Vikings Valhalla: Conheça as figuras históricas que aparecem na série
Vikings Valhalla: Conheça as figuras históricas que aparecem na série
Leif Eriksson, Rei Canute e mais: quem eles eram na vida real?
Alguns anos após a conclusão de Vikings, o universo dos nórdicos retorna – dessa vez, pelas mãos da Netflix. Vikings: Valhalla é ambientada 100 anos após a série original, e acompanha um mundo bastante diferente do que foi apresentado com Ragnar Lothbrok: agora, a presença viking se estende por todos os cantos do globo, ainda que os saxões ainda batam cabeça com os guerreiros.
Seguindo o mesmo DNA do seriado criado por Michael Hirst, o derivado da Netflix é baseado em fatos e eventos históricos, e inclui muitos dos grandes nomes da história nórdica, incluindo exploradores, guerreiros e reis.
Quer saber mais sobre quem eram as pessoas por trás dos personagens de Vikings: Valhalla? Conheça algumas das personalidades históricas que aparecem na série da Netflix!
Vale lembrar que, como a série é baseada em fatos, algumas das descrições podem acidentalmente ser spoilers do futuro da série, portanto prossiga por conta e risco, ok?
Leif Eriksson
Discutivelmente o protagonista da série, Leif Eriksson é interpretado pelo australiano Sam Corlett (O Mundo Sombrio de Sabrina). O personagem na vida real foi simplesmente um dos maiores exploradores nórdicos que existiu.
Nascido na Groenlândia por volta de 975 d.C., ele é filho de Erik, o Ruivo - um dos primeiros colonizadores de seu país de origem. As sagas apontam Leif como o primeiro europeu a pisar na América do Norte. Há relatos de que Leif Eriksson desembarcou na região que hoje é conhecida como o Canadá por volta do ano 1000, em uma expedição para encontrar lugares com um frio menos implacável que o da Groenlândia.
Ao chegar no continente que viria a ser a América do Norte, o explorador encontrou grandes florestas carregadas, batizou o local de Vinlândia (a Terra das Vinhas, pelas várias árvores de uva que encontrou), e até mesmo desenvolveu uma colônia nórdica que coexistiu pacificamente com os indígenas - por um tempo.
Por conta de seus feitos, é comemorado em várias partes dos Estados Unidos o Dia de Leif Eriksson, data celebrada em 6 de outubro desde a década de 1960.
Freydis Eriksdotter
Assim como na série, onde é interpretada por Frida Gustavsson, Freydis Eriksdotter é a irmã de Leif Eriksson e filha de Erik, o Ruivo. Nas sagas nórdicas, ela é descrita como um guerreira voraz, capaz de se defender e de cometer atrocidades.
Uma das sagas aponta que Freydis viajou para a Vinlândia pouco após o irmão, e passou um período turbulento por lá entre atos de violência e intrigas, incluindo ter mentido para Leif Eriksson. Já outra reforça seu status como uma grande guerreira, liderando uma investida contra invasores.
Seu arco na série começa a construir essa imagem ao tê-la se vingando de seu abusador, e também se tornando uma escudeira em Kattegat.
Harald Sigurdsson
Interpretado por Leo Suter na série, Harald Sigurdsson - ou Harald Hardrada - foi um guerreiro que explorou diversas partes do mundo, participou de grandes batalhas da história e que se tornou rei da Noruega. Sua morte em 1066 é considerada o fim da era viking, portanto frequentemente recebe o título de O Último Viking.
Meio irmão de Olaf Haraldsson, Harald foi mais um dos guerreiros a sondar - e conquistar - os tronos da Noruega e até da Inglaterra, sem muito sucesso em unificá-los. Além disso, atuou nos exércitos do Império Bizantino, em Constantinopla, e também na guarda real do príncipe Yaroslav, da Rússia.
Vale pontuar que Harald Sigurdsson é descendente de Haroldo I, também conhecido como Harold Belos-Cabelos - ou então Harold Finehair, como é o personagem apresentado na série original de Vikings.
Olaf Haraldsson
O meio irmão de Harald Sigurdsson é interpretado por Jóhannes Haukur Jóhannesson na série. Na vida real, Olaf Haraldsson foi um viking cristão que se tornou rei da Noruega.
Assim como o irmão, é descendente de Harold Finehair, e é conhecido por ter liderado uma investida contra os ingleses em Londres, em um ataque que derrubou a ponte da cidade - fato que é mostrado na série. Além disso, o guerreiro também foi uma das forças por trás do avanço do cristianismo na Noruega.
Muito após a sua morte, que se deu em batalha, Olaf foi canonizado pela Igreja Católica, e sua imagem segue até hoje como um santo.
Emma da Normandia
Vivida por Laura Berlin na série, Emma da Normandia foi uma monarca francesa que assumiu o posto de rainha da Inglaterra, Dinamarca e Noruega através de seus vários casamentos diferentes.
Figura importante da história, ela sempre se manteve envolvida com política e era conhecida por ser uma ótima estrategista. Vale pontuar também que Emma é bisneta de Rollo, guerreiro viking que se tornou rei da Normandia - e que é um dos personagens principais da série original de Vikings.
Rei Canute
O Rei Canute (ou Cnut), interpretado por Bradley Freegard, foi um dos mais importantes nórdicos por ter assumido os tronos da Inglaterra, Dinamarca e Noruega. Mais impressionante ainda, conseguiu unificá-los em um império único.
Foi casado com Emma da Normandia, e é neto de Harald Bluetooth - cujo nome e feitos serviram como inspiração para a tecnologia tão conhecida hoje em dia.