Universo Estendido da DC: Todos os filmes da franquia, do pior ao melhor
Universo Estendido da DC: Todos os filmes da franquia, do pior ao melhor
Ranqueamos todos os filmes do DCEU!
Começando em 2013 com Homem de Aço, o Universo Estendido da DC era um ambicioso projeto que almejava ser um universo compartilhado da DC Comics. Após um início atribulado e fracassos na crítica, essa ideia foi deixada de lado, dando espaço para que os filmes funcionassem de forma mais única, sem a tentativa de estabelecer uma história conectada com outras produções.
Desde que essa decisão foi tomada, o DCEU explodiu com vida, filmes divertidos e sucessos que foram aprovados pela crítica e pelos fãs. Mas quais são os melhores filmes desse universo mais ou menos compartilhado? Para responder essa pergunta mergulhamos fundo no Rotten Tomatoes, o principal site agregador de críticas, e listamos todos os 11 filmes do DCEU, do pior ao melhor!
(Lembrando que Coringa não faz parte do DCEU e, portanto, não foi considerado nesta lista. No entanto, para sanar a curiosidade, caso o filme fosse considerado, ele estaria em sexto lugar com 68% de aprovação dos críticos e 80% dos fãs.)
Esquadrão Suicida (2016)
Começando nossa lista, temos o que é considerado o pior filme da DC Comics! O mesmo longa que introduziu a aclamada Amanda Waller de Viola Davis e a Arlequina de Margot Robbie, também apresentou a versão mais questionável do Coringa, vivido por Jared Leto. Com uma trama pouco coerente e um desenvolvimento de personagens que não agradou os fãs (e a crítica), o diretor David Ayer jura que sem as alterações do estúdio o filme teria sido muito melhor, mas é altamente improvável que o Ayer Cut seja lançado.
Apesar de conquistar um Oscar e de ser um sucesso de bilheterias, arrecadando mais de 746 milhões de dólares, Esquadrão Suicida amarga com 26% de aprovação dos críticos e apenas 59% de aprovação dos fãs no Rotten Tomatoes, sendo um grande tomate podre.
O consenso das críticas diz: “Esquadrão Suicida possui um elenco talentoso e um pouco mais de humor do que os esforços anteriores da DCEU, mas eles não são suficientes para salvar o resultado final decepcionante de uma trama confusa, personagens mal escritos e direção instável.”
Batman vs Superman: A Origem da Justiça (2016)
Apesar de ser aclamado pelos fãs do diretor Zack Snyder, que ressaltam que o filme foi afetado pela versão cinematográfica que deixou alguns momentos importantes de fora, Batman vs Superman é bem pouco querido pela crítica e pelo público geral.
De acordo com o Rotten Tomatoes, o filme que apresentou o Batman de Ben Affleck e a Mulher-Maravilha de Gal Gadot possui apenas 29% de aprovação dos críticos, uma marca que chega em 63% na avaliação dos fãs, também sendo um tomate podre.
O consenso das críticas diz: "Batman vs Superman: A Origem da Justiça sufoca uma história potencialmente poderosa - e alguns dos super-heróis mais icônicos dos Estados Unidos - em um turbilhão de ação movida a efeitos especiais.”
Liga da Justiça (2017)
Para muitas pessoas, Liga da Justiça era um filme condenado desde a sua produção. Após o afastamento de Zack Snyder por conta de uma tragédia familiar, o filme que o cineasta havia planejado foi dilacerado por escolhas duvidosas de Joss Whedon que assumiu o filme, trazendo muitos problemas para o projeto -- como o apagamento terrível do bigode de Henry Cavill, conduta abusiva nos bastidores, brigas e ameaças com Gal Gadot e até um comportamento definido como racista por Ray Fisher, o Ciborgue.
O resultado final foi visto nas telonas, com um filme estranho que dividiu opiniões, rendeu memes e, aparentemente, motivou a Warner Bros a abandonar de vez o universo compartilhado da DC Comics seguindo os moldes de Zack Snyder. Assim, o longa foi aprovado por apenas 40% dos críticos, ganhando o selo de tomate podre. Já entre os fãs, o resultado foi um pouco melhor, chegando na marca de 69% de aprovação. Ele foi classificado como tomate podre.
O consenso do filme diz: "Liga da Justiça avança sobre vários filmes da DC, mas seu único limite não é suficiente para eliminar a estética obscura, os personagens rasos e a ação caótica que continuam a dominar a franquia”
Homem de Aço (2013)
O filme que iniciou o DCEU é, infelizmente, o oitavo lugar da nossa lista. A introdução do Superman de Henry Cavill apresentou uma versão um tanto controversa do personagem, uma vez que ele ainda não era o símbolo de esperança e poder da sua contraparte dos quadrinhos. Em Homem de Aço vemos pedaços da infância de Clark, assim como suas primeiras aventuras como Superman, tendo que enfrentar inimigos poderosos que desejam destruir o planeta.
Apesar de ter um lugar querido no coração dos fãs, o filme também recebeu o selo de tomate podre do Rotten Tomatoes, recebendo apenas 56% de aprovação dos críticos, contra os 75% dos fãs.
O consenso das críticas diz: "A ação e o espetáculo estimulantes de Homem de Aço não conseguem superar totalmente seus desvios para o caminho genérico dos blockbusters.”
Mulher-Maravilha 1984 (2020)
Logo que começou a ser avaliado no Rotten Tomatoes, Mulher-Maravilha: 1984, de Patty Jenkins chegou a ter uma nota super positiva, figurando entre os melhores filmes do DCEU por alguns momentos. No entanto, assim que o filme foi lançado nos cinemas e através da HBO Max (nos Estados Unidos), sendo um dos primeiros longas a ter o lançamento híbrido durante a pandemia de Covid-19, sua nota despencou. Com isso a segunda aventura solo da amazona vivida por Gal Gadot fica em sétimo lugar no ranking.
Com críticas dizendo que o filme era oitentista demais, seus vilões foram pouco aproveitados e sua conclusão emotiva deixava a desejar, o longa teve 59% de aprovação dos críticos, também sofrendo com a marca de tomate podre do site. Contudo, entre os fãs o filme tem uma aprovação maior, indo para os 73%
O consenso de críticas diz: "Mulher-Maravilha 1984 sofre com uma sequência sobrecarregada, mas ainda oferece um escapismo vibrante o bastante para satisfazer os fãs da franquia e da protagonista.”
Aquaman (2018)
Depois de ter uma cena super rápida em Batman vs Superman e finalmente receber destaque em Liga da Justiça, o Aquaman de Jason Momoa teve a chance de brilhar em uma aventura solo que ajudou a transformar o caricato personagem da DC Comics em um herói incrível para ninguém botar defeito.
O resultado foi avassalador entre os fãs, que elogiaram os efeitos especiais, o trabalho do diretor James Wan e a odisseia que o protagonista precisa enfrentar. Os críticos, no entanto, foram mais moderados em suas avaliações, ainda que reconheçam seus acertos. Portanto, com 65% de aprovação dos críticos e 74% dos fãs, Aquaman é o sexto colocado no ranking do DCEU, sendo o primeiro tomate fresco desta lista.
O consenso afirma que "Aquaman nada dentro de uma onda divertida e absurda, oferecendo um espetáculo super-heróico em CGI que entrega uma ação cheia de energia com ênfase na boa e velha diversão.”
Liga da Justiça de Zack Snyder (2021)
A campanha para que Zack Snyder finalmente conseguisse completar a sua visão do DCEU foi intensa. E quando poucos acreditavam que ela daria algum resultado, o mundo foi surpreendido com a confirmação da Liga a Justiça de Zack Snyder sendo anunciada de forma oficial pela HBO Max.
Bem mais longo e diferente da versão recortada por Joss Whedon, o filme evolui a aventura grandiosa da Liga da Justiça, apresentando cenas que fizeram muita falta no outro projeto. Adicionando mais importância -- e coerência -- pra história, o filme introduz personagens novos, expande tramas e faz justiça ao Ciborgue de Ray Fisher, trabalhando um arco dramático e dando espaço para que ele brilhasse no filme.
O resultado não poderia ser diferente, 71% dos críticos aprovaram a versão de Snyder, garantindo o selo de tomate fresco, enquanto 94% dos fãs exaltaram o longa. O consenso diz: "Liga da Justiça de Zack Snyder faz jus ao título com um corte amplo que se expande para se adequar à visão do diretor - e deve satisfazer os fãs que fizeram com que esse filme existisse”
Aves de Rapina (2020)
Entre os melhores filmes da DC Comics, temos Aves de Rapina: Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa, a aventura vibrante, colorida e caótica da personagem de Margot Robbie, em uma história empoderadora que apresenta as heroínas Canário Negro, Caçadora e Renée Montoya vividas respectivamente por Jurnee Smollett-Bell, Mary Elizabeth Winstead e Rosie Perez.
Elogiado tanto pelos fãs quanto pelos críticos, o filme de Cathy Yan não é considerado um sucesso estrondoso de bilheterias, ainda que ele não seja um fracasso. Com uma arrecadação modesta, o longa é visto como um dos melhores projetos do DCEU por muitos, mesmo que tenha sido vítima de boicotes por parte da comunidade nerd. Assim, ele conta com 79% de aprovação dos críticos e 78% dos fãs, sendo um tomate certificadamente fresco, título garantido para os projetos mais bem avaliados da plataforma Rotten Tomatoes.
O consenso das críticas diz: "Com uma nova perspectiva, algumas amigas novas e muita ação em ritmo acelerado, Aves de Rapina captura o espírito anárquico colorido da Harley Quinn de Margot Robbie.”
Shazam! (2019)
Ainda que muito subestimado por alguns, Shazam! é um dos grandes sucessos da DC Comics. Apresentando Billy Batson, vivido por Asher Angel, que se torna o poderoso Shazam, interpretado por Zachary Levi, o longa trouxe uma história de origem emocionante, personagens extremamente carismáticos e uma trama que relembra a essência das história do herói nos quadrinhos.
Sendo reconhecido por sua leveza, diversão e alegria, o filme foi aprovado por 90% dos críticos, que rasgaram elogios para o trabalho do diretor David F. Sandberg, o que faz com que ele seja um tomate certificadamente fresco. Entre os fãs, a recepção do filme foi um pouco menor, mas ainda assim ele marca 82% de aprovação.
O consenso define: “Uma mistura divertida de humor e emoção, Shazam! é um filme de super-heróis que nunca esquece o verdadeiro poder do gênero: a realização dos desejos alegres.”
O Esquadrão Suicida (2021)
Quando um novo filme da Força-Tarefa X foi anunciado, muita gente ficou desconfiada de que estaríamos vendo um novo fracasso nos cinemas afinal, o primeiro filme da equipe sofreu com as críticas -- como já vimos nesta lista. Entretanto, a mente estranha de James Gunn conseguiu o que parecia impossível e transformou a equipe de desajustados em um sucesso estrondoso.
Com muita violência, personagens cativantes e mortes grotescas que fazem justiça ao que encontramos nos quadrinhos da equipe, O Esquadrão Suicida conquistou tanto a crítica quanto os fãs. Sendo um tomate certificadamente fresco, o filme teve 91% de aprovação dos críticos e 83% dos fãs.
O consenso diz: "Animado pela visão singularmente distorcida do roteirista e diretor James Gunn, O Esquadrão Suicida marca uma recuperação rápida e divertida que explora as forças violentas e anárquicas do material de origem.”
Mulher-Maravilha (2017)
No fim, não tem pra ninguém: o primeiro lugar dos filmes do DCEU continua sendo de Mulher-Maravilha! Dirigida por Patty Jenkins, a aventura solo de Diana, heroína vivida por Gal Gadot, foi responsável por mudar o tom do universo compartilhado da DC Comics, não apenas por trazer cores vibrantes e uma mensagem mais esperançosa, mas também por ser o primeiro grande sucesso dentre os fracassos entre os críticos e público.
Com críticas exaltando a aventura de Mulher-Maravilha em meio a primeira guerra mundial, o filme faz justiça ao legado memorável de uma das personagens mais importantes do universo dos quadrinhos. Assim, o longa conquistou 93% de aprovação dos críticos e 83% dos fãs e foi considerado um tomate certificadamente fresco
O consenso diz: "Emocionante, sério e animado pela performance carismática de Gal Gadot, Mulher-Maravilha é um sucesso de forma espetacular.”