10 videogames que marcaram a infância na década de 90

Capa da Publicação

10 videogames que marcaram a infância na década de 90

Por Ygor de Oliveira Ferreira

Nos anos 90, videogames eram tratados de uma forma muito diferente do que nos dias de hoje. Além de serem considerados brinquedos para a maior parte das pessoas, era normal consumir jogos nas locadoras e alugar fitas de Super Nintendo para terminar no final de semana, já que elas eram muito caras – algo que continua até os dias de hoje.

Com isso, vários jogos marcaram a infância de muitos já que eram o sucesso nas locadoras, ou então aquela experiência especial que aconteceu na reunião em alguma casa de amigos. Pensando nisso, reunimos os 10 jogos que marcaram a infância nos anos 90!

Imagem de capa do item

Sonic The Hedgehog 2

Existem outros jogos de Sonic que fizeram sucesso nos anos 90, como o primeiro e Sonic & Knuckles. Mas o segundo se destaca, principalmente por trazer o companheiro do ouriço azul, Tails, dando a possibilidade de dois jogadores enfrentarem os desafios e derrotar Robotnik.

Tails corria um pouco mais lento em relação ao Sonic, mas era capaz de usar suas caudas para planar e assim acessar áreas que não é possível pelo protagonista. Jogando sozinho, a pequena raposa vai continuar acompanhando o herói, mas dessa vez se torna imortal e de tempos em tempos desaparece da tela e ressurge novamente.

Imagem de capa do item

Teenage Mutant Ninja Turtle: Turtles in Time

Durante a geração do Super Nintendo e do Mega Drive Beat n’ Up eram um grande sucesso, com diversos jogos, onde 1 ou mais jogadores podiam andar pelo cenário batendo em qualquer inimigo que apareça. Apesar de ter vários com bem mais qualidade, Teenage Mutant Ninja Turtle: Turtles in Time foi um dos que mais marcou os anos 90.

Ele é o quarto jogo das tartarugas ninjas neste estilo e é bem simples. Ao começar o jogador escolhe um dos personagens: Michelangelo, Donatello, Rafael e Leonardo, cada uma com sua arma icônica e então parte para ação. Em determinado momento da história o grupo de heróis é mandado para o passado por Destruidor, e precisam passar por diversos locais como a Pré História, embarcar em um barco pirata e derrotar cowboys dentro de um trem no velho oeste.

Imagem de capa do item

Mortal Kombat II

Mortal Kombat é um dos jogos que chegou a ser proibido em diversos lugares do mundo por sua violência extrema, sob a alegação que fazia mal para as crianças. Saber que era algo proibido só aumentava o interesse pelo jogo de luta onde ao vencer o jogador podia finalizar seu inimigo de diversas formas sangrentas e cômicas.

O jogo amplia o elenco de lutadores trazendo 12 guerreiros, adicionando nomes marcantes como Kitana, Mileena e Kung Lao. Além disso, ele era envolto de segredos, já que apresentavam alguns confrontos secretos contra Jade, Noob Saibot e Smoke que em uma época sem internet, gerava várias teorias de que tinha formas de tornar esses personagens jogáveis.

Imagem de capa do item

Crash Bandicoot

Crash foi o grande mascote do PlayStation 1 e também o primeiro grande sucesso de Naughty Dog, que hoje trabalha com jogos bem mais sérios como The Last of Us e Uncharted. O jogo mostra a jornada de Crash Bandicoot, um marsupial que foi modificado geneticamente por N. Cortex e busca resgatar sua namorada que foi presa pelo cientista.

Crash é bem simples e segue a linha padrão dos jogos nesse estilo, várias fases com temáticas diferentes, uma quantia gigantesca de coletáveis para quem gosta de fazer 100% e batalhas contra chefes divertidos. O personagem fez tanto sucesso que rendeu uma trilogia, um derivado de corrida e outro que funcionava como uma coletânea de minigames para jogar com amigos, tudo ainda no PlayStation 1.

Imagem de capa do item

Super Mario World

Super Mario World é até hoje um dos jogos mais marcantes do pequeno encanador. Sendo o primeiro da franquia a ser lançado para o Super Nintendo em 1990. Até hoje ele é extremamente divertido, com visuais incríveis mostrando a beleza do console da Nintendo.

Mario precisa, como nos jogos anteriores, resgatar Peach e para isso terá que embarcar numa grande jornada pelo reino dos cogumelos. Durante sua busca ele vai se deparar com vários tipos de desafios como castelos fantasmas, fases aquáticas, cavernas entre vários outros. E para auxiliar ele tem seu companheiro Yoshi, além de alguns itens que dão novos poderes, como a Flor de Fogo que permite que ele lance pequenas bolas em chamas ou a Pena de Capa, permitindo que ele plane.

Imagem de capa do item

Donkey Kong Country 1

A trilogia Donkey Kong Country é um dos principais sucessos do Super Nintendo e fez com que a Rare se tornasse uma empresa renomada. O jogo é bem simples, o jogador pode controlar dois macacos (DK e Diddy Kong no primeiro jogo), e precisa atravessar as fases coletando bananas até chegar no covil de King K. Roll e derrotá-lo.

Existem alguns detalhes que tornam Donkey Kong que faz com que ele seja lembrado até hoje, como sua arte, que quando foi lançada era diferente de tudo apresentado no console. Sua dificuldade, já que era um desafio a parte, principalmente algumas fases, como a da mina, onde os personagens estão em um carrinho e precisa desviar de obstáculos. Mas por fim sua trilha sonora, que compete com clássicos como Zelda e Final Fantasy.

Imagem de capa do item

Street Fighter II

Street Fighter II é um jogo com tantas qualidades que é jogado até hoje pela comunidade de jogo de luta. Mas nos anos 90 era uma febre, devido seu lançamento no Super Nintendo e também a versão para Fliperamas, que era comum de estar presente em locadores e em lojas de brinquedos.

O jogo trazia 8 personagens, cada um de um país, incluindo Blanka vindo do Brasil, num combate para definir quem era o lutador mais poderoso do mundo. Jogar junto na época era uma experiência única já que o jogo não apresentava uma lista de comandos, então tudo tinha que ser aprendido na sorte, a menos que algum amigo do grupo tivesse a revista explicando os comandos de cada personagem.

Imagem de capa do item

Resident Evil

Resident Evil é um das franquias de grande sucesso da Capcom e sua trilogia original lançada para o PlayStation trouxe pesadelos para muitos naquela época. Trazendo gráficos em 3D, o primeiro jogo coloca o jogador no papel de Jill ou Chris que acaba de adentrar na sinistra Mansão Spencer e então descobre que o local está infestado de zumbis.

Hoje em dia tudo pode parecer bobo com a simplicidade dos modelos, já que é um jogo de 1996, mas a aparição do primeiro zumbi numa cena focada no seu rosto deformado virando lentamente, fez muito jogadores desligarem o PlayStation correndo e nunca mais tocar em Resident Evil. Além disso, ele oferecia uma mansão que era divertida de explorar, muita tensão pela escassez de recursos como cura e munição e atuações toscas que dão o toque de Filme B para a obra.

Imagem de capa do item

The King of Fighters 94

The King of Fighters pode não ter tido o sucesso que Mortal Kombat e Street Fighter no resto do mundo, mas no Brasil a franquia de jogos de luta da SNK dominou completamente, sem nenhuma competição para as outras franquias. Era comum ter diversas máquinas de fliperama em lugares que variavam entre locadoras, mercearias e até mesmo em bares, o que era algo comum na época.

Apesar de ter outros mais queridos pelos jogadores, The King of Fighters 94, também conhecido como o primeiro, era o mais comum de ser encontrado durante os anos 90. Ele tinha uma ideia parecida com Street Fighter, já que os personagens estavam divididos pelo seu país de origem. Mas o grande diferencial era que você não escolhia somente um personagem, mas sim um trio. Então era preciso derrotar os três lutadores do seu adversário para se tornar vitorioso.

Imagem de capa do item

Pokémon Red/Blue

Pokémon foi uma das principais febres dos anos 90 e se mantém como uma das franquias mais populares de todos os tempos. Seu primeiro jogo foi lançado em 1996, um ano antes do anime estrear e foi um grande sucesso. Lançado para o console portátil da Nintendo, o Game Boy Color, ele colocava o jogador no papel de um treinador, com o objetivo de vencer os 8 ginásios e capturar todos os 151 Pokémon.

Após a chegada do anime que mostra Ash na sua jornada Pokémon com seu Pikachu o jogo aumentou ainda mais seu sucesso, fazendo com que fosse lançado em 1998 Pokémon Yellow que permitia que o jogador começasse sua aventura com o monstrinho do tipo Elétrico, assim como o protagonista do anime.