10 tropos mais comuns nos animes que você vê em todo lugar

Capa da Publicação

10 tropos mais comuns nos animes que você vê em todo lugar

Por Ygor de Oliveira Ferreira

Apesar de termos uma quantidade gigantescas de animes, com propostas mais simples como Naruto e One Piece, até outros mais peculiares, mostrando a vida das células no corpo humano. Mesmo com essa grande variedade, muitas dessas obras seguem alguns tropos que são extremamente comuns.

Nesta lista você confere os 10 tropos mais comuns dos animes!

Imagem de capa do item

Arco de torneio

Nada melhor que um torneio para colocar personagens que não tem tanto destaque para mostrar seus poderes e os espectadores verem diversas grandes lutas seguidas, algo que gera alguns momentos icônicos para a obra. Como esquecer o Torneio das Trevas onde os heróis mostraram pela primeira vez grandes poderes e o arco é finalizado com Yusuke vs Toguro.

Ou então os jogos do Cell que podemos ver toda a força de Gohan se tornando Super Saiyajin 2. Dragon Ball Super utiliza o torneio em duas sagas, trazendo personagens de outros universos e My Hero Academia no arco do Festival de Esporte, para colocar os estudantes para se enfrentarem.

Imagem de capa do item

Pai ausente

Um padrão principalmente em animes Shonen é o protagonista ter um pai ausente, seja pela morte quando o herói era muito pequeno, ou alguns casos de abandono. Isso faz com que eles tenham uma infância difícil sem ter o auxílio de uma figura paterna para aprender as coisas mais simples da vida.

Naruto é um desses casos, onde seu pai morreu no seu nascimento e ele nunca teve a chance de vê-lo. Enquanto isso, Shinji de Evangelion tem um pai que não passou anos sem ao menos ligar para o garoto, somente o chamando quando precisava que ele pilotasse o EVA unidade 01.

Imagem de capa do item

Flashback

O Flashback talvez seja o maior recurso utilizado em animes para ampliar seus mundos. Sempre naquele momento de tensão em uma grande batalha, ou perto do fim de um personagem querido, entra uma história triste do passado de alguém para aumentar ainda mais o peso do que está para vir.

One Piece é um dos animes que melhor se aproveita disso, sempre que um novo personagem acompanha Luffy e seu bando no arco é esperado que possamos ver mais sobre o passado dela, ou então daquela ilha específica. Com isso, mais daquele universo é construído e acaba tornando a obra bem mais rica.

Imagem de capa do item

Filler de praia

Fillers são episódios de anime com histórias originais, para tomar alguma distância dos mangás. Eles podem vir como somente um episódios, ou arcos inteiros levando semanas para serem concluídos, deixando os espectadores frustrados esperando a história relevante voltar.

Mas um tipo específico desses episódios que permeia diversas obras é o filler de praia, onde o protagonista e seus amigos vão para praia se divertir e no meio tem alguma história simples para colocar o grupo nessa situação. Bleach, Naruto, Fairy Tail são alguns dos exemplos.

Além disso, Avatar a Lenda de Aang, pega a ideia de episódio de praia de animes para que os espectadores possam passar mais tempo com Zuko, Azula, Tai Li e Mei, construindo mais esses personagens e suas relações.

Imagem de capa do item

Vilão com passado triste

Animes sempre tem aquele vilão que é uma grande ameaça, coloca medo nos heróis e quando chega a hora do momento final, descobrimos um triste passado de grande sofrimento. Algumas vezes esse tropo é utilizado para traçar paralelos com o protagonista, ou então só para gerar uma comoção do público.

Um exemplo é Gaara em Naruto, que sua história triste se parece muito com a do protagonista, mas diferente dele, ninguém havia estendido a mão para ele. Ou então Jellal Fernandes, um dos vilões de Fairy Tail, que na sua infância era um escravo e após uma fuga mal sucedida foi possuído por algo que acreditava ser o lendário mago das trevas Zeref.

Imagem de capa do item

Gritar os nome dos ataques

Momentos de ação em animes podem ser algumas vezes muito barulhos já que além dos efeitos sonoros temos os personagens gritando loucamente seja alguma forma de discussão ou então para narrar o nome de seus golpes. Isso é uma tradição nas animações japonesas bem antigas e segue firme até os dias de hoje.

É dito que gritar nomes de poderes começou com Mazinger Z de 1972, com a ideia de que o público alvo do anime interagisse junto do protagonista ao gritar os nomes dos ataques. Com os anos isso foi ficando cada vez mais popular, fazendo todo mundo gritar quando Goku usava Kamehameha, algo que se mantém até os dias de hoje.

Imagem de capa do item

Personagem superpoderoso que quase nunca luta com ninguém

Um tropo importante de muitos animes são aqueles personagens que todos naquele mundo tremem ao ouvir seu nome, dizendo que ele talvez seja um dos seres mais poderosos a pisar naquele universo. Só que, o grande problema é que o espectador não vai ver isso acontecendo, ou então iremos ver um breve momento de sua batalha.

Alguns exemplos são o Shunsui de Bleach que é dito ser extremamente poderoso, mas mesmo quando lutou contra um dos Espadas, não utilizou a Bankai para podermos ver todo o seu poder. Ou então Shanks em One Piece, que sua chegada foi o bastante para que a Guerra dos Melhores fosse encerrada, mas nunca foi mostrado em batalhas.

Imagem de capa do item

O rival

Muitas vezes um bom protagonista precisa ter ao seu lado um grande rival fazendo com que ambos sempre queiram se superar para vencer um ao outro. Muitos animes utilizam os rivais para que o herói ganhe poderes novos e tenha algum desafio que não seja o próximo grande vilão.

Alguns rivais até começam como vilões, como Vegeta que é o principal inimigo da primeira saga de Dragon Ball Z, e se torna um dos rivais mais icônicos dos animes. Ou então Sasuke, que começa como um herói, muda de lado durante a jornada, mas também retorna ao lado de Naruto, mas mantendo sua rivalidade.

Imagem de capa do item

Protagonista engraçadinho e inocente

A maioria dos protagonistas de animes shounen compartilham alguns traços de personalidade similares. Coisas como, gostarem muito de comer, serem engraçadinhos e meio bobo e uma inocência, principalmente quando o assunto é romance, eles são incapazes de entender quando alguém está afim dele.

Esse é o caso de Luffy, que sempre que Boa Hancock manda suas investidas não consegue interpretar ou entender o que ela quer com ele e só segue a vida. Natsu de Fairy Tail também é sempre bem humorado, fazendo as pessoas a sua volta rirem ou às vezes ficarem bravas com sua ingenuidade, mas que pode se tornar uma fera se alguém ferir seus aliados.

Imagem de capa do item

O Poder de Amizade

O protagonista pode estar enfrentando um inimigo que é extremamente mais poderoso que ele e estar cada vez mais próximo da derrota, mas basta ele lembrar que seus amigos acreditam nele para mudar o curso do confronto. Esse talvez seja o tropo mais utilizado em animes e muitas vezes alvo de reclamações de fãs.

É extremamente comum, o protagonista estar no chão e então surgir um corte com algumas falas de todos os seus companheiros para que ele seja motivado, ou então surge alguém que não havia sido derrotado ainda para gritar algo como “Você consegue!”. Seja em One Piece ou Naruto sempre podemos ver a Amizade sendo a principal fonte de força dos protagonistas.