Turma da Mônica: Quem são as pessoas reais que inspiraram os personagens de Mauricio de Sousa?

Capa da Publicação

Turma da Mônica: Quem são as pessoas reais que inspiraram os personagens de Mauricio de Sousa?

Por Jaqueline Sousa

As grandes aventuras da Turma da Mônica marcaram a infância de muitas pessoas em território nacional. Criada por Mauricio de Sousa, a primeira vez que personagens da turminha do Limoeiro apareceram nas páginas dos jornais foi em 1959, com uma tirinha protagonizada por Franjinha e Bidu. Só que a Turma da Mônica como a conhecemos hoje apareceu apenas na década de 1960, com a criação da Mônica e do Cebolinha.

Desde então, diversos personagens ganharam vida nas páginas dos gibis da dona da rua, inclusive Magali e Cascão, e muitos deles foram inspirados em pessoas reais. Nesta lista, você vai conhecer quais foram as influências de Mauricio de Sousa durante a criação da Turma da Mônica!

Imagem de capa do item

Mônica

A dona da rua mais famosa do Brasil foi inspirada em uma pessoa muito especial da vida de Mauricio de Sousa: sua filha, Mônica Sousa. A personagem surgiu em 1963 e era coadjuvante nas tirinhas do Cebolinha até que ofuscou o protagonismo de seu rival, ganhando destaque entre o público. Logo, não demorou muito para que a Mônica se tornasse a personagem principal das histórias de Mauricio.

Durante sua criação, o ilustrador se inspirou nas características da própria filha. Quando criança, Mônica Sousa não levava desaforo para casa e tinha uma personalidade forte, assim como a Mônica dos quadrinhos.

Imagem de capa do item

Cebolinha

Criado em 1960, a primeira aparição do Cebolinha foi nas tirinhas que Mauricio publicava em jornais, e ele foi inspirado em um amigo de infância do irmão do ilustrador, Márcio de Sousa. Assim como o personagem, o amigo também trocava o “R” pelo “L” e tinha um cabelo espetado, o que fez com que ganhasse o apelido de “Cebolinha”.

O reinado do troca-letras como peça central das histórias de Mauricio de Sousa só durou três anos até o surgimento da Mônica. Durante o período, ele ainda ganhou outros coadjuvantes, como o cachorro Floquinho. Após a estreia da dona da rua, Cebolinha se popularizou como o principal rival da protagonista, sempre com um plano infalível na cabeça para roubar seu coelhinho azul.

Imagem de capa do item

Magali

Assim como a Mônica, a Magali também foi inspirada em uma das filhas de Mauricio: Magali Spada. O ilustrador se baseou nas características físicas e na personalidade da menina para criar a personagem, reconhecida por seu apetite voraz e amor por melancia.

A primeira aparição da espirituosa Magali aconteceu em 1964, em uma tirinha de jornal, ao lado da Mônica. Apesar de ter surgido como uma personagem secundária, a garota dos vestidos amarelos tornou-se a melhor amiga da dona da rua e ganhou o coração dos leitores dos gibis.

Imagem de capa do item

Cascão

Para criar o personagem Cascão, companheiro de planos infalíveis do Cebolinha, Mauricio de Sousa se baseou na personalidade de um menino que o ilustrador conheceu em Mogi das Cruzes, São Paulo, e que era amigo de seu irmão. Assim como o personagem, o garoto não era muito higiênico e também não gostava de tomar banho.

Cascão surgiu em 1961, e o público gostou tanto dele que o garoto acabou entrando para a turma de protagonistas das histórias de Mauricio.

Imagem de capa do item

Marina

A personagem Marina faz um paralelo com a realidade: tanto nos quadrinhos como na vida real, a garota é filha de Mauricio de Sousa. A primeira vez que ela apareceu nas histórias da turma do Limoeiro foi em 1995, demonstrando suas habilidades artísticas nas páginas dos quadrinhos. Marina ficou marcada por seu talento com a pintura e o desenho, assim como seus cabelos cacheados.

Imagem de capa do item

Do Contra

Uma das criações mais excêntricas de Mauricio de Sousa, o personagem Do Contra foi inspirado em Mauricio Takeda e Sousa, filho do ilustrador, e surgiu em 1994. A escolha do nome do garoto nos quadrinhos não foi à toa, já que na vida real, Mauricio também gostava de ser o “diferentão” em todas as ocasiões.

Reconhecido por suas opiniões contrárias, Do Contra é o irmão do ilusionista Nimbus e, sempre que pode, demonstra sua individualidade por meio de ótimas tiradas.

Imagem de capa do item

Nimbus

Falando no ilusionista Nimbus, o personagem também foi baseado em um dos filhos do criador da Turma da Mônica, chamado Mauro de Sousa. Ainda na infância, Mauro demonstrava um grande interesse por temáticas relacionadas à meteorologia e adorava ver a previsão do tempo.

Assim, em homenagem ao filho, Mauricio criou o Nimbus em 1994. Nos quadrinhos, além da curiosidade pelo clima, Nimbus tem habilidades com truques de mágica.

Imagem de capa do item

Bidu

O carismático cãozinho Bidu foi um dos personagens pioneiros criados por Mauricio de Sousa. Ao lado de Franjinha, o cachorro azul protagonizou a primeira tirinha da turma do Limoeiro, em 1959. Para criar Bidu, o ilustrador se baseou nas lembranças de Cuíca, seu cão de estimação durante a infância.

Além de Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão, o cachorro Bidu é uma das criações mais icônicas de Mauricio de Sousa. Desde a década de 1960, o personagem é o mascote da Mauricio de Sousa Produções, e seu nome teve origem em uma gíria da época que indicava que alguém era esperto.

Imagem de capa do item

Chico Bento

Inspirado em um tio-avô de Mauricio, Chico Bento é um dos personagens mais queridos do universo da Turma da Mônica. O caipira foi criado em 1961 e é especialmente reconhecido por seu chapéu de palha e teimosia.

No princípio, Chico Bento era coadjuvante nas tirinhas de Hiro e Zé da Roça, mas acabou ganhando popularidade e virou protagonista de sua própria revista, em 1982.

Imagem de capa do item

Maria Cebolinha

A encantadora Maria Cebolinha, também chamada de Mariazinha, é a irmã mais nova do Cebolinha, e também recebeu influência de uma pessoa real. Baseada em Mariângela, primogênita de Mauricio, a menina surgiu na década de 1960, em uma das tirinhas que eram publicadas nos jornais.

Na época, a filha do ilustrador também era um bebê, assim como Maria Cebolinha. Apesar de ter uma aparência meiga e ingênua, a personagem apronta bastante e é muito enérgica.

E aí, você sabia que esses personagens da Turma da Mônica são baseados em pessoas reais? Sabe de mais algum? Comente!