Vigilantes: Saiba tudo sobre o derivado de Boku no Hero Academia
Vigilantes: Saiba tudo sobre o derivado de Boku no Hero Academia
Quem vigia os heróis de My Hero Academia?
Atenção: Alerta de Spoilers!
Boku no Hero Academia nos apresentou todo tipo de herói e vilão, a maioria sensacional, alguns nem tanto, mas um número realmente impressionante. Porém, na Sociedade de Heróis existe um lado cinza que essa história não explora… pelo menos no mangá original.
Vigilantes é o segundo derivado de Boku no Hero, seguindo por vias menos dicotômicas que a trama principal e talvez até mais interessantes, dependendo do seu gosto.
Preparei essa lista para apresentar essa aventura para vocês e, quem sabe, recrutar mais alguns vigilantes no caminho. Vem comigo?
O que é Vigilantes?
My Hero Academia: Vigilantes (também conhecido como Illegals em alguns lugares) é o segundo mangá derivado de Boku no Hero Academia. A publicação começou em 2016 e é escrita por Hideyuki Furuhashi e ilustrada por Betten Court.
A história de Vigilantes acontece no mesmo universo de Boku no Hero, seguindo justiceiros que atuam no Japão sem possuir a Licença de Herói. O mangá já possui 65 capítulos e está sendo publicado aqui no Brasil pela JBC sob o título de “Vigilante: My Hero Academia Illegals”.
Quais as inspirações do mangá dos Vigilantes?
Assim como Boku no Hero está enraizado no mundo dos super-heróis e quadrinhos americanos, Vigilantes também possui uma inspiração bem interessante na área.
De acordo com o autor, Hideyuki Furuhashi, sua história é influenciada pelas HQs de Watchmen, de Alan Moore, e Batman: O Cavaleiro das Trevas, de Frank Miller.
No entanto, o Koichi, protagonista do título, vem de outro lugar. Hideyuki afirmou que o personagem é inspirado no Amigão da Vizinhança, o Homem-Aranha.
Quando essa história se passa?
Mesmo estando no mesmo universo de My Hero Academia, Vigilantes se passa alguns anos antes da história do Midoriya começar.
Além disso, o mangá mostra também flashbacks de épocas ainda anteriores, como o período do Aizawa, do Present Mic e da Midnight como estudantes da UA.
Quem são os Vigilantes?
Seguimos um trio de protagonistas nessa aventura: o The Crawler, a Pop Step e o Knuckleduster.
Koichi Haimawari é o jovem vigilante conhecido como The Crawler. Sua individualidade é bem peculiar, chamada de “Deslizar e Planar”. Emitindo uma força de repulsão de seus membros, ele pode deslizar em alta velocidade flutuando perto do solo. Ele também aprende a usar essa habilidade para repelir ataques inimigos. Ah, Koichi também é um grande fã do All Might.
Já a Pop Step se chama Kazuho Haneyama. Ela trabalha como uma Idol adolescente, performando em shows nas ruas da cidade. Sua individualidade é o “Salto”, que lhe permite dar grandes saltos no ar e amortece sua aterrissagem.
Por fim, o mais velho da equipe, Knuckleduster, se chama Iwao Oguro. Antes de atuar como vigilante, ele era o herói profissional O’Clock. Sua individualidade, chamada “Overclock’, lhe permitia acelerar suas ondas cerebrais ao ponto de ver o mundo em câmera lenta, garantindo também certa super velocidade. No entanto, em algum ponto do passado, essa habilidade foi roubada pelo All For One.
O que o mangá mostra do passado do Aizawa?
Além dos Vigilantes, essa aventura mostra um pouco mais de heróis que conhecemos da história original. Entre eles, conhecemos o passado do Aizawa - e do Present Mic, por consequência.
Detalhes importantes do herói são revelados aqui. Descobrimos como ele acabou se tornando professor e porque ele age de maneira “cautelosa” com seus alunos; vemos mais da atuação do Eraser Head fora da UA e seu relacionamento com outros heróis; e, por fim, conhecemos Oboro Shirakumo e o grande trauma do passado do Shota.
Quem é Oboro Shirakumo?
Um herói importantíssimo para My Hero Academia que é melhor explorado em Vigilantes é o Oboro, que agia sob o codinome de Loud Cloud.
Oboro era o melhor amigo do Aizawa e do Present Mic, estudando com os dois na UA. O trio pretendia abrir uma Agência de Heróis quando terminassem os estudos, mas as coisas não seguiram por aí. Shirakumo morre durante um acidente na época dos estágios, em uma patrulha com o Aizawa.
Totalmente influenciado pelo Goku e o Sun Wukong (de Jornada para o Oeste), Oboro é um dos heróis mais legais que conhecemos em Vigilantes. Mais adiante em My Hero Academia, descobrimos que seu corpo foi usado pelo All For One e o Dr. Garaki para criar o Kurogiri.
Qual a relação do Stain com essa história?
Outro personagem que tem seu passado explicado em Vigilantes é o Stain, o Assassino de Heróis.
Descobrimos que, antes de ser um vilão, o Stain agia como vigilante sob o codinome de Stendhal. Ele até trabalha junto do trio protagonista, mas vai ficando mais violento e desiludido com a Sociedade de Heróis com o tempo.
No fim, os métodos do Stendhal ficam absurdos demais, ele assassina vários alvos e o Knuckleduster decide pará-lo. É na luta contra o ex-colega vigilante que o Stain “perde” o nariz, que é esmagado durante a batalha e ele corta fora um pouco depois. Assim, ele abandona o mundo dos heróis e passa a atuar como vilão.
O que é o Trigger?
Mais uma conexão direta com My Hero Academia, o Trigger é uma droga que “melhora” individualidades, sendo vendida no submundo para vilões.
Vigilantes explora melhor todo o contexto do Trigger, mas ela faz parte do arco do Shie Hassaikai, quando o grupo é um dos maiores fornecedores da droga no Japão.
Quais outros personagens aparecem no mangá?
Vários heróis de My Hero Academia participam da história de Vigilantes. Além do Aizawa, Present Mic e Midnight, o Best Jeanist, o Fat Gum e o Endeavor tem grande influência na história.
Talvez a participação mais interessante aqui seja do Tensei Iida, irmão do Tenya de Boku no Hero, agindo como Ingenium. Como Vigilantes é anterior a BNH, vemos o Tensei atuando como herói antes do incidente com o Stain, que lhe custou o movimento das pernas.
Vigilantes já está sendo adaptado para anime?
Mesmo com 65 capítulos na conta, sendo um grande sucesso e fazendo parte de um dos maiores fenômenos dos animes dos últimos anos, Vigilantes ainda não está sendo adaptado para animação.
No entanto, alguns rumores indicam que talvez isso esteja para acontecer. Em Agosto surgiu a informação de que a TOHO Studio estaria desenvolvendo uma nova série animada de My Hero Academia. Sem mais detalhes, é possível que isso se refira a Vigilantes. Se não, é só uma questão de tempo até que essa história ganhe seu próprio anime.