7 vezes que uma cena deletada poderia ter explicado muita coisa dos filmes
7 vezes que uma cena deletada poderia ter explicado muita coisa dos filmes
Uma ceninha faz toda a diferença!
Quando um filme termina de ser gravado, ele passa por um longo e árduo processo que se chama montagem e edição. É aqui que todo o material filmado passa pelo crivo de um editor, que decide o que vai funcionar melhor em cada cena e quais momentos podem ou não ser removidos para facilitar o ritmo e a progressão da trama. E é por isso que não são todas as cenas presentes no roteiro ou nas filmagens que acabam no corte dos cinemas.
Muitas dessas cenas posteriormente são disponibilizadas para o público – as conhecemos como as cenas deletadas, que podem ser divulgadas como material bônus do Blu-Ray, DVD ou lançamento digital do filme, ou até mesmo serem incorporadas ao longa através das versões estendidas e cortes de diretor. Algumas vezes, nos perguntamos como ou por que algumas cenas foram removidas, já que elas auxiliam na compreensão ou na construção dos personagens de um longa.
Por isso, aqui reunimos 7 cenas deletadas explicam muita coisa sobre um filme!
Star Wars: O Retorno de Jedi (1983)
Yoda explica por que Obi-Wan nunca revelou o segredo de Darth Vader
Até hoje, muitos fãs se questionam por que diabos Obi-Wan Kenobi não revelou a Luke Skywalker que Darth Vader era, na verdade, seu pai, na trilogia original de Star Wars. Embora houvessem teorias e especulações sobre o assunto, a resposta derradeira veio em uma cena deletada de O Retorno de Jedi, o Episódio VI da franquia.
Na cena em questão, Luke se reencontra com o Mestre Yoda pouco antes da morte do jedi. Ele então questiona as motivações de Obi-Wan, e Yoda só responde: "Obi-Wan teria te contado há muito tempo atrás, caso eu tivesse o permitido". Ou seja, a ordem veio do próprio Yoda, que sabia que Luke deveria receber essa informação no momento certo.
O Rei Leão (1994)
A fuga de Nala
Em O Rei Leão, acompanhamos a história de Simba, um pequeno e inocente leão que se vê obrigado a fugir de seu reino depois que seu tio, o maligno Scar, arma um complô para matar seu próprio irmão, Mufasa. Após anos afastado, Simba reencontra seu amor de infância, a bela Nala, e é obrigado a retornar para destronar o tirano.
Muitos fãs se questionam o que Nala estava fazendo tão longe de seu reino quando a encontramos mais adulta no filme, mas há uma cena deletada que explica o que aconteceu, de uma forma terrível. Aqui, descobrimos que Scar tentou transformá-la em sua "rainha", mas ela acabou fugindo desse destino terrível - e foi assim que reencontrou Simba, dando início ao ciclo sem fim.
O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003)
A morte de Saruman
Embora a trilogia de O Senhor dos Anéis de Peter Jackson seja uma adaptação perfeita da saga de livros escritos por J.R.R. Tolkien, muita coisa importante ficou de fora do corte que foi para os cinemas, e muitas das cenas foram posteriormente incorporadas à versão estendida da trilogia, que conta com mais de 11 horas de duração.
Uma das cenas mais importantes se encontra em O Retorno do Rei, que mostra o que aconteceu com Saruman após sua derrota em As Duas Torres. Cercado por todos os lados, ele acaba sendo traído por Gríma, seu fiel assistente, e acaba despencando do alto de Orthanc, sua base de operações (e uma das Duas Torres).
Meninas Malvadas (2004)
Regina e Cady fazem as pazes
Lançado no começo dos anos 2000, Meninas Malvadas é um filme que nos oferece uma divertida sátira da vida no Ensino Médio norte-americano, e as constantes batalhas entre os "populares" e os "excluídos". Na trama, vemos como Cady Herron se torna uma pessoa horrível ao tentar se encaixar no universo de Regina George, até que ela se liberta dessa necessidade.
O filme faz um ótimo trabalho em humanizar vários desses arquétipos que já conhecemos tão bem dos filmes sobre a high school, mas Regina nunca se redime por seus crimes contra a humanidade. No entanto, há uma cena que foi deletada e que mostra ela e Cady conversando e fazendo as pazes pouco antes do baile da escola, o que teria completado bem o arco das duas.
O Diabo Veste Prada (2006)
Miranda não é tão ruim quanto parece
Lançada há pouco tempo, essa cena deletada de O Diabo Veste Prada causou um verdadeiro auê na internet, com muitos se questionando por que ela teria sido retirada do corte final do filme, já que acrescenta um pouco de humanidade à personagem de Miranda Priestly, que durante anos foi só tratada como uma megera desalmada e inescrupulosa.
A sequência em questão mostra uma festa na empresa, quando o marido de Miranda aparece bêbado e começa a causar uma cena, envergonhando a sua esposa. Andy então aparece e retira o homem do lugar, e logo Miranda surge para agradecê-la pela ação. É um momento simples, mas que mostra como a personagem de Meryl Streep não era tão terrível como nós acreditávamos.
Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1 (2010)
A despedida dos Dursley
Ao longo dos oito filmes de Harry Potter, fomos levados a crer que os Dursley eram pessoas horríveis e sem nenhum amor no coração - e por mais que isso não seja totalmente inverídico, há muitos detalhes nos livros que acrescentam um pouco mais de humanidade a Duda, Tia Petúnia e Tio Válter.
Um bom exemplo disso está em uma cena deletada de Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1, onde os Dursley deixam seu lar em Surrey, pouco antes de Harry ser resgatado e transportado pela Ordem da Fênix. Aqui, temos momentos genuinamente delicados entre Harry e sua família, onde ele inclusive aperta a mão de Duda e entende um pouco da motivação de Petúnia.
Batman vs Superman: A Origem da Justiça (2016)
Lex Luthor encontra o Lobo da Estepe
Muitos reclamam (e com razão) de como o Universo Estendido da DC nunca foi bem construído ou articulado, com filmes se contradizendo o tempo todo e uma tênue linha narrativa entre eles. Batman vs Superman: A Origem da Justiça - ou, ao menos, seu corte para os cinemas - nunca conseguiu tecer um teaser decente para o filme da Liga da Justiça.
Isso mudou consideravelmente com o lançamento da versão estendida, onde temos uma inclusão de várias cenas que teriam feito muita diferença no corte que foi para os cinemas. Em um dos momentos do final, Lex Luthor dá de cara com um "holograma" do Lobo da Estepe, deixando já a base sólida e uma pista para o que viria no filme da equipe.