Turma da Mônica Jovem: As 8 maiores mudanças em relação à versão clássica

Capa da Publicação

Turma da Mônica Jovem: As 8 maiores mudanças em relação à versão clássica

Por Gus Fiaux

Recém-lançado nos cinemas, Turma da Mônica Jovem: Reflexos do Medo traz a adorada turminha de Mauricio de Sousa com uma versão repaginada. Em vez de nós acompanharmos as eternas crianças de 7 anos, agora conhecemos as versões adolescentes desses personagens tão queridos – bem como seus novos dramas e dilemas.

Porém, essa ideia não surgiu nos cinemas. Em 2008, as primeiras edições de Turma da Mônica Jovem chegavam às bancas de todo o país, oferecendo um novo vislumbre da vida de MônicaCebolaCascão Magali, bem como de todos os habitantes da Rua do Limoeiro. E aqui, reunimos as maiores diferenças entre Turma da Mônica Jovem e as HQs clássicas!

Imagem de capa do item

O traço

Pode parecer meio óbvio, mas já de cara, a maior mudança de Turma da Mônica Jovem em relação aos quadrinhos originais de Mauricio de Sousa está justamente no visual. Quando a revista surgiu, lá em 2008, a ideia era justamente se inspirar em outro mercado que chegava com força máxima em solo brasileiro: os mangás japoneses.

Por isso, o visual deixa de lado os traços mais simples e adota mais detalhes e expressões para os personagens. Além disso, o formato das revistas também é diferente, com mais páginas, um tamanho maior e lombadas colecionáveis. Porém, você não precisa ser um craque na leitura de mangás para entender a Turma da Mônica Jovem: não precisa ler de trás para frente!

Imagem de capa do item

O formato narrativo

Se você está acostumado com a Turma da Mônica clássica, pode sentir uma grande diferença caso vá atrás dos quadrinhos da Turma da Mônica Jovem - e não é só no visual. As HQs da turminha mais velha possuem um formato narrativo bem diferente, com as histórias compondo arcos maiores, e não seguindo o ritmo das "historinhas soltas" da original.

Além disso, a Panini e a Mauricio de Sousa Produções decidiram seguir a rota de "volumes" - ou Séries - para separar melhor cada "fase" das HQs. Ao total, já são três séries - e enquanto as duas primeiras funcionam juntas, como sequência uma da outra, a terceira opera quase como um reboot do selo, e você não precisa se preocupar com o que veio antes.

Imagem de capa do item

Mônica

Mônica cresceu, mas não perdeu várias de suas características especiais. A garota continua brava e destemida - embora controle seu temperamento sem grandes explosões de raiva. Ela continua dentucinha, apesar de ter passado anos usando aparelho, mas não é mais baixinha ou gordinha - em vez disso, se tornou uma mulher alta e esbelta.

A personagem continua sendo uma líder nata, sempre juntando sua turma e auxiliando aqueles que precisam. Ela tem o lema de "sempre proteger os mais fracos", e aplica isso diariamente - além de ter desenvolvido um gosto muito afetuoso por Cebola. Ah, e não podemos esquecer, ela ainda segue muito apaixonada por coelhos e guarda seu Sansão com carinho até hoje.

Imagem de capa do item

Cebola

Um dos personagens mais amados da saga original, Cebolinha agora só atende pelo nome Cebola. Seus problemas com o cabelo passaram, já que ele ostenta uma cabeleira bem bagunçada - e o mesmo vale para sua "língua plesa", já que ele passou por tratamento fonoaudiólogo e fala sem grandes enrolações (exceto quando está nervoso).

Um herói e amigão, ele deixou de lado seus planos infalíveis para derrotar a Mônica e se tornar o "Lei da Lua". Em vez disso, aplica esses planos para deter ameaças e vilões - e, enquanto isso, desenvolveu um afeto muito especial por sua ex-rival, e os dois vivem entre idas e vindas, enquanto ainda têm receio de se declarar um para o outro.

Imagem de capa do item

Magali

Magali também cresceu e já não é mais a mesma menina de antes. Claro, ela ainda adora comer e se delicia com todo tipo de comida - embora não seja tão impulsiva em sua gula, como nos quadrinhos clássicos. Com o passar dos anos, ela passou a investigar mais sobre os mistérios de sua família, e até descobriu que faz parte de uma poderosa linhagem de bruxas e feiticeiros.

Meiga e amorosa como sempre, ela enfrenta vários inimigos mágicos e agora tem um sonho: ajudar todos os animais abandonados no Bairro do Limoeiro. Por falar nisso, seu gatinho Mingau ganhou uma família - agora, ele tem uma namorada chamada Aveia, e juntos, eles deram luz a vários gatinhos fofíssimos!

Imagem de capa do item

Cascão

Outro personagem que também passou por uma grande mudança nas HQs da Turma da Mônica Jovem foi Cascão. Agora, ele não é mais um menino sujo com medo de água, e toma banho com frequência (ainda mais depois que descobriu que as meninas não gostam de meninos fedidos). Ele ama esportes e se dedica a eles o tempo todo, sobretudo o skate.

Ingênuo e compreensivo, ele está sempre tentando dar uma força para seus amigos e continua seu relacionamento com Cascuda (que passa por altos e baixos graças às fofocas no Bairro do Limoeiro). Em Recordações, 51ª edição da Segunda Série, temos um vislumbre de seu futuro e vemos como ele e Cascuda tiveram um pequeno filho juntos.

Imagem de capa do item

Milena

Diferente de outros personagens mais clássicos da franquia, Milena só foi introduzida nos quadrinhos em 2018, tornando-se parte central da Turma da Mônica, em uma iniciativa para trazer mais representatividade aos quadrinhos - por isso, ela não está presente nas duas primeiras séries de Turma Jovem, e só foi introduzida recentemente, na Terceira Série.

Com quinze anos de idade, Milena é uma menina habilidosa, cheia de atitude e autoestima. Uma musicista nata, ela é fera no piano e também possui uma ligação muito forte com as outras meninas do Limoeiro, como Mônica e Magali, mas também Denise e Marina. Conselheira da galera, ela é uma excelente ouvinte e ajuda seus amigos em momentos difíceis.

Imagem de capa do item

E o Chico Bento?

Engana-se quem pensa que só a Turma da Mônica recebeu a atualização juvenil nos quadrinhos. Outro personagem muito querido de Mauricio de Sousa também passou por uma repaginada, e estreou em 2013 nas páginas de Chico Bento Moço, com um novo visual e personagens envelhecidos para suas versões juvenis/adultas.

Tendo saído da roça, Chico Bento foi estudar na Universidade Federal de Agronomia e suas aventuras se passam na cidade de Nova Esperança. Ele agora é mais estiloso, possui um corpo bem definido graças à academia, mas não perdeu seu amor por animais e suas amizades do sítio. Suas HQs agora possuem um toque mais forte de ficção científica, suspense e horror.