Uncharted: Os 10 melhores momentos da franquia PlayStation

Capa da Publicação

Uncharted: Os 10 melhores momentos da franquia PlayStation

Por Gabriel Mattos

Uncharted conquistou o público com o seu jeito malandro e grandiosas cenas de ação. Perseguições de trem, enormes explosões, prédios em colapso… Não importa o quão grande seja o perigo, Nathan Drake sempre consegue se safar com um sorriso no rosto e muita sorte.

Essa jornada cheia de adrenalina retorna do melhor jeito possível, no início de 2022, com a compilação Uncharted: Coleção Legado dos Ladrões, trazendo todas as melhorias do PlayStation 5 aos jogos mais recentes da franquia — Uncharted 4: A Thief’s End, que marca a conclusão da história de Nathan; e Uncharted: The Lost Legacy, que abre um novo capítulo desta saga eletrizante, com duas novas protagonistas.

Para você se preparar para mergulhar no universo cheio de ação de Uncharted, preparamos uma lista com os 10 melhores momentos de toda a saga. E quem gosta de um bom desafio também pode procurar referências da franquia no vídeo Conquiste o Trono. A nova campanha PlayStation permite que você conquiste prêmios jogando seus jogos favoritos. Não deixe de se inscrever no site da promoção e leve seu jogo para o próximo nível com PlayStation.

Imagem de capa do item

Monstros das profundezas

Para começar, vamos falar de como tudo começou: o primeiro título da coletânea Uncharted: Nathan Drake Collection, disponível na PS Store. Tentando entender melhor o seu passado, em Uncharted: Drake’s Fortune, o jovem explorador desbrava florestas sul-americanas em busca do tesouro de El Dorado. Há diversos momentos icônicos no caminho, mas quando Nathan chega em seu objetivo é que as coisas esquentam.

Enquanto Nathan compete com Eddy e seus piratas pelo tesouro perdido, eles ouvem barulhos estranhos e, de repente, estão cercados por monstros das profundezas: descendentes dos espanhóis que cobiçaram as riquezas do povo mesoamericano no passado. A partir daí, a história toma um rumo sombrio e sobreviver a estas criaturas insanas foi um momento inesquecível para os fãs da saga, introduzindo de vez elementos sobrenaturais à franquia.

Disponível em: Uncharted: Nathan Drake Collection

Imagem de capa do item

Problemas no trem

Não tem como falar da franquia Uncharted sem mencionar a épica cena do trem que abre o segundo jogo da saga: Uncharted 2: Among Thieves. No game, Nathan Drake acorda misteriosamente em um trem congelado pendurado em um precipício e precisa escalá-lo contra o tempo enquanto tudo desmorona ao seu redor. O coração chega a saltar na boca!

E mais adiante no jogo, quando estamos entendendo como isso aconteceu, temos mais uma sequência alucinante em um trem: Nathan começa a atirar em um bando de mercenários em um trem em movimento. Atirar enquanto segue em frente em alta velocidade com certeza está entre as cenas de ação mais épicas de todos os tempos!

Disponível em: Uncharted: Nathan Drake Collection

Imagem de capa do item

Refúgio no Tibet

Depois de sofrer poucas e boas tentando sobreviver a uma grande cilada em Uncharted 2: Among Thieves, Nathan consegue refúgio em uma pacífica vila no Tibet, enquanto tenta desvendar os mistérios do Himalaia. É um dos lugares mais bonitos da franquia, que passa uma verdadeira sensação de paz. Além disso, o jogador rapidamente se apega ao solícito Tenzin, o guia de Drake nestas terras estrangeiras.

Mas não demora para esta tranquilidade se transformar em caos quando a vila é invadida. De repente, tudo é tomado pelo barulho de tiros e explosões e Nathan precisa defender a vila que lhe acolheu tão bem. É uma sequência cheia de ação e uma tsunami de sentimentos, isso mesmo sem falar nos misteriosos Yetis.

Disponível em: Uncharted: Nathan Drake Collection

Imagem de capa do item

Nas ruas da Colômbia

O terceiro capítulo da jornada de Nathan acabou sendo um dos mais pessoais para o explorador e finalmente tivemos um vislumbre de seu passado. Em Uncharted 3: Drake’s Deception, descobrimos como um jovem Nathan Drake conheceu seu mentor, Victor Sullivan, nas ruas da Colômbia.

E logo seu encontro se transforma em uma grande perseguição nos telhados do lugar. Agentes de uma organização poderosa querem um artefato que o moleque roubou e eles tentam fazer de tudo para recuperá-lo. E como o adolescente, pequeno e indefeso, tudo que você consegue fazer é fugir para se defender.

Disponível em: Uncharted: Nathan Drake Collection

Imagem de capa do item

Cavalgando no deserto

Mas além das memórias agridoces do passado de Nathan, Uncharted 3: Drake’s Deception também ficou marcado por seus momentos no deserto. O jogo tem uma sequência incrível em que você precisa se agarrar a carga de um avião em queda para sobreviver ao impacto, para então sobreviver ao calor escaldante de um mar de dunas de areia.

Eventualmente Nathan encontra companhia e então temos uma frenética perseguição à cavalo que deixaria os fãs de Red Dead Redemption eufóricos. Cavalgando sobre as areias quentes, o herói atira e derrota um comboio de mercenários em uma sequência que fica mais insana a cada minuto que passa.

Disponível em: Uncharted: Nathan Drake Collection

Perseguição em quatro rodas

A jornada de Drake atrás de seu irmão perdido em Uncharted 4: A Thief’s End, remasterizado no futuro Uncharted: Coleção Legado dos Ladrões, é cheia de sequências emocionantes, mas nenhuma supera a perseguição de jipe em Madagascar. Tudo começa com um inocente passeio de Nathan e Sully em uma feira a céu aberto, até que um carro blindado irrompe e começa a atirar na dupla.

Eles fogem do tiroteio, deixando um rastro de destruição, até encontrarem um jipe que começam a dirigir pelas ruelas da cidade. Descer os morros de Madagascar na mais alta velocidade é impagável e as coisas ficam ainda mais emocionantes conforme ele se aproxima de seu objetivo. Nathan chega até a ficar pendurado em um guindaste de um caminhão em movimento. Surreal!

Disponível em: Uncharted: Coleção Legado dos Ladrões

Imagem de capa do item

Luta contra Nadine

Uncharted 4: A Thief’s End introduz uma série de antagonistas perigosos, mas nenhum é tão marcante quanto Nadine, a antiga líder do grupo mercenário Shoreline. Seu caminho se cruza com o de Drake em alguns momentos de sua caçada por Libertalia, a cidade perdida dos piratas, mas o confronto mais marcante acontece no meio da selva.

Lutas corpo-a-corpo são sempre emocionantes em qualquer jogo da saga, mas enfrentar Nadine está em outro nível. Ela coloca o seu treinamento militar para jogo e consegue encarar ambos os irmãos Drake ao mesmo tempo em uma pancadaria que destrói os casebres de madeira em que eles se encontraram e só pára no alto de um desfiladeiro, onde Rafe enfim intervém.

Disponível em: Uncharted: Coleção Legado dos Ladrões

Imagem de capa do item

Navio em Chamas

Cada passo em Uncharted 4: A Thief’s End leva Nathan e Sam Drake para mais perto do mítico tesouro de Libertalia, por mais perigoso que o caminho seja. E depois de muitos desvios, eles finalmente encontram um navio perdido com o seu grande objetivo. Mas a ganância acaba ameaçando a vida de todos ali e a sequência final do jogo acontece em meio de um navio em chamas.

Além de uma inacreditável luta de espadas, como nas melhores histórias de pirata, Nathan ainda precisa fugir dos escombros do navio em chamas para sobreviver a sua aventura final como caçador de tesouros. Foi um desfecho digno para uma longa jornada como um dos maiores ícones PlayStation e que deixou um legado para aquelas que viriam em seguida.

Disponível em: Uncharted: Coleção Legado dos Ladrões

Imagem de capa do item

Enigma das Estátuas

A história de Nathan pode ter acabado, mas isto não significa que a franquia Uncharted chegou ao fim. Um novo capítulo começou em Uncharted: The Lost Legacy, remasterizado no futuro Uncharted: Coleção Legado dos Ladrões, com duas personagens muito amadas entre os fãs — Nadine, de Uncharted 4, e Chloe Frazer, de Uncharted 2.

Unidas pelo destino, elas precisam desvendar os mistérios das lendas indianas para encontrar um tesouro antigo. E apesar de já terem rolado inúmeros puzzles intrigantes ao longo da franquia, é esta dupla que encara o mais marcante de todo: o Enigma das Estátuas. Em sua aventura, elas precisam encontrar o seu caminho por uma sala cheia de estátuas que se movem a cada movimento. Um passo em falso e sua vida é ceifada por um machado gigantesco. Estes templos não estão pra brincadeira...

Disponível em: Uncharted: Coleção Legado dos Ladrões

Imagem de capa do item

Vingança Ferroviária

Podemos dizer que em Uncharted 2, Nathan Drake passou por maus bocados com trens, mas os jogadores finalmente puderam se vingar de todos os seus traumas ferroviários em The Lost Legacy. Em uma das missões finais de Nadine e Chloe, o jogador precisa atacar um trem em movimento usando todas as armas em seu arsenal.

É um grande espetáculo de luzes e explosões. Montada em uma torreta, enquanto Nadine dirige, Chloe tem a oportunidade de atirar e destruir vários vagões do trem em um momento verdadeiramente catártico. Depois, a dupla ainda embarca, continuando sua trilha de destruição. Deixariam o velho Nathan orgulhoso, com certeza!

Disponível em: Uncharted: Coleção Legado dos Ladrões