10 vezes que Dragon Ball foi alvo de polêmica

Capa da Publicação

10 vezes que Dragon Ball foi alvo de polêmica

Por Flávia Pedro

Dragon Ball coleciona algumas polêmicas ao longo de sua história: violência extrema, estereótipos raciais, nudez, cenas censuradas… Akira Toriyama não parece ter se preocupado muito com esses detalhes quando criou sua franquia de sucesso. 

Existem aqueles fãs que defendem, afirmando que Dragon Ball é um “produto de seu tempo”. Mas também existem fãs que entendem todas as problemáticas por trás disso; hoje, nós vamos falar sobre os 10 momentos mais polêmicos do anime! Bora pra lista?

Imagem de capa do item

Hitler, "O Ditador"

Você sabia que Adolf Hitler já deu as caras na franquia de Dragon Ball? Ele aparece no filme "O Renascimento da Fusão" e é revivido ao lado de outros temidos vilões. Apesar de ser bem polêmico, esse momento acabou de uma forma até que aceitável: Hitler só foi revivido para que Goten e Trunks descessem a porrada nele.

Imagem de capa do item

Estereótipos raciais em personagens negros

Esse é um ponto que é sempre lembrado por muitos fãs de animes. O personagem que levantou essa discussão foi o Sr. Popo, um dos mais simpáticos da série. Porém, esse personagem possuía traços que foram apontados como Blackface.

O termo representa uma forma de maquiagem teatral utilizada por artistas brancos para se parecerem com negros, evitando que pessoas negras integrassem o elenco. Foi usado principalmente no início do século 19 e, embora fosse considerado um entretenimento na época, agora é - obviamente - entendido como racista e ofensivo.

Além de Sr. Popo, temos o personagem Killa, que a Funimation o dublou de uma forma bem esquisita. Killa aparece no Torneio Mundial de Artes Marciais e sua dublagem fez com que quase nada dito por ele fosse compreendido sem o uso de uma legenda. Isso gerou o questionamento de “por que apenas o personagem negro foi retratado dessa forma?”.

Imagem de capa do item

A obsessão de Oolong por calcinhas

O porquinho Oolong já salvou o mundo uma vez, quando o Imperador Pilaf estava prestes a pedir a Shenlong para conquistar o mundo e Oolong chega na hora certa e faz um pedido antes dele: ele deseja uma calcinha! Essa obsessão de Oolong por calcinhas é algo bem bobo e traz à tona esse tipo de humor que Toriyama tenta ter em suas obras, com conotação sexual na tentativa de tornar momentos como esse engraçados.

Imagem de capa do item

A forma como Cell absorvia suas vítimas

Cell, um dos Androides criados por Dr. Gero para ser uma poderosa arma biológica, absorvia as pessoas que ficavam em seu caminho. A questão é a forma peculiar com que ele as absorve: utilizando uma espécie de agulha na ponta de sua cauda, que penetra na pele da vítima e a suga de dentro para fora, até a absorção completa da pessoa. Essa cena com certeza assustou muitas crianças ao redor do mundo.

Imagem de capa do item

Mestre Kame é um tarado

Mestre Kame é um exemplo de personagem que se aproveita de momentos aleatórios para tirar proveito de personagens femininas. Poderíamos citar diversos momentos em que ele age dessa forma com a Bulma, tendo os famosos "sangramentos nasais" em momentos que a personagem se expõe ou é exposta.

O "humor oriental" é bem peculiar nesse ponto, são questões culturais que normalizam esse tipo de cena em obras como Dragon Ball, mas no ocidente elas não são tão normalizadas.

Imagem de capa do item

O nome "Mr. Satan"

No Brasil conhecemos este personagem como “Mr. Satan”, mas você sabia que na tradução ocidental seu nome foi substituído por “Hércules”?

A conexão entre Mr. Satan e o nome bíblico de Satanás não pegou muito bem para a dublagem da Funimation e, por isso, ele passou a ser chamado de Hércules. Foi uma boa solução, já que esse parece um bom nome para um lutador de artes marciais dos anos 80.

Imagem de capa do item

Freeza mata Kuririn

A morte de Kuririn foi uma das cenas onde fica claro o quão maníaco e sádico Freeza realmente é. Em sua Segunda Forma, Freeza atravessa o tronco de Kuririn com um de seus chifres, o que já seria suficiente para matar o Guerreiro Z.

Mas ele não para por aí e afunda cada vez mais seu chifre em Kuririn, atravessando seu corpo e sacudindo-o para que ele sentisse ainda mais dor antes de morrer. A animação e dublagem ajudaram a tornar essa uma cena pesada demais para um desenho animado infantil, onde vemos sangue jorrando do ferimento de Kuririn.

Imagem de capa do item

Genocídios

Akira Toriyama não tem medo de matar personagens e isso levou a inúmeros genocídios ao longo da franquia. Extermínio de planetas inteiros, raças, estrelas… Por mais que nós estejamos habituados com isso em obras da ficção hoje em dia, precisamos reconhecer que esse não é bem um conteúdo infantil.

Uma das cenas mais chocantes é o ataque de Freeza ao planeta dos Saiyajins, onde a cena mostra essas pessoas gritando desesperadamente enquanto são engolidos por uma explosão.

Imagem de capa do item

Censura

Um dos animes que vieram para o Brasil e fizeram um grande sucesso na TV foi Dragon Ball Z, que se mostrou uma obra muito pesada para passar na programação infantil. Mortes, violência, sangue e cenas de nudez foram responsáveis por fazer com que vários desses momentos fossem cortados e o anime fosse remodelado de forma aceitável para ser transmitido.

Entre as censuras temos cerveja sendo transformada em água, cigarros foram removidos e partes íntimas de personagens foram tapadas… Tudo para que o anime pudesse ser transmitido livremente.

Imagem de capa do item

Muitas cenas de nudez

Dragon Ball exagera tanto nesse ponto da nudez que fica difícil ser aprovado até em países mais "liberais". Goku, Bulma e Gohan são alguns dos personagens que apareceram completamente nus e poderia até ser momentos sem maldade, mas Bulma já teve seus seios expostos em uma brincadeira feita por Kuririn. Bulma com certeza é a personagem que mais aparece sendo sexualizada no quesito nudez.