Tudo que você precisa saber sobre o Cara-de-Barro, vilão de The Batman Parte II
Tudo que você precisa saber sobre o Cara-de-Barro, vilão de The Batman Parte II
O vilão pode estar prestes a fazer sua estreia em live-action!
Nos cinemas, o Batman sempre enfrentou inimigos muito “pé-no-chão”, já que os efeitos especiais até então nunca foram bons o bastante para lidar com seus inimigos mais loucos e fantasiosos. Porém, isso está prestes a mudar com The Batman Parte II, o segundo filme da série de Matt Reeves, que se passa fora do Universo Estendido da DC e deve trazer o Cara-de-Barro como um dos antagonistas.
Um personagem relativamente desconhecido para o público leigo, o Cara-de-Barro é, na verdade, um alter-ego utilizado por vários vilões do Cavaleiro das Trevas. Todos possuem um conjunto de poderes bem parecido, já que podem transformar seu próprio corpo em uma massa de barro, a partir da qual podem tomar várias formas diferentes. Aqui, você vai descobrir tudo que precisa saber sobre o Cara-de-Barro!
Primeira aparição e criadores do Cara-de-Barro
O primeiro Cara-de-Barro surgiu ainda na Era de Ouro dos quadrinhos - mais precisamente, em Detective Comics #40, publicada originalmente em junho de 1940. Ele foi uma criação de Bob Kane e Bill Finger, mas não possuía os dons de metamorfose que suas contrapartes posteriores iriam adquirir.
Anos depois, surgiram novas versões do vilão, durante a Era de Prata das HQs. Enquanto o Cara-de-Barro original ganhou uma versão repaginada após a Crise nas Infinitas Terras, finalmente com dons metamórficos, outros vilões também assumiram essa identidade. O segundo Cara-de-Barro apareceu pela primeira vez em dezembro de 1961, em Detective Comics #298, e foi criado por Bill Finger, dessa vez ao lado de Sheldon Moldoff.
Quem é o Cara-de-Barro?
Ainda que quase todos usem o nome "Cara-de-Barro" para cometer seus crimes e trambiques, existem oito versões do vilão nos quadrinhos, cada qual com suas próprias particularidades e origens diferentes. Para resumir, eis aqui cada um dos vilões:
-
Basil "Baz" Karlo foi o primeiro Cara-de-Barro. Ele era um ator dos anos 40 que ingressou na criminalidade ao assumir a identidade de um vilão que havia interpretado em um filme, tornando-se um serial killer. A versão da Era de Ouro desse personagem não era um metamorfo.
-
Matt Hagen se torna o segundo Cara-de-Barro. Ele era um caçador de tesouros que acaba entrando em contato com protoplasma radioativo, o que lhe desperta dons transmorfos.
-
Preston Payne apareceu na década de 70 e se tornou o terceiro Cara-de-Barro. Ele era um cientista que, ao desenvolver um soro para tratar uma rara condição genética, acaba ganhando uma forma de barro.
-
Sondra Fuller foi a quarta Cara-de-Barro, usando uma tecnologia do seu grupo terrorista. Ela foi a primeira mulher a assumir essa identidade, e junto com Preston Payne, deu luz a Cassius Payne, o quinto Cara-de-Barro.
-
Nos anos mais recentes, tivemos a inclusão do Dr. Peter Malloy, além de Todd Russell e Johnny Williams, as versões mais recentes do vilão.
Vale ressaltar que vários deles já se combinaram no passado para dar origem ao Cara-de-Barro Supremo. Além disso, todos fazem parte da Quadrilha de Lama, uma organização fundada pelo primeiro Cara-de-Barro para unir seus sucessores e formar uma frente ampla contra o Cavaleiro das Trevas.
As equipes do Cara-de-Barro
Como deu para ver, existem várias versões do vilão e cada uma tem seus próprios planos, ambições e diferentes personalidades. Além disso, cada um deles se juntou a equipes diferentes para propósitos diferentes. Quando Baz Karlo foi reintroduzido nos quadrinhos após a Crise nas Infinitas Terras, ele se juntou à Sociedade Secreta dos Supervilões e à Liga da Injustiça - além de ter fundado a Quadrilha da Lama.
Matt Hagen foi um membro da Anti-Liga da Justiça, enquanto a única mulher a assumir o posto, Sondra Fuller, tinha seu grupo terrorista antes mesmo de ser transformada, o Grupo Tático Kobra. Tirando isso, todas as demais versões apenas se juntaram à Quadrilha da Lama, e até se uniram em um único corpo físico.
Os poderes e habilidades do Cara-de-Barro
Cada versão do Cara-de-Barro possui seu próprio conjunto particular de poderes, mas todos eles compartilham da capacidade de se transformar a partir de uma matéria que parece argila, além de superforça, resistência e durabilidade sobre-humanas e a capacidade de se regenerar de ataques ou ferimentos muito fortes.
Baz Karlo, Matt Hagen e Sondra Fuller, possuem o dom de replicar os seus próprios poderes, ou seja, eles podem transformar qualquer um em um ser de barro como eles, enquanto Peter Malley possui um "olhar mortal", que faz com que suas vítimas sejam mortas apenas com um olhar.
Tanto Preston Payne quanto seu filho, Cassius Payne, possuem dons e poderes bem específicos. Enquanto Preston podia matar as pessoas apenas com um toque, além de possuir um intelecto genial e uma "armadura" feita de barro, Cassius possui o dom da bio-fissão - ou seja, se uma "parte" de seu corpo de barro for decepada do resto do corpo, ela pode criar consciência e se tornar um ser próprio.
Adaptações do Cara-de-Barro
Ao longo dos anos, o Cara-de-Barro já apareceu em diversas adaptações da DC Comics, sempre como uma figura bem poderosa e geralmente uma ameaça para o Batman e sua Batfamília. Nas séries em live-action, o vilão (e suas diferentes versões) já apareceu em Gotham, Pennyworth e até mesmo a série das Aves de Rapina de 2002.
Nas animações, ele é uma figurinha carimbada, tendo aparecido em Novas Aventuras do Batman, Batman: Os Bravos e Destemidos, Justiça Jovem, Jovens Titãs em Ação! e, obviamente, Batman: A Série Animada e Liga da Justiça. O personagem também é um dos protagonistas da série solo da Arlequina, onde é inspirado pelo Cara-de-Barro original das HQs.
O personagem também é uma figurinha carimbada em diversos jogos da DC Comics, dentre os quais se destacam a trilogia LEGO Batman, DC Universe Online, além de Arkham Asylum, Arkham City e, mais recentemente, Gotham Knights. Ainda que não seja tão retratado nos cinemas, ele é um dos inimigos mais frequentes do Batman, dentro e fora dos quadrinhos!
Futuras adaptações do Cara-de-Barro
Conforme revelado na última semana, o Cara-de-Barro está sendo um dos vilões considerados para The Batman: Parte II, o segundo filme do herói interpretado por Robert Pattinson. O diretor Matt Reeves já havia dito que tinha interesse em trabalhar o vilão e, em rascunhos preliminares da obra, ele será um dos novos vilões a atazanar a vida do Cruzado Encapuzado.
Além disso, Mike Flanagan (diretor de Doutor Sono e criador das séries A Maldição da Residência Hill e Missa da Meia-Noite) teria demonstrado interesse em fazer um filme solo do vilão, provavelmente sem conexão com o segundo filme do Cavaleiro das Trevas ou com o resto do Universo DC dos cinemas.
A ideia de Flanagan é seguir mais de perto as origens da primeira versão do vilão, contando a história de um ator de filmes de terror da década de 1940 que acaba ficando obcecado com um de seus próprios papéis e passa a usá-lo como sua identidade principal. Ainda não sabemos se essa ideia vai sair do papel, mas parece algo bem interessante, a princípio.