8 vezes que Tom Cruise se arriscou em cenas de ação
8 vezes que Tom Cruise se arriscou em cenas de ação
O ator se arriscou várias vezes gravando seus filmes!
Tom Cruise está de volta aos cinemas com Missão: Impossível: Acerto de Contas Parte 1. No filme, o ator retorna com suas cenas de ação extremamente perigosas e que colocam sua vida em risco, desta vez pulando de moto de um penhasco e também lutando em cima de um trem em movimento.
Mas antes do novo lançamento o ator também se arriscou bastante nos cinemas, principalmente na sua franquia de sucesso. Relembre 8 momentos que Tom Cruise se arriscou em cenas de ação.
Ao escalar o Burj Khalifa em Missão: Impossível - Protocolo Fantasma
Um dos feitos mais lembrados de Tom Cruise, durante o quarto filme da franquia Missão: Impossível o ator escalou o Burj Khalifa, o prédio mais alto do mundo até aquele momento. Para gravar a cena, Cruise estava ligado a uma estrutura de cabos bem finos e após finalizar as filmagens do dia, ele precisava descer de rapel.
A queda do avião em A Múmia
Fora da franquia Missão: Impossível, Cruise também se arrisca em outras produções. Em A Múmia, de 2017, ele estrela uma cena em que está dentro de um avião militar em queda livre.
Para filmar a sequência, a produção gravou em um avião usado para treinar astronautas em gravidade zero e a sequência - que foi ideia de Cruise - é bastante perigosa, com o ator, e seus colegas de elenco, não usando dublês.
Do lado de de fora de um avião, em Missão: Impossível - Nação Secreta
Uma das imagens mais icônicas dos filmes recentes, a cena de abertura do quinto Missão: Impossível traz Ethan Hunt se segurando do lado de fora de um avião e gritando “Benji, abre a porta!”. E para gravar a cena, Cruise se arriscou ao lado de fora de um avião.
Mesmo preso por diferentes fios e arreios, Cruise sofria risco de ser atingido por pedregulhos e pássaros durante a decolagem, voo e o pouso, tendo realmente ficado do lado de fora em uma cena emocionante que não utiliza CGI.
O ator chegou a revelar para a Forbes que foi atingido por uma pequena pedra, o que poderia ter causado um acidente grave. “Eu achei que [a pedra] tinha quebrado minha costela. Dei sorte que ela bateu no colete e não nas minhas mãos ou rosto, ela teria entrado e rasgado tudo” disse Cruise.
Caindo de um helicóptero em Missão: Impossível - Efeito Fallout
Na conclusão do sexto Missão: Impossível, Hunt está pendurado em um helicóptero tentando impedir o vilão da vez, quando acaba caindo cerca de 12 metros em uma carga pendurada logo abaixo. A cena foi gravada por Tom Cruise 5 vezes.
Com o impacto forte da situação, segundo Henry Cavill, que no local durante as gravações, ”havia suspiros audíveis da multidão” no momento.
Embaixo da água por 6 minutos e meio em Missão: Impossível - Nação Secreta
Por muitos anos, Tom Cruise tinha o recorde mundial entre atores por segurar sua respiração por mais tempo em uma cena de filme. O ator ficou submerso por seis minutos e meio em Missão: Impossível - Nação Secreta, de 2015, em uma cena na qual seu personagem precisava ficar embaixo d’água por um bom tempo.
O ator treinou para diminuir seus batimentos cardíacos e usar menos oxigênio, além de um preparo anterior para o momento. O recorde foi quebrado por Kate Winslet, que ficou 7 minutos e 15 segundos sem ar durante as filmagens de ”Avatar: O Caminho da Água”.
Puxado pelo oceano em Top Gun
Um dos filmes que impulsionou a carreira de Cruise foi Top Gun - Ases Indomáveis e em um dos momentos dramáticos mais tensos do filme, o ator quase morreu durante as gravações, como revelado por Barry Tubb.
Tubb, que interpreta o “Wolfman” no longa, revelou em 2011 que ”Cruise esteve mais perto de morrer do que qualquer outra pessoa que vi em um set”. O ator revelou a situação: ”Eles estavam preenchendo a câmera ou algo do tipo, e por sorte um dos nadadores viu que seu o paraquedas estava afundando. Ele pulou e soltou Cruise antes dele afundar. Nunca teriam o achado, ele estaria no fundo do oceano.”
Pulando pelos telhados de Londres em Missão: Impossível - Efeito Fallout
Desde o primeiro filme da franquia, uma marca registrada de Missão: Impossível são as cenas em que Ethan Hunt corre pelos telhados de alguma cidade ao redor do mundo. No sexto filme, Cruise estava correndo pelos telhados de Londres em uma cena que persegue Henry Cavill, porém acabou batendo em uma parede e quebrando seu tornozelo.
**”Eu estava correndo atrás do Henry [Cavill] e deveria bater na parede e me puxar para o lado, mas o erro foi meu pé batendo na parede. Eu sabia na hora que meu tornozelo estava quebrado, mas eu não queria fazer de novo então apenas me levantei e continuei o take. Eu disse ‘está quebrado. Acabou as filmagens. Me levem para o hospital’”. O ator precisou de 9 semanas para se recuperar antes das filmagens serem retomadas.
Erro técnico em O Último Samurai
Tom Cruise treinou por oito meses para protagonizar o filme de 2003, no qual interpreta um soldado americano que se torna prisioneiro e mais tarde aliado de samurais no final do século 19. Mas uma cena de ação quase teve um final catastrófico.
Ao gravar uma sequência de luta, Cruise e Hiroyuki Sanada estavam em cavalos mecânicos que iam um em direção ao outro. O cavalo de Sanada teve uma falha técnica e não parou quando deveria.
“Ele estava se aproximando, quando o cavalo dele bateu em mim e a espada dele estava exatamente aqui”, revelou Cruise, apontando para cerca de uma polegada de seu pescoço.