Todos os trajes do Homem-Aranha nos cinemas, do pior ao melhor
Todos os trajes do Homem-Aranha nos cinemas, do pior ao melhor
Da trilogia original até De Volta ao Lar: todas as roupas do Teioso em live-action!
Um dos heróis mais populares do mundo todo, o Homem-Aranha é bem conhecido por seu visual único, com trajes espalhafatosos que já o definem como um grande herói para toda a cidade de Nova York. Nos cinemas, o personagem nunca perdeu esse apelo visual, sempre com trajes belíssimos ao longo de suas três franquias em live-action.
É pensando nisso que resolvemos listar aqui todos os trajes do Homem-Aranha nos cinemas, do pior ao melhor. Aqui, você verá trajes caseiros, uniformes furtivos e até armaduras especiais, vindas diretamente de todas as adaptações live-action do herói nos cinemas!
Vigilante
Esse traje aparece em: O Espetacular Homem-Aranha (2012)
Como você ainda vai ver mais adiante nesta lista, todas as sagas do herói possuem um aspecto em comum: os trajes caseiros, feitos antes do Amigão da Vizinhança ganhar o icônico visual das HQs. E embora alguns sejam bem criativos, o da franquia O Espetacular Homem-Aranha não é um deles.
Esse visual aparece bem brevemente no primeiro filme do Peter Parker de Andrew Garfield. É uma roupa bem simples que consiste de uma jaqueta e uma máscara com touca preta. De modo geral, é um visual bem esquecível e que só serve para mostrar o começo de carreira do Escalador de Paredes.
Lutador
Esse traje aparece em: Homem-Aranha (2002)
Muito antes das grandes franquias de super-heróis que dominam as salas de cinema todos os anos, Sam Raimi levou o Amigão da Vizinhança às telonas em um filme que mudaria tudo. O longa original do Homem-Aranha continua sendo um primor até hoje.
O traje que o herói veste no "começo de sua carreira", no entanto, não é tão memorável. É interessante que a "roupa de lutador" exista, já que isso é uma referência bem legal das HQs, mas ao mesmo tempo é um visual simples que serve apenas para dar um gostinho de como seria o uniforme do personagem.
Traje furtivo
Esse traje aparece em: Homem-Aranha: Longe de Casa (2019)
Em Homem-Aranha: Longe de Casa, o segundo filme solo do Amigão da Vizinhança no MCU, temos a introdução de um novo traje, feito pela S.H.I.E.L.D., para que o herói possa operar fora dos Estados Unidos sem causar problemas para a identidade secreta de Peter Parker.
No papel, essa ideia é bem divertida. Na prática, o traje furtivo é bem aquém do que esperávamos. Composto de peças que não combinam muito bem entre si, o traje perde um pouco do impacto depois de poucas cenas, por mais que seja um elemento engraçado na trama - se lembra do Macaco Noturno?
Aranha de Ferro
Esse traje aparece em: Homem-Aranha: De Volta ao Lar (2017), Vingadores: Guerra Infinita (2018), Vingadores: Ultimato (2019), Homem-Aranha: Longe de Casa (2019)
Para participar dos Vingadores e enfrentar ameaças vindas de fora da Terra, era óbvio que o Homem-Aranha precisaria de um traje mais avançado - e ele felizmente acaba ganhando um de seu "padrinho" heroico, Tony Stark. Nasce aí a Aranha de Ferro, que fez muitos fãs irem à loucura.
O visual é claramente inspirado no traje das HQs e ele surpreende por suas várias utilidades, que incluem patas mecânicas auxiliares, que são ótimas para o combate. Esse traje só está "baixo" na lista porque, em diversos momentos, o CGI usado para construí-lo parece muito falso e pouco polido.
Espetacular
Esse traje aparece em: O Espetacular Homem-Aranha (2012)
Quando os primeiros pôsteres de O Espetacular Homem-Aranha foram divulgados, muitos fãs ficaram incomodados e inconformados com o visual do herói, que parecia muito estranho pelas lentes amarelas e o tecido mais grosso. Ainda assim, o traje tem seu charme.
É muito interessante analisar esse visual no contexto do filme porque realmente parece uma roupa feita por um adolescente para lutar contra o crime. Esse charme "amador" faz com que ele seja bem querido por alguns fãs, embora não seja tão memorável quanto os próximos desta lista.
Caseiro
Esse traje aparece em: Capitão América: Guerra Civil (2016), Homem-Aranha: De Volta ao Lar (2017)
Como dito anteriormente, os trajes caseiros são elementos bem importantes das franquias do Teioso - e dentre eles, não há um exemplo que seja melhor que o uniforme caseiro visto ao final de Homem-Aranha: De Volta ao Lar, principalmente porque sua presença tem um grande peso na narrativa.
Basicamente, precisamos ver Peter Parker "voltando à origem" para se provar merecedor de seu traje mais avançado. Além disso, o visual caseiro é um presente para os fãs da mitologia mais completa do herói, por ser claramente inspirado no visual do Aranha Escarlate das HQs.
Simbionte
Esse traje aparece em: Homem-Aranha 3 (2007)
Ainda que seja execrado até hoje, Homem-Aranha 3 não é lá a bomba colossal que muitos se lembram. Na verdade, o filme até tem conceitos interessantes, além de fazer uma adaptação do arco de origem do Venom - por mais que o vilão em si seja um dos pontos baixos do longa.
O traje simbiótico, no entanto, acaba sendo um adversário à altura por mexer com a moralidade de Peter Parker. Em termos visuais, é um uniforme interessante que destaca esse lado mais "sombrio" do herói - mas seria mais interessante se ele não tivesse as clássicas teias em alto-relevo da franquia de Raimi.
Repaginado
Esse traje aparece em: Capitão América: Guerra Civil (2016), Homem-Aranha: De Volta ao Lar (2017), Vingadores: Guerra Infinita (2018), Homem-Aranha: Longe de Casa (2019)
Ao ser inserido pela primeira vez no Universo Cinematográfico da Marvel, o Peter Parker de Tom Holland chegou com um visual bem interessante, colorido e com alguns gadgets conhecidos dos quadrinhos, como as "asas de teia" e o Sinal-Aranha, usado para intimidar os adversários.
E embora a ideia de um "traje tecnológico" não seja muito boa para o personagem em si, é divertido ver as interações de Karen - a I.A. do uniforme - com Peter. Mas se há algo que merece aplausos desse traje, certamente são os olhos que mudam de tamanho, dando mais expressão ao personagem.
Clássico
Esse traje aparece em: Homem-Aranha (2002)
O primeiríssimo traje do Homem-Aranha nos cinemas (ao menos, o primeiro visual genuinamente heroico dele) é muito marcante até hoje. Nele, temos uma textura bem definida e a presença das clássicas teias em alto-relevo, algo que acabou sendo incorporado em outros filmes de franquias posteriores.
O visual é bem positivo e chega a dar dó vê-lo sendo destruído pelo Duende Verde ao fim do filme. Felizmente, isso abriu as portas para que tivéssemos uma versão reformulada e melhorada - ainda que muitos fãs não notem isso. Aliás, falando desse traje repaginado...
Clássico reformulado
Esse traje aparece em: Homem-Aranha 2 (2004), Homem-Aranha 3 (2007)
Após ver que o Homem-Aranha já era um herói de sucesso no mundo todo, a Sony deu continuidade à franquia de Sam Raimi com mais dois filmes, fechando uma trilogia. E a partir do segundo, temos uma versão levemente diferente do traje usado pelo herói no primeiro longa.
As mudanças mais perceptíveis estão em alguns designs de teia que se espalham pelo corpo, nos olhos e nas cores, que ficam mais vivas e vibrantes. É um traje clássico e muito bonito, que nos lembra que filmes de super-heróis não podem ter medo de ser "coloridos e bregas".
Mark II
Esse traje aparece em: Homem-Aranha: Longe de Casa (2019)
Lançado em 2019, o segundo filme do Homem-Aranha no Universo Cinematográfico da Marvel decidiu fazer escolhas ousadas, tirando Peter Parker de Nova York e dando a ele um novo visual completamente novo, que foge bastante do esquema de cores dos trajes anteriores.
Embora seja muito parecido com o visual apresentado em Capitão América: Guerra Civil, o novo traje é vermelho e preto, além de possuir alguns recursos que tornam seu uso mais funcional. É um visual bem bonito e que mostra como esse Aranha é diferente dos que vieram antes.
Ainda mais espetacular
Esse traje aparece em: O Espetacular Homem-Aranha 2 (2014)
Há um consenso quase que geral entre os fãs de que O Espetacular Homem-Aranha 2 é um filme bem problemático. Muitos o consideram o pior longa do Aranha, por ter defeitos em seu desenvolvimento e uma overdose de personagens em cena, todos eles mal explorados e muito caricatos.
Por outro lado, um consenso ainda maior é o de que o traje do filme é, em todos os sentidos, o melhor traje do Homem-Aranha nos cinemas. Extremamente fiel aos desenhos de Steve Ditko, ele incorpora todos os detalhes que tornam o Aranha um ícone da Marvel e da cultura pop.