8 vezes em que os Vingadores deveriam ter se reunido no MCU

Capa da Publicação

8 vezes em que os Vingadores deveriam ter se reunido no MCU

Por Gus Fiaux

Desde que o Universo Cinematográfico da Marvel se consolidou como a maior franquia da cultura pop, todos sabem o nome dos Vingadores, mesmo que nunca tenham visto um filme sequer da equipe. O grupo originalmente formado por ThorHulk, Homem de FerroCapitão AméricaViúva Negra Gavião Arqueiro já se uniu para salvar o mundo algumas vezes, e cresceu bastante desde então.

No entanto, já existiu mais de uma ocasião em que paramos e pensamos: “Espera aí, os Vingadores com certeza deviam ter aparecido nesse filme!”, seja por conta de ameaças muito grandes para serem enfrentadas por um herói sozinho ou até mesmo por situações que facilitariam a união da equipe. Pensando nisso, reunimos aqui 8 vezes em que os Vingadores deviam ter se unido no MCU, mas não se uniram!

Imagem de capa do item

... Quando Tony Stark teve sua mansão destruída por um terrorista

Onde isso aconteceu: Homem de Ferro 3

Em 2012, o mundo testemunhava o advento de um dos maiores blockbusters de todos os tempos com Os Vingadores. No ano seguinte, o MCU já retornava ao seu paradigma habitual, com os heróis tendo seus filmes solo. E em Homem de Ferro 3, vemos Tony Stark chegando ao fundo do poço depois que sua vida é revirada por terroristas.

Sua mansão é destruída, várias de suas armaduras são destroçadas, ele perde toda a esperança e é dado como morto... mas os Heróis Mais Poderosos da Terra nem sequer dão as caras para vingá-lo. Belos amigos, sem dúvida. Tudo bem que a narrativa tenta mostrar como Tony precisava se recuperar sozinho, mas é meio absurdo não ver os Vingadores em ação.

Imagem de capa do item

... Quando Londres foi invadida por uma raça de elfos alienígenas

Onde isso aconteceu: Thor: O Mundo Sombrio

Por outro lado, algo bem similar aconteceu em Thor: O Mundo Sombrio. No filme, vemos a ascensão de Malekith, o Amaldiçoado, um elfo sombrio cujo plano é capturar a Joia da Realidade e destruir todos os universos e mundos ao seu redor... apenas porque sim. Dessa forma, resta ao Deus do Trovão e seus aliados tentarem impedi-lo.

Boa parte da ação se passa em vários reinos diferentes, mas toda a luta final do longa acontece em Londres, quando vários elfos sombrios surgem para causar o caos. E para variar, nem sinal de algum Vingador presente. Isso nos faz questionar o que estava acontecendo com, por exemplo, o Hulk ou o Gavião Arqueiro nesse período...

Imagem de capa do item

... Quando a HIDRA se revelou dentro da S.H.I.E.L.D.

Onde isso aconteceu: Capitão América: O Soldado Invernal

Capitão América: O Soldado Invernal é, de longe, um baita filme de ação e uma das melhores produções do Universo Cinematográfico da Marvel. No entanto, o filme lida com uma trama de espionagem, onde Steve Rogers e Natasha Romanoff descobrem uma conspiração secreta na S.H.I.E.L.D. que, na verdade, foi infiltrada pela HIDRA há décadas.

O ato final do longa é bem empolgante, já que o Capitão América e seus aliados precisam correr contra o tempo para impedir que três naves destruam vários dos inimigos da HIDRA. E se o Sentinela da Liberdade teve tempo para chamar o Falcão e roubar seu antigo uniforme, ele bem que poderia pedir os reforços de seus aliados Vingadores no conflito final.

Imagem de capa do item

... Quando Ego, o Planeta Vivo quase aniquilou a Terra

Onde isso aconteceu: Guardiões da Galáxia Vol. 2

A franquia dos Guardiões da Galáxia sempre se manteve mais isolada e à parte do restante do MCU (pelo menos, até o lançamento de Guerra Infinita). Boa parte disso se deve ao fato de que as aventuras do grupo se passam no espaço, e não na Terra. Mas no Vol. 2, o planeta azul é posto em perigo por Ego, que planta suas "sementes" e começa a colhê-las.

O plano de Ego é transformar todos os planetas que já visitou em partes de si mesmo - e isso começa a acontecer na Terra, em algumas ceninhas rápidas. Claro que os Vingadores podem ter entrado em ação ao ver tamanho perigo, mas não vimos isso acontecendo nas telas. Pelo menos, dos males é o menor e é facilmente perdoável.

Imagem de capa do item

... Quando Wanda sequestrou uma cidade inteira

Onde isso aconteceu: WandaVision

Após os eventos de Vingadores: Ultimato, não sabemos ao certo o que aconteceu com a equipe. Vários dos personagens continuam ativos e vivem suas próprias aventuras, mas não parece mais haver uma unidade no grupo como já houve outrora. Ainda assim, é muito estranho que ninguém tenha interferido nos eventos de WandaVision.

Wanda Maximoff sempre foi uma das heroínas mais poderosas do grupo e, ao sequestrar uma cidade inteira para criar sua "família perfeita", era de se esperar que algum de seus aliados tentasse fazê-la mudar de ideia - ou pelo menos, que os agentes da E.S.P.A.D.A. e Monica Rambeau chamassem algum Vingador para dar um jeito nela.

Imagem de capa do item

... Quando um Celestial começou a despertar na Terra

Onde isso aconteceu: Eternos

Um dos pontos fora da curva do MCU, Eternos nos apresenta toda a história de uma raça de seres poderosos que viveram escondidos na Terra por milênios, sem quase nunca interferir na humanidade. No ato final do filme, é revelado que o planeta sempre foi o "ovo" para um Celestial, e ele passa a despertar, ameaçando a vida de todos os habitantes.

Tudo bem, pode até se dizer que tudo acontece rápido demais e que não há tempo para os Vingadores descobrirem sobre a ameaça e irem até o local para impedi-la. Contudo, já vimos que o Doutor Estranho é capaz de se teleportar e criar portais para seus aliados, o que torna essa justificativa bem improvável.

Imagem de capa do item

... Quando as porteiras do Multiverso foram abertas pelo Homem-Aranha

Onde isso aconteceu: Homem-Aranha: Sem Volta para Casa

A Fase 4, por mais polêmica e controversa que seja, é o ponto de partida da Saga do Multiverso. Por isso, diversos filmes tem apresentado a ideia de mundos e realidades alternativas. Homem-Aranha: Sem Volta para Casa enquadra-se nessa lista, já que no filme vemos Peter Parker lidando com todo tipo de vilão vindo de outras realidades (e alguns aliados também).

Contudo, é um tanto quanto surpreendente que o Amigão da Vizinhança não tenha chamado ninguém para ajudá-lo a prender todos os vilões soltos, ainda mais se considerarmos o quão dependente ele era em filmes anteriores. Mais surpreendente ainda é que Stephen Strange, o "responsável do rolê", não busque ajuda mesmo depois de ter aberto as porteiras do Multiverso.

Imagem de capa do item

... Quando a Feiticeira Escarlate decidiu matar uma criança

Onde isso aconteceu: Doutor Estranho no Multiverso da Loucura

Falando no Mestre das Artes Místicas, outro sinal de sua "responsabilidade" sem limites vem em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, quando ele leva America Chavez para Kamar-Taj após descobrir que a Feiticeira Escarlate pretende matá-la para absorver seus poderes. Isso desencadeia uma série de eventos que leva a mais desventuras pelo Multiverso.

Até faz sentido que Stephen Strange tenha buscado a ajuda de magos, já que precisa reportar ao Mago Supremo e sabe que Kamar-Taj é preparada para lidar com ameaças místicas. Contudo, não faz sentido que, ao saber dos planos de Wanda, não tenha entrado em contato com os Vingadores, que já a conhecem a tempos e poderiam ter uma boa utilidade em tentar pará-la.