6 vezes que o FIFA realmente mudou alguma coisa

Capa da Publicação

6 vezes que o FIFA realmente mudou alguma coisa

Por Pedro Carrijo

A franquia mais famosa de jogos de futebol do mundo começou em 1993, quando a Electronic Arts usou o selo da EA Sports para apresentar aos fãs do esporte seu novo game: o FIFA International Soccer.

Desde então, o jogo caiu na graça dos usuários, trazendo modificações a cada edição anual que a empresa lançava. Conforme as edições foram lançadas, porém, os usuários começaram a reclamar da falta de mudanças significativas no jogo, alegando que cada FIFA lançado era igual ao seu antecessor, parecendo apenas uma nova “atualização”.

Mas afinal, qual edição do FIFA realmente mudou alguma coisa significativa na franquia? Nesta lista apresentamos 6 casos em que grandes mudanças ocorreram nos games.

Imagem de capa do item

FIFA 95

Em FIFA Soccer 95, foram introduzidas as ligas de futebol do Brasil, Alemanha, Itália, Espanha, Inglaterra, França, Holanda e Estados Unidos. Dessa maneira, era possível você jogar com seus clubes favoritos dos principais lugares do mundo do futebol.

A novidade cativou os usuários, que ficaram bem satisfeitos com a mudança, apesar da edição não contar com todos os times das ligas apresentadas. Esse era o caso, por exemplo, da liga brasileira, que só contava com os clubes do Rio de Janeiro e de São Paulo, além do Internacional-RS.

Imagem de capa do item

FIFA 2001

Batizado de FIFA Football 2001, o jogo trouxe pela primeira vez o licenciamento oficial dos distintivos dos clubes, deixando a experiência muito mais divertida e realista. Além disso, a versão do game para PC foi a primeira a permitir uma partida online na história da franquia, fato que se tornou crucial para as próximas edições.

Imagem de capa do item

FIFA 08

Foi em FIFA 08 que ocorreu a estreia do clássico modo Pro, em que você controla um único jogador, podendo ser um atleta existente ou um avatar criado. A graça era que você poderia fazer uma carreira com ele, tendo a possibilidade de se tornar um grande ídolo no seu time favorito. Além disso, a edição foi a primeira da franquia a estar disponível para o Wii.

Imagem de capa do item

FIFA 09

Já no ano seguinte, com a edição 09, os usuários puderam controlar a comemoração dos jogadores pela primeira vez. Várias celebrações clássicas do futebol foram adicionadas, e você podia comandar a ação através de códigos.

Esse é um assunto polêmico, já que recentemente os criadores do game decidiram tirar algumas comemorações por serem consideradas “tóxicas”. É o caso, por exemplo, do famoso “Calma", também conhecido pela sua versão em inglês "calm down", mundialmente divulgado por Cristiano Ronaldo.

Imagem de capa do item

FIFA 16

Foi apenas no FIFA 16 que tivemos a estreia de atletas mulheres nas seleções nacionais. Além disso, os times brasileiros voltaram, já que até então tinham sido abolidos do jogo por conta de problemas no licenciamento.

Mas dessa vez os usuários brasileiros tinham um grande motivo para reclamar: os jogadores brasileiros eram genéricos com nomes fictícios, como Ronarid e Naldarinho. Isso também aconteceu devido a problemas de licenciamento no game.

Imagem de capa do item

FIFA 20

Em FIFA 20 ocorreu a estreia do modo Volta, que revivia o futebol de rua do FIFA para matar aquela saudade do FIFA Street, outro jogo clássico da EA Sports que teve seu auge no início dos anos 2000. Além disso, surgiram novas mecânicas que deixaram as cobranças de pênalti e de falta mais precisas, exigindo muito mais treinamento para acertar o gol e de fato acrescentando à jogabilidade da franquia.