Os 8 principais vilões da Liga da Justiça, ranqueados do mais fraco ao mais forte

Capa da Publicação

Os 8 principais vilões da Liga da Justiça, ranqueados do mais fraco ao mais forte

Por Gus Fiaux

DC Comics é muito prolífica no que diz respeito aos heróis que compõem seu universo – no entanto, quando falamos de equipes heroicas, é impossível não pensar diretamente na Liga da Justiça, a reunião dos maiores defensores da Terra de todos os tempos. Porém, também precisamos pensar em todos os vilões que o grupo já enfrentou ao longo de tanto tempo.

Desde conquistadores alienígenas impiedosos a guerreiros imortais, a Liga da Justiça tem um grande número de vilões em seu currículo – muitos dos quais jamais seriam detidos só por um ou dois heróis. Por isso, selecionamos aqui os 8 inimigos mais poderosos da Liga da Justiça, ranqueados do mais fraco ao mais forte!

Para esta lista, estamos desconsiderando equipes de super-vilões (como a Legião do Mal e a Liga da Injustiça) e também deixamos de lado personagens que começaram como vilões individuais de heróis específicos antes de enfrentarem a equipe como um todo, por isso não se assuste se não ver o Lex Luthor ou o Coringa na lista!

Imagem de capa do item

Felix Fausto

Um poderoso feiticeiro que fez um pacto faustiano e recebeu dons diabólicos e assustadores, Felix Fausto é um inimigo pouco conhecido da Liga da Justiça, ainda que tenha aparecido algumas vezes no desenho animado da equipe. Ainda assim, ele merece um posto de destaque aqui, já que também se tornou inimigo da Liga da Justiça Sombria, a versão "mística" do grupo.

Sempre interessado em acumular todo o conhecimento mágico disponível no universo, ele apareceu pela primeira vez em Justice League of America #10, o que o torna um dos primeiros antagonistas do grupo. Graças ao seu pacto demoníaco, ele possui dons telepáticos, manipulação de energia e até mesmo a capacidade de invocar seres monstruosos da antiguidade.

Imagem de capa do item

Prometheus

Nem sempre os superpoderes são necessários quando se tem um intelecto tão inigualável quanto o de Prometheus. Uma espécie de "paródia" do próprio Batman, o vilão foi criado por Grant Morrison para trazer um grande dilema para a Liga da Justiça nos quadrinhos - tanto que quase foi capaz de destruir a equipe por inteiro.

Com uma identidade secreta que até hoje não foi descoberta, Prometheus é capaz de "copiar" as habilidades de seus oponentes graças a um capacete que ele mesmo desenvolveu. Dessa forma, ele pode imitar o estilo de luta de vários heróis e usá-los contra eles próprios. Um bom exemplo de como ele é perigoso está no arco Liga da Justiça: Clamor por Justiça, de 2009.

Imagem de capa do item

Amazo

Falando em vilões que conseguem copiar as habilidades de seus oponentes, um nome que sempre faz os membros da Liga da Justiça tremerem é o de Amazo, um androide extremamente poderoso desenvolvido pelo maligno Professor Ivo, como sua arma final contra os heróis mais clássicos da DC Comics.

Amazo tem a capacidade de replicar os dons e poderes de seus adversários, o que o torna uma arma imparável contra os membros da equipe. O vilão teve uma "versão repaginada" durante os Novos 52 - em vez de ser um androide como em sua versão clássica, ele passou a ser um vírus que tomava conta do corpo de seres superpoderosos e os transformava em armas vivas.

Imagem de capa do item

Despero

Conhecido por ser o primeiro vilão que a Liga enfrentou em seu título solo (ele deu as caras pela primeira vez em Justice League of America #1, de 1960), Despero é o típico conquistador alienígena que já esperamos ver enfrentando os clássicos heróis da editora. Porém, seu visual por si só já é bem assustador: pele vermelha, escamas e um ameaçador terceiro olho.

O mais interessante sobre o personagem é como ele foi evoluindo ao longo do tempo. Inicialmente apresentado como um vilão fraco com alguns dons de controle mental, Despero logo se tornou um dos inimigos mais furiosos da Liga da Justiça nas HQs. Além de vários poderes mentais, ele também é um usuário de magia, o que o torna um baita problema para o Superman.

Imagem de capa do item

Starro

Se você é um fã de carteirinha da Liga da Justiça nos quadrinhos, deve saber que Starro foi o primeiro vilão que a equipe já enfrentou em toda a sua história - sim, muitos anos antes do alienígena aparecer em O Esquadrão Suicida. E há um motivo pelo qual esse ser com uma aparência tão peculiar merece um lugar especial na lista.

Vindo de um planeta longínquo, Starro é um conquistador alienígena que até parece uma estrela do mar gigante, com um único olho no centro do corpo. Porém, ele é bem mais que isso, já que possui poderes telepáticos e ainda é capaz de dispersar seus "esporos" por onde passa, que se prendem ao rosto de seus adversários e passam a controlá-los mentalmente.

Imagem de capa do item

Vandal Savage

Quem acompanha os quadrinhos da Liga da Justiça já deve ser mais do que familiarizado com Vandal Savage - um guerreiro imortal que já viveu mais de cem mil anos e pretende dominar a Terra. Para isso, ele já enfrentou vários dos maiores campeões do planeta, chegando a lutar de igual para igual com seres como o Superman.

Savage passou anos fazendo melhorias em seu próprio corpo e se tornando um versão aperfeiçoada de si mesmo. Além de possui superforça e resistência sobre-humana, ele ainda é um mestre em vários campos da ciência, tendo desenvolvido soros especiais e dispositivos - além de ser um excelente lutador de artes marciais.

Imagem de capa do item

Darkseid

Você pode nunca ter pego uma revista da Liga da Justiça na vida, mas é bem pouco provável que nunca tenha ouvido falar em Darkseid, levando em conta como o vilão é tido como um dos antagonistas mais poderosos de toda a história da DC Comics. E não é para menos, já que ele é um dos Novos Deuses e comanda com mão de ferro o planeta sombrio de Apokolips.

Visto como outro tirano espacial e conquistador cósmico - parece que não há escapatória para eles, não é mesmo? -, Darkseid é conhecido por ter passado sua vida em busca da Equação Anti-Vida, uma ferramenta que o deixaria capaz de controlar todo o universo e aniquilar todos os seus inimigos. Além de ser um vilão recorrente da Liga, Darkseid até já fez parte do grupo!

Imagem de capa do item

Anti-Monitor

Muitas vezes, os quadrinhos nos apresentam antagonistas tão poderosos e hediondos que nem mesmo uma vasta equipe de super-heróis é capaz de detê-lo. E esse é o caso do Anti-Monitor, mais conhecido por ser o vilão principal da maior saga da editora, Crise nas Infinitas Terras - e vale lembrar que ele já aterrorizava o Multiverso antes que isso fosse moda.

Vindo de um universo de antimatéria, o Anti-Monitor foi o responsável pelo colapso das várias Terras da DC Comics. O personagem até hoje é tido por muitos fãs como um dos maiores vilões de todos os tempos, tanto que a editora nunca conseguiu trazê-lo de volta com o mesmo grau de imponência e pavor que sua aparição original provocava.