Venom: Tempo de Carnificina, tudo que você precisa notar no primeiro trailer do filme

Capa da Publicação

Venom: Tempo de Carnificina, tudo que você precisa notar no primeiro trailer do filme

Por Gus Fiaux

Mesmo após o fracasso crítico do primeiro filme, a Sony está muito investida em criar seu próprio universo cinematográfico. Assim, teremos Venom: Tempo de Carnificina, a segunda aventura do Protetor Letal que colocará o Venom contra o seu maior inimigo: o poderoso e psicótico Cletus Kasady, que assume o simbionte de Carnificina.

Agora, tivemos o primeiro trailer do filme – que apesar de estar sendo recebido com um certo ceticismo na internet, traz várias cenas interessantes e até mesmo algumas conexões com os quadrinhos. Por isso, aqui listamos tudo o que você precisa notar no trailer de Venom: Tempo de Carnificina.

Primeiro, o trailer!

Caso você ainda não tenha assistido, aqui está o primeiro trailer oficial de Venom: Tempo de Carnificina, com legendas em português.

Imagem de capa do item

Eddie e Venom vivendo juntos

O trailer já começa mostrando a vida cotidiana de Eddie Brock depois dos eventos do primeiro filme. Ele ainda vive em uma casa muito bagunçada e parece não ter muita perspectiva de futuro, mas agora divide a vida com o seu simbionte alienígena.

Na cena, nós podemos ver Eddie tomando café da manhã enquanto Venom fica responsável por cozinhar tudo. É uma dinâmica trazida aqui com uma boa dose de humor, e que vai nos mostrar como os dois "se entendem" mesmo sendo seres completamente diferentes em sua natureza.

Uma canção peculiar

Na cena em que Eddie Brock está em sua casa, podemos ouvir o Venom cantando uma canção. Para quem quer descobrir, o nome da música é Let's Call the Whole Thing Off, de Fred Astaire, mas eternizado no dueto de Ella Fitzgerald e Louis Armstrong.

A música é sobre um casal que discute sobre tudo e está sempre em pé de guerra. Durante toda a canção, eles falam sobre encerrar seu relacionamento, mas acabam concordando em ficar juntos porque não sabem viver sem o outro. Isso faz todo sentido levando em conta a relação de Eddie e Venom.

Imagem de capa do item

Identidade nada secreta

Depois dessa cena de abertura bem divertida, podemos ver Eddie Brock indo até uma loja/mercearia local, que é propriedade da Sra. Chen. Ao longo do trailer, descobrimos que ele de fato se tornou "protetor" do local, oferecendo segurança contra bandidos e invasores.

O curioso aqui é que a "identidade secreta" de Venom nem é tão secreta assim. Assim que a Sra. Chen vê Eddie chegando, ela o cumprimenta e logo em seguida cumprimenta o simbionte alienígena, que inclusive acena com um tentáculo saindo do corpo de Eddie.

Imagem de capa do item

Ravencroft

Temos também uma cena que se passa no Instituto Ravencroft, um local bem importante dos quadrinhos da Marvel. Quase como o "Asilo Arkham" da Casa das Ideias, é uma instituição que abriga os criminalmente insanos, e é onde Cletus Kasady foi internado boa parte de sua vida.

O local aparece em várias HQs - e inclusive, nos últimos anos, tivemos todo um arco centrado em Misty Knight que se passava lá. É um lugar sombrio e cheio de pacientes famosos, ao mesmo tempo em que os prisioneiros são cobaias em experiências inumanas e hediondas.

Imagem de capa do item

Cletus Kasady esmaga uma aranha

Em dado momento, Eddie Brock vai até a prisão de Ravencroft para, mais uma vez, conversar com Cletus Kasady. É uma cena sem grande comoção, enquanto o assassino fala sobre como o mundo acredita que precisa de um "protetor" - uma referência ao apelido de Venom, o "Protetor Letal".

Porém, em uma pequena parte, nós também podemos ver Cletus esmagando uma aranha com as próprias mãos. Embora Andy Serkis, o diretor do filme tenha dito que não há grandes conexões entre o filme e a franquia do Homem-Aranha no MCU, não conseguimos deixar de notar um easter-egg aqui...

Imagem de capa do item

Um personagem misterioso

No trailer, temos também a aparição de um personagem misterioso - um policial interpretado por Stephen Graham, que parece ter algo contra o Venom e contra Eddie Brock (podemos ver inclusive que esse ódio é mútuo, já que Venom quase devora sua cabeça).

Ainda não sabemos quem é esse personagem e qual será sua trama no filme, mas é bem provável que seja alguma figura famosa dos quadrinhos do Venom - até porque o trailer parece recheado de referências à mitologia do simbionte nas HQs.

Imagem de capa do item

Cletus executado?

Após um flash rápido de várias cenas em Ravencroft, podemos ver uma cena bizarra que mostra Cletus Kasady sucumbindo enquanto recebe uma dose de injeção letal. Vale lembrar que Cletus é um psicopata que espera há anos no corredor da morte.

Porém, podemos ver aqui que ele escapa da morte por um triz. Seu corpo começa a se transformar, como se estivesse sendo queimado, e logo ele é transformado no Carnificina. Por isso, não temos como saber se ele estava sendo executado ou se era vítima de algum experimento macabro na prisão.

Imagem de capa do item

Tempo de Carnificina

Bem perto do final do trailer, finalmente temos nosso primeiro vislumbre de Cletus Kasady totalmente transformado no Carnificina. Ele aparece de relance após algumas ceninhas menores que servem para construir a tensão sobre seu visual.

O personagem aparece em sua forma mais conhecida, com o simbionte em um tom vermelho-sangue. Porém, ele é bem diferente de Venom e isso fica muito evidente através de seu corpo mais esguio e das várias lâminas e tendões propelidas do simbionte. A superfície também não é lisa e parece estar sempre revolta.

Imagem de capa do item

Devorador de chocolate

Depois que o título do filme é formado, temos uma cena bem divertidinha de Eddie Brock e Venom na loja da Sra. Chen. É aí que Venom fica inconformado ao descobrir que não há chocolates na loja, sugerindo inclusive devorá-la ali mesmo.

Nos quadrinhos, na época em que Eddie começou a se tornar um anti-herói, ele costumava comer muito chocolate porque era a única coisa capaz de aplacar a fome de seu simbionte alienígena. Não sabemos se é exatamente isso que está acontecendo aqui, mas faz sentido no contexto da cena.

Imagem de capa do item

Luta na igreja

Bem no fim do trailer, temos uma breve cena que mostra Carnificina em toda sua glória, com vários tentáculos simbióticos saindo de seu corpo. Mais interessante que isso é o fato de que ele está na frente de um vitral, quase como se ele e Venom estivessem batalhando em uma igreja.

Em várias outras cenas do trailer, nós podemos ver Venom em cima de uma gárgula ou próximo de símbolos religiosos. Faria bastante sentido se a luta final - ou um embate maior - entre os dois acontecesse justo em uma igreja, além de fazer referências à "origem" do Venom de Homem-Aranha 3.

Imagem de capa do item

Vingadores?

Só fãs bem atentos captaram essa: bem no meio do trailer, temos uma cena do personagem de Stephen Graham no que parece ser seu escritório na polícia. Ele fica irritado lendo o jornal e, quando se move, podemos ver atrás dele um outro recorte pendurado na parede, onde podemos ler "engers".

O que muitas pessoas estão especulando é que a manchete em si faria algum tipo de referência ou conexão com os Vingadores. Não há como saber, mas caso isso aconteça, é bem provável que o universo criado pela Sony acabe fazendo a mesma coisa que as séries de TV e da Netflix faziam.

Isto é, referências unilaterais. Eles até podem fazer conexões com os filmes do Universo Cinematográfico da Marvel, mas isso não quer dizer que o resto do MCU fará conexões com esses filmes. Outro detalhe curioso: o jornal em questão é o Clarim Diário...