Viúva Negra: 5 perguntas que o filme deixa para futuro da Marvel

Capa da Publicação

Viúva Negra: 5 perguntas que o filme deixa para futuro da Marvel

Por Camila Sousa

Atenção: Alerta de Spoilers!

Após muita espera dos fãs, o filme solo da Viúva Negra finalmente foi lançado, mostrando Natasha reencontrando nomes importantes de seu passado em uma missão importante.

Situado após os eventos de Capitão América: Guerra Civil (2016), o longa é uma aventura separada da personagem e, apesar de ser um prelúdio, deixou algumas questões que o MCU ainda pode explorar no futuro. Na lista abaixo, detalhamos cinco pontos deixados em aberto pelo filme.

Imagem de capa do item

E as Viúvas pelo mundo?

Em Viúva Negra, Natasha e companhia conseguem derrotar Dreykov e pôr um fim à Sala Vermelha, local de treinamento das Viúvas Negras. Antes disso, porém, o vilão revela para Natasha que há várias viúvas espalhadas pelo mundo, realizados missões e infiltradas em diversas instituições e governos.

O longa também estabelece que essas agentes não estão agindo por conta própria e precisam de um antídoto para a “subjugação química” pela qual passaram. Dreykov vê as viúvas como meninas descartáveis e isso incomoda Natasha que, antes de destruir tudo, salva o arquivo com a localização de cada uma e entrega para Yelena.

Como o longa deixa claro que veremos a personagem de Florence Pugh no futuro, há a abertura para mostrar a busca dela por essas personagens. Pelo que o filme mostra, há milhares delas e seria muito difícil rastrear todas, mas Yelena com certeza não deixou de lado essa missão tão importante deixada por Natasha.

Imagem de capa do item

A Treinadora pode voltar?

Outra revelação que o filme faz é sobre a identidade do Treinador que é, na verdade, Treinadora. Viúva Negra mostra o que aconteceu em Budapeste com Natasha e Clint, e foi algo realmente pesado: no intuito de matar Dreykov, criador da Sala Vermelha, a vingadora explodiu um prédio que tinha Antonia, a filha dele, lá dentro.

No tempo presente, o longa revela que Dreykov implantou um chip na nuca de sua própria filha, que foi muito ferida no ataque, e a transformou na Treinadora, uma guerreira implacável capaz de copiar os movimentos de seus inimigos, e também controlada por ele.

Ao final da produção, Natasha confronta a jovem que feriu no passado e Antonia é libertada do controle exercido por seu pai, agora morto. Ela é levada para ser cuidada junto com as viúvas sobreviventes à destruição da Sala Vermelha e resta a dúvida de como o MCU pode usá-la no futuro. A personagem foi interpretada por ninguém menos do que Olga Kurylenko, então é muito provável que a Marvel tenha planos para ela, especialmente agora fora do controle de Dreykov.

Imagem de capa do item

Saberemos mais sobre O Agente?

Outro personagem que pode voltar no futuro é Mason, também conhecido como O Agente, interpretado por O-T Fagbenle. Enquanto teorias anteriores imaginavam que o personagem poderia ser o Treinador, ele foi revelado como Rick Mason, personagem que é filho do Consertador nos quadrinhos. Em Viúva Negra, o personagem aparece apenas em alguns momentos para ajudar Natasha e Yelena com itens necessários para as missões.

Imagem de capa do item

E Melina e Alexei?

Outros personagens que terminam o longa com o futuro incerto são Melina e Alexei, interpretados por Rachel Weisz e David Harbour, respectivamente. Melina foi apresentada como uma personagem extremamente inteligente, que faz estudos neurológicos avançados. Logo seria interessante vê-la no futuro ao lado de outros grandes nomes do MCU, como Bruce Banner e Shuri.

Já Alexei, o Guardião Vermelho, também fica com a possibilidade em aberto de aparecer em uma nova aventura focada em uma nova Viúva Negra (falaremos mais abaixo) e não dá para negar que também seria divertido ver o personagem ao lado dos Vingadores, falando suas supostas “aventuras” ao lado do Capitão América.

Imagem de capa do item

Qual será o futuro de Yelena?

Ao lado das Viúvas Negras, o futuro de Yelena Belova é uma das pontas soltas mais interessantes deixadas pelo filme. A mais óbvia é mostrada nas cenas pós-créditos, quando Yelena visita o túmulo de Natasha e recebe de Valentina de Fontaine (sim, ela mesma), a missão de ir atrás de Clint Barton, o Gavião Arqueiro. Dessa forma, o longa deixa estabelecido que a personagem vai aparecer na série do Gavião Arqueiro, mas não para por aí.

Viúva Negra foi uma clara passagem de manto de Natasha para Yelena, que tem tudo para ser a nova espiã do MCU. Como a personagem de Scarlett Johansson já fez parte dos Vingadores e teve toda a sua jornada de considerar os heróis como sua família, a história dessa Viúva Negra deve ser diferente, talvez até focando em mais aventuras solo no futuro.