Nanaue: Tudo sobre o Tubarão-Rei da DC
Nanaue: Tudo sobre o Tubarão-Rei da DC
Descubra os segredos do criminoso mais querido dos sete mares.
Ele é forte, imponente e temido por todos os mares da DC Comics — e não estou falando do Aquaman. A estreia nos cinemas do Tubarão-Rei finalmente acontecerá em O Esquadrão Suicida, a nova adaptação live action dirigida por James Gunn do grupo de arruaceiros mais adorado dos quadrinhos.
Mas não pense que ele é apenas um peixe fora d’água no mundo dos crimes. O Tubarão-Rei é conhecido por seu comportamento imprevisível que deixa até mesmo assassinos veteranos em estado de alerta. Nesta lista, você vai mergulhar a fundo na jornada do verdadeiro rei dos mares. Separamos tudo o que você precisa saber sobre o Tubarão-Rei!
Primeira aparição e criadores do Tubarão-Rei
Ao contrário do que se possa imaginar, originalmente o Tubarão-Rei foi pensado para ser um inimigo do Superboy — uma fera violenta movido por desejos sanguinários. Criado pelo escritor Karl Kesel e pelo ilustrador Tom Grummett, Nanaue teve uma pequena aparição na revista Superboy #0, de 1994, em que bandidos o resgataram de uma prisão no Havaí. Claro que ele retribuiu generosamente comendo a todos e causando um verdadeiro caos.
Somente na edição seguinte, Superboy #9, que ele foi derrotado quando o herói prodígio lhe surpreende com um raio de calor. Há uma lenda sobre suas origens que insinua que Nanaue é o filho de um deus tubarão com uma mulher havaiana, mas isso nunca ficou provado no antigo cânone.
O Clássico Esquadrão Suicida
Nanaue não ficou muito tempo preso. Logo depois, ele foi recrutado por Amanda Waller para ajudar o Superboy em uma missão submarina com o Esquadrão Suicida — composto pelo Pistoleiro, Capitão Bumerangue, Nocaute e Multibraço. Se ele se recusasse a cooperar, um cinto recheado de explosivos estava pronto para destruí-lo em mil pedacinhos.
Mesmo sempre provocando os mocinhos, Nanaue levou a missão muito a sério. Quando o Multibraço tentou trair a equipe e colocar tudo a perder, ele não pensou duas vezes antes de matá-lo. Por fim, para destruir o laboratório submerso, Nocaute destruiu o cinto do Tubarão causando uma enorme explosão. Contrariando todas as expectativas, ele sobreviveu e permaneceu escondido esperando a hora de atacar.
Ajudante do Aquaman
Depois da Crise nas Infinitas Terras, durante a história “Espada de Atlantis”, o Tubarão-Rei se tornou o ajudante de Arthur Curry. O jovem lhe salvou de uma situação perigosa e Nanaue resolveu ajudá-lo a se tornar o novo Aquaman. Mas, no início, esse assassino impetuoso não agia por bondade ou gratidão.
Na verdade, o Tubarão-Rei estava seguindo um plano ardiloso de seu pai. O Deus-Tubarão sabia que Arthur seria responsável por mudar as marés do destino, para o bem ou para o mal. Assim, Nanaue deveria ajudá-lo, esperando apenas uma oportunidade para acabar com o Rei de Atlantis. Ele só não esperava desenvolver uma amizade verdadeira com o atlante. Em conflito, o Tubarão-Rei decide ir embora para não precisar enfrentar seu aliado.
Os Novos 52
Como a maioria dos personagens, o Tubarão-Rei ganhou uma nova origem nos Novos 52. Inspirado em um tubarão-martelo, ele agora é o filho do deus havaiano Kamo, sequestrado por Amanda Waller ainda criança para se unir ao Esquadrão Suicida. O crescimento de Nanaue foi acelerado em um laboratório para lutar ao lado de criminosos pelo governo.
Eventualmente, Nanaue fugiu para as profundezas de Atlantis buscando viver tranquilamente como um chefe da máfia submarina. Não demorou para que conquistasse respeito nos cantos mais pobres do reino. Quando Aquaman precisou de ajuda para depor um usurpador, o Tubarão-Rei aceitou ajudá-lo em troca de melhores condições para o seu povo.
Os poderes e as habilidades do Tubarão-Rei
Basta olhar para o Tubarão-Rei para saber que sua força física não deve ser subestimada. Por ser um semideus nascido para sobreviver em regiões de altíssima pressão, Nanaue tem um corpo altamente resistente e habilidades típicas de um peixe, como a capacidade de respirar embaixo d’água e um nado super veloz, além de também conseguir respirar em terra firme sem problemas.
Outras habilidades variam dependendo de cada versão. Em suas primeiras aparições, seu intelecto era bastante limitado. Hoje, ele costuma ser representado como um gênio dos negócios ou da programação. Sua pele já foi impermeável a tiros e danos físicos, mas isso muda dependendo de quem escreve suas histórias.
Caso com Constantine
Recentemente, o Tubarão-Rei chamou atenção devido a seu polêmico relacionamento com o Constantine na animação Liga da Justiça Sombria: Guerra de Apokolips . Os quadrinhos, que costumam trabalhar mais o seu lado agressivo, nunca mergulharam a fundo em seus interesses românticos, por isso foi uma surpresa descobrir que o predador havia tido um caso com o exorcista.
O mais interessante é que, ao revelar seu passado para Ravena, Constantine pareceu quase ofendido que ela considerou que ele poderia ter ficado com Arlequina. Afinal, quem seria doido de trocar um semideus por uma mera palhaça?
Baby Shark da Arlequina
Falando na palhacinha do crime, o brutamontes aparece completamente diferente na série solo da anti-heroína — Arlequina, do HBO Max. Ele é um amigo do Cara-de-Barro que aparece para ajudar a Arlequina com seus problemas de alcance nas redes sociais.
Esse Tubarão-Rei é super sociável, simpático, inteligente, mas mostra seu lado psicótico quando sente cheiro de sangue. A versão cômica do personagem deu super certo, conquistando o público com suas referências a divas do pop e figurinos casuais. Muitos notaram similaridades com a versão de O Esquadrão Suicida, mas segundo James Gunn, qualquer semelhança é mera coincidência.
No Arrowverse
Nas séries live action, o Tubarão-Rei fez sua estreia na segunda temporada de The Flash, em “A Fúria da Tempestade de Fogo”. Ele aparece brevemente no final do episódio, derrotando o Flash sem dificuldades com sua pele impermeável, mas é derrotado por um homem misterioso. Ele foi trazido da Terra-2 pelo Zoom para tentar acabar com o Flash, mas acaba se tornando uma das cobaias de Amanda Waller.
Quando finalmente escapa, em “Tubarão-Rei”, o brutamontes persegue Barry Allen em uma tentativa desesperada de retornar para sua própria dimensão. Entretanto ele é derrotado quando o velocista se une a John Diggle e outros agentes da A.R.G.U.S. Nesse multiverso, o Tubarão-Rei era o cientista Shay Lamden, que pesquisava uma cura para o câncer quando o acelerador de partículas explodiu e o transformou em um meta-humano.
Nos jogos
Apesar de sua relativa popularidade, o Tubarão-Rei não tem grandes participações nos jogos. Ele é um personagem jogável em Lego Batman 3: Beyond Gotham e pode entregar missões aos jogadores de DC Universe Online, mas sua participação em Injustice e na série Arkham se limita aos materiais derivados.
Ele é um membro do Esquadrão Suicida na animação Batman: Ataque ao Arkham. No universo Arkham, ele é um humano geneticamente alterado que usa mandíbulas de ferro para simular um tubarão. Seu filho, Kid Shark, aparece nos quadrinhos de Batman: Arkham Knight. Em Injustice: Gods Among Us: Year Five, o Tubarão-Rei é recrutado pelo Regime mas acaba morrendo poucas edições depois.
Nos filmes
Mesmo tendo roubado a cena nos filmes animados da DC Comics, o Tubarão-Rei ainda está para estrear nos cinemas. Ele quase apareceu na versão de David Ayer de Esquadrão Suicida, mas os custos em efeitos visuais para criar o personagem era muito grande. Logo, o diretor acabou o substituindo pelo Killer Croc.
Mas agora James Gunn está determinado a levar O Esquadrão Suicida definitivo para as telonas, com tudo que tem direito, e o Tubarão-Rei não vai ficar de fora. Seu novo visual conquistou a internet trazendo um equilíbrio perfeito entre fofo e psicopático. Mas a maior surpresa ficou para o seu intérprete, o lendário Sylvester Stallone! Não tem como ficar melhor.