Uatu o Vigia: Saiba tudo sobre o narrador de What If
Uatu o Vigia: Saiba tudo sobre o narrador de What If
Conheça quem é a entidade que vigia o multiverso.
What if…?, a nova série animada da Marvel Studios exclusiva do Disney+, mostra um vislumbre de diferentes realidades do multiversos. Cada história é narrada a partir do ponto de vista do Vigia, Uatu, uma entidade cósmica misteriosa com um interesse particular pelas histórias alternativas dos principais heróis do MCU.
Nos quadrinhos, ele observa de longe os eventos mais importantes da editora se desdobrarem e nos cinemas ele pode ser uma peça chave para entender a insanidade de Doutor Estranho 2: No Multiverso da Loucura e como Jane Foster assume o manto de Deusa do Trovão em Thor: Love and Thunder. Confira 9 fatos cruciais para entender Uatu!
Quem é o Vigia?
Uatu, que aparece em What If…?, é membro de uma raça alienígena chamados de Vigias. Ele foi nomeado o Vigia da Terra sob o juramento de não interferir na vida terráquea e está presente, apenas observando, nos eventos mais importantes do Universo Marvel. Porém, devido a seu apurado senso de justiça, não resiste a tentação de intervir em diversas ocasiões.
Essa vontade de ajudar já foi bem vista por seus conterrâneos. Os Vigias são uma raça muito avançada que usava seu conhecimento para acelerar a evolução de sociedades atrasadas. Entretanto, depois que o planeta Prosilicus usou os ensinamentos de um vigia chamado Ikor para fins bélicos, o conselho dos Vigias concordou em nunca mais interferir em outras sociedades, apenas assistindo a todos os eventos do universo.
Origem e Primeira Aparição
Criado por Stan Lee e Jack Kirby, a dupla mais prestigiada de quadrinistas da Marvel, a estreia do Vigia aconteceu em 1963, em Fantastic Four #13. Na época, a família de heróis era o principal motor do núcleo cósmico da Marvel, então não demorou para que ele aparecesse com cada vez mais frequência.
Entretanto, este não foi o primeiro contato cronológico do personagem com um herói da Marvel. Oficialmente, ele encontrou com uma versão do Capitão América em 1602 que estava viajando no tempo, causando uma bagunça. Contrariando o desejo de seu próprio povo, ele interferiu pela primeira vez para garantir a integridade da realidade, consertando todo o caos causado pelo herói.
What if…? nos Quadrinhos
Por estar sempre presente quando o caos reina no Universo Marvel e ser uma das poucas entidades que lembra de tudo o que aconteceu quando as coisas voltam ao normal, Uatu foi escolhido para liderar as revistas de What If...?, traduzido no Brasil como O que aconteceria se...?.
Cada edição explorava uma história diferente, partindo sempre da premissa de investigar como a situação se desenvolveria se uma pequena mudança fosse feita nas principais histórias da Marvel. Alguns dos títulos mais famosos são O que aconteceria se os Vingadores nunca tivessem existido?, O que aconteceria se a Jane Foster tivesse encontrado o martelo? e O que aconteceria se o Hulk tivesse a inteligência do Bruce Banner?.
Quantas vezes Uatu já interferiu na Terra?
Quando Tiamut escaneou Uatu em Eternals #5, ele descobriu que o vigia quebrou as regras 337 vezes para ajudar os terráqueos. Isso porque ele acreditava na filosofia de Otmu, que dizia que o simples ato de observar é uma interferência no curso do universo. Sendo assim, como fazer nada ou fazer algo teria consequências, Uatu escolhe sempre fazer a coisa certa.
Suas interferências mais populares aconteceram quando Galactus decidiu invadir a Terra. Ele não só tentou esconder o planeta, como ativamente trabalhou com o Quarteto Fantástico para impedir o fim do seu setor no universo. Em outras situações, em que o perigo não destruiria o planeta, ele apenas assistiu — como na Guerra Civil e em Vingadores vs X-Men.
Julgamento de Uatu
Após anos negligenciando o estilo de vida arriscado de Uatu, ele acabou sendo julgado por seu próprio povo. A gota d’água foi se opor fisicamente ao Capitão Mar-vell, defendendo os interesses da Legião Lunática, uma facção de Kree que morava do seu lado da lua.
Ele alegou inocência, explicando a contradição no sistema vigente que a filosofia de Otmu expunha. Além do mais, as ações e emoções que ele via entre os terráqueos acabou lhe contagiando. Mas ele repensa suas atitudes e é liberado ao decidir jurar nunca mais interferir em assuntos medíocres.
Por que o Uatu foi exilado?
Após seu julgamento, ele acabou descobrindo sobre as ações rebeldes de seu sobrinho Aron. Ele herdou o fascínio de Uatu pelos terráqueos, mas enxergava suas vidas de modo maléfico. Sua primeira interferência na Terra foi induzir o Quarteto Fantástico a enfrentar os Inumanos. Depois disso, a coisa foi ficando cada vez pior.
Ele estava para ser julgado pelos Vigias, mas eles precisaram parar e focar suas atenções na ameaça dos Celestiais. Aron usou essa oportunidade para tentar sugar todo o universo para um buraco negro, mas foi impedido pelo Homem-Formiga. Uatu então começou a redimir seu sobrinho, ensinando-o a dissipar sua energia para reviver o líder dos vigias. Por essa interferência nos planos dos Vigias, Uatu é exilado e destituído do posto da Terra.
Quem matou o vigia?
Uatu foi morto pelo Nicky Fury original durante a saga Pecado Original. Um de seus olhos havia sido roubado por um vilão para descobrir os segredos da Terra, então o agente da S.H.I.E.L.D. decidiu matá-lo para roubar e proteger o outro olho das mãos erradas. A sabedoria transforma Fury no novo vigia, o Não-Visto.
Esse arco foi o estopim para a transformação de Jane Foster na Thor. Após descobrir os podres do universo, Fury contou um segredo obscuro no ouvido de Odinson que o fez se sentir indigno de carregar Mjolnir, deixando o caminho livre para a Poderosa Thor surgir. A heroína fará sua estreia em Thor: Love and Thunder, mas a influência do Vigia deve mudar nos cinemas.
Poderes e Habilidades
Os Vigias não costumam interferir, mas quando põem a mão na massa, demonstram uma gama de poderes incríveis no seu arsenal. Começando pela telepatia, que pode ser combinada para expandir outros poderes mentalmente. Uatu também consegue ficar invisível, gerar ilusões e alterar seu tamanho. Para assistir todos os eventos da existência, ele precisa também de imortalidade, mas seu corpo não era invulnerável e poderia ser morto por causas não-naturais.
Isso sem falar das habilidades para manipular o tempo e o espaço. Os Vigias conseguem se teleportar, viajar no tempo, criar campos de força, voar e manipular energia. Além de tudo isso, seus sentidos cósmicos são super apurados para não deixar nada passar no universo.
Vozeirão Potente
Na animação What if…?, que conta com o retorno das maiores estrelas da Marvel para dublar seus personagens, Jeffrey Wright foi escalado para dar voz ao alien. Tudo indica que, caso esta poderosa entidade cósmica tenha uma aparição live-action, o ator deve retornar em um futuro filme.
Para quem não conhece, Wright tem alcançado popularidade após aceitar papéis em séries de grande destaque da HBO. Em Westworld, por exemplo, ele foi Bernard Lowe. Já em Angels in America, ele viveu Belize. Mas o mais interessante é que o ator fará parte do Universo Estendido da DC como o Comissário Gordon de uma série da HBO Max derivada de The Batman.