bem complexos e misteriosos, já que a heroína passou anos sofrendo lavagem cerebral em seu treinamento intenso na Sala Vermelha - uma subdivisão da KGB criada para formar os assassinos mais implacáveis da União Soviética, e enviá-los para missões de cunho político ao redor do mundo.
Desde criança, Natalia Alianova Romanova foi tratada como uma máquina - fria e implacável, pronta para obedecer a qualquer comando de seus chefes. Foi nesse período que ela conheceu Bucky Barnes, o Soldado Invernal, que serviu como seu instrutor e com quem teve, durante um bom tempo, um relacionamento secreto.
Viúva Negra e Guardião Vermelho
Muito antes de se mudar para os Estados Unidos, Natalia Romanova teve uma vida na Rússia - ao menos, uma vida construída por segredos e mentiras, feita sob medida pelo governo soviético para que a assassina pudesse ter um "alter ego civil". Foi assim que ela se casou com Alexi Shostakov, o herói chamado Guardião Vermelha - a versão soviética do Capitão América.
Durante esse período, ela conseguiu reconquistar um pouco sua liberdade e parou de atuar como espiã. Porém, em dado momento, Alexi foi sequestrado por agentes da KGB, que enganaram Natalia dizendo que ele havia morrido. Isso fez com que a jovem mulher reconquistasse o título de Viúva Negra, e começasse sua carreira de espionagem em solo americano.
Espiã industrial
Tudo que você leu nos itens anteriores é retratado em histórias mais recentes da heroína. Em suas primeiras aparições nos quadrinhos, na década de 60, ela já era uma espiã estabelecida nos Estados Unidos, que se tornaria a oponente mais imprevisível do Homem de Ferro. Nessa época, ela já estava usando o seu nome americanizado: Natasha Romanov.
Após alguns confrontos (e derrotas) iniciais, a Viúva Negra contratou um ajudante para seus atos criminosos, o Gavião Arqueiro. A dupla conseguiu infernizar a vida de Tony Stark por meses, e quase tiveram sucesso em falir a empresa do bilionário. No entanto, após esses confrontos, os dois passaram a agir de forma mais heroica.
Natasha se alia aos Vingadores
Diferente do que muitos pensam, a Viúva Negra não foi uma integrante da segunda formação dos Vingadores - aquela composta pelo Capitão América, Gavião Arqueiro, Mercúrio e Feiticeira Escarlate. Em vez disso, demorou um tempo até a espiã se acostumar com a ideia de trabalhar em equipe - e mais tempo ainda para que outros pudessem confiar nela.
Um dos momentos mais interessantes da jornada da heroína se dá quando ela ajuda os Heróis Mais Poderosos da Terra a enfrentar os Ultróides e o tirano espacial Ixar. Na batalha, a Viúva é crucial para a vitória dos heróis, mas por ameaçar matar Ixar, percebe que ainda não está pronta para entrar para os Vingadores. Isso só aconteceria algum tempo depois.
Campeões
Após rejeitar a oferta de entrar para os Vingadores, a Viúva Negra se viu em uma jornada de autodescobrimento, tomando suas próprias decisões livre do controle da Sala Vermelha de uma vez por todas. Entre aventuras solo e pequenas parcerias, ela acabou criando sua primeira superequipe nas HQs, os Campeões.
O grupo era composto por ela, Homem de Gelo e Anjo dos X-Men, o semideus Hércules e o Motoqueiro Fantasma. No entanto, o grupo só teve poucas aventuras juntos e logo debandaram por problemas financeiros. A Viúva então teve uma breve parceria com Hércules, mas também não teve muito sucesso nessa empreitada.
A Viúva e o Diabo
Muitos fãs são obcecados com toda a conexão entre a Viúva Negra e o Demolidor nos quadrinhos, e isso começou logo após o momento em que a heroína recusou-se a entrar para os Vingadores. Em uma aventura urbana, Natasha Romanov acabou se aliando ao Homem Sem Medo, e os dois se auxiliaram em algumas missões.
Após a debandada dos Campeões, eles voltaram a se encontrar e tiveram um romance. Nesse período, Natasha ajudou Matt Murdock a enfrentar o tenebroso Tentáculo, que estava sendo liderado por ninguém menos que Elektra Natchios, a ex-namorada do herói. Com o passar dos anos, Viúva e Demolidor sempre se apoiaram e trocaram favores.
O segredo de Yelena Belova
Os anos 90 trouxeram mudanças interessantes para as histórias da Viúva Negra, especialmente com a espiã virando parte do selo Marvel Knights, que publicava histórias mais voltadas a um público adulto. Enquanto lutava ao lado de outros heróis e fazia suas próprias missões, Natasha Romanov se viu ameaçada pelo surgimento de outra espiã russa.
Yelena Belova surgiu do nada e já chegou desafiando Natasha pelo título de Viúva Negra, o que levou a uma série de confrontos entre as duas. Na última década, Belova ganhou um novo backstory nos quadrinhos para se adequar à sua adaptação no MCU, e nas histórias mais recentes, ela já se tornou uma grande amiga e aliada de Natasha.
Guerra Secreta
Entre 2004 e 2005, a Marvel Comics lançou uma pequena saga chamada Guerra Secreta, que contava com Nick Fury liderando um esquadrão de heróis para invadir a Latvéria e derrotar a primeira-ministra local, Lucia Von Bardas. No entanto, quando os heróis retornaram aos Estados Unidos, Fury apagou suas mentes e fez com que eles se esquecessem de tudo.
Esse grupo era composto, entre outros, por Viúva Negra, Capitão América, Wolverine, Homem-Aranha e Demolidor. No entanto, ao descobrir que Fury havia feito lavagem cerebral nela e em seus colegas, Natasha começou uma cruzada pessoal para responsabilizar o Diretor da S.H.I.E.L.D. por suas ações.
Corrigindo seus erros
Em 2014, como parte do selo Marvel NOW, a heroína ganhou uma nova HQ solo escrita por Nathan Edmondson e ilustrada por Phil Noto, levando Natasha Romanov de volta às suas histórias de thriller de espionagem e suspense político. Nessa trama, a Viúva Negra encontra vários heróis do Universo Marvel enquanto tenta corrigir os erros de seu passado.
Com um clima que lembra os filmes das sagas Missão: Impossível e 007, a HQ traz momentos emocionantes na jornada de Nat, que precisa lidar com o peso da KGB e da Sala Vermelha em seu passado. Além disso, a espiã ainda se une com várias figuras bem interessantes, como X-23, Justiceiro e, é lógico, o Demolidor.
A teia da Viúva Negra
Outro momento bem interessante na história de Natasha Romanov se dá em um dos quadrinhos mais recentes da heroína, intitulado A Teia da Viúva Negra. Na trama, a espiã precisa conectar várias pontas soltas do passado para resolver um grande mistério, se aliando a figuras improváveis como o Homem de Ferro e o Soldado Invernal.
Além disso, ela ainda conta com a ajuda de Yelena Belova e também do Gavião Arqueiro, o que rende uma épica batalha enquanto Natasha tenta se livrar de novos esqueletos em seu armário. Publicada originalmente em 2019, a minissérie já incorpora diversos aspectos importantes do MCU, com uma abordagem mais próxima da versão interpretada por Scarlett Johansson.