Velma de Scooby-Doo: Tudo que você precisa saber sobre a personagem
Velma de Scooby-Doo: Tudo que você precisa saber sobre a personagem
O cérebro da Mistério S.A.!
Scooby-Doo! é uma das franquias mais longas e reconhecidas da cultura pop, com uma dezena de filmes, séries de TV, jogos e animações lançados desde 1969. A série ajudou a popularizar figuras muito interessantes, e uma das personagens mais queridas da saga é Velma Dinkley, uma mulher muito perspicaz que está sempre desvendando mistérios e segredos.
Velma se tornou um ícone para muitos fãs, seja por sua inteligência bem acima da média ou pela lealdade que nutre com seus amigos. Recentemente, um bafafá se instaurou em torno da animação Scooby-Doo! Doces ou Travessuras, onde ela foi confirmada como lésbica – e nós falamos disso e muito mais aqui, então veja tudo o que você precisa saber sobre Velma Dinkley!
Quem é Velma Dinkley?
Velma Dinkley é o "cérebro" da Gangue do Scooby, já que é a mais inteligente dentre seu grupo de amigos. Ela é retratada como uma mulher introvertida, muito observadora e gordinha, sempre usando óculos de lente muito grossa. Ela tem um grande faro para mistérios e geralmente os resolve antes de todo mundo.
Entre as piadas recorrentes feitas com a personagem, a mais conhecida se dá quando, no meio de uma perseguição ou confronto com algum monstro, ela perde seus óculos e passa um bom tempo procurando por eles. Ela parece ser uma das amigas mais próximas de Salsicha e possui uma ótima relação com Daphne, além de se irritar com a arrogância de Fred.
Velma possui uma série de habilidades. Ela sabe se comunicar com o código Morse e já treinou artes marciais quando era criança. De todos da turma, ela é a mais cética, o que a faz sempre duvidar de explicações sobrenaturais para os mistérios que encontra, embora sempre mantenha uma lista de suspeitos humanos toda vez que começa a investigar um caso.
A criação de Velma
Velma foi criada por Joe Ruby e Ken Spears e apareceu pela primeira vez em Scooby-Doo, Cadê Você?, de 1969, a primeira série da franquia. Originalmente, a personagem era interpretada por Nicole Jaffe, que fez a voz de Velma de 1969 a 1973, além de ter retornado posteriormente para alguns filmes animados da franquia.
Quando Scooby-Doo e sua turma foram criados, parte da inspiração eram personagens de Archie, popular editora de quadrinhos norte-americana. Por isso, Velma teve seu visual e sua personalidade bem inspirada por Veronica Lodge. Ela é uma das personagens mais recorrentes da franquia, mas esteve ausente de séries como O Novo Show do Scooby-Doo e do Scooby-Loo e Os 13 Fantasmas de Scooby-Doo.
Como Velma conheceu a turma?
Como Scooby-Doo já teve dezenas de encarnações ao longo dos anos, as histórias sempre passam por algumas mudanças. Originalmente, era dito que Velma Dinkley conheceu o resto dos personagens ainda no ensino médio, já que todos frequentavam a mesma escola. Porém, isso foi mudando com o tempo, já que em outras versões ela só conhecia eles após o colegial.
Velma sempre foi incentivada por seus pais a estudar com muito afinco, e em algumas versões, é dito que eles não aprovam as amizades da filha, já que ela passa muito tempo metida em aventuras e mistérios paranormais. Por outro lado, ela é vista como uma pessoa muito fiel aos seus amigos, e é uma parte essencial da Mistério S.A..
Velma em live-action
Além das animações, Velma também já foi interpretada em live-action algumas vezes, com a mais famosa tendo sido Linda Cardellini, nos dois filmes do Scooby-Doo! que saíram no começo nos anos 2000. Aqui, a personagem é vista exatamente como nas animações, com vários de seus dramas sendo adaptados nos filmes.
Posteriormente, ela foi vivida pela atriz e cantora Hayley Kiyoko em dois filmes "prequel", Scooby-Doo! O Mistério Começa e Scooby-Doo e a Maldição do Monstro do Lago. Por fim, ela também foi vivida por Sarah Gillman em Daphne & Velma, filme que acompanha apenas as duas garotas em aventuras solo.
Dubladoras de Velma
Muitas atrizes fizeram a voz de Velma nas animações originais, desde Nicole Jaffe a B.J. Ward e Mindy Cohn, que se tornaram as intérpretes mais famosas da personagem. No entanto, quando se fala da dublagem brasileira, temos ícones próprios para homenagear, que ajudaram a compor uma Velma com um jeitinho totalmente nosso.
A dubladora mais famosa de Velma no Brasil foi Nair Amorim, que fez a voz da personagem desde sua primeira aparição, em Scooby-Doo, Cadê Você? até filmes animados como Scooby-Doo e o Fantasma da Bruxa. Ao total, ela fez mais de 30 projetos, entre filmes e séries de TV, no papel de Velma Dinkley.
Depois dela, Miriam Ficher ficou conhecida por fazer a voz de Velma nos filmes live-action, dublando Linda Cardellini. Já Fernanda Baronne é a voz mais reconhecida dos projetos mais recentes, tendo dublado Velma em SCOOBY! O Filme e na série Scooby-Doo! Mistério S.A.. Além delas, outras atrizes que dublaram Velma foram Mariana Torres, Carmen Sheila, Carol Albuquerque e Adalmária Mesquita, entre outras.
Velma Dinkley: Um ícone queer
Há pouco tempo, foi revelado no filme animado Scooby-Doo! Doces ou Travessuras que Velma Dinkley sente atração por mulheres. Contudo, não é de hoje que a personagem é tida como um ícone queer e é amada pela comunidade LGBTQIA+. A prova disso é que várias obras anteriores já tentaram brincar com a sexualidade da personagem.
Os criadores de Scooby-Doo! Mistério S.A. já confirmaram que Velma era lésbica na animação, e que seu relacionamento com Salsicha acaba mostrando como ela se sente desconfortável com outros homens. James Gunn também disse que tentou trabalhar a personagem como lésbica ou bissexual no primeiro filme do Scooby-Doo, mas a Warner barrou.
Durante anos, alguns fãs especularam que Velma sentia atração por uma de suas colegas de grupo, Daphne Blake, algo que nunca foi correspondido, já que Daphne sempre é vista apaixonada por Fred Jones. Felizmente, a representação da personagem em Doces ou Travessuras pode indicar que novas adaptações lidarão mais com a sexualidade de Velma.