Top Gun Maverick: 8 fatos curiosos sobre os bastidores do filme que você não sabe
Top Gun Maverick: 8 fatos curiosos sobre os bastidores do filme que você não sabe
Tudo que você não sabia sobre os bastidores do filme estrelado por Tom Cruise!
Seguindo os passos de Top Gun: Ases Indomáveis, um grande clássico da década de 1980, Top Gun: Maverick chegou aos cinemas 36 anos após seu antecessor, causando um enorme barulho. O filme trouxe de volta o ator Tom Cruise na pele do piloto Pete “Maverick” Mitchell, e também teve o apoio de um elenco de estrelas para contar uma história cheia de adrenalina e emoção.
Top Gun: Maverick levou multidões às salas de cinema ao redor do mundo, mas será que você sabe como foi o caminho até o lançamento do longa? Foi pensando nisso que selecionamos aqui 8 fatos curiosos sobre os bastidores do filme!
Tom Cruise realmente pilotou um avião no filme
Não foi apenas uma mera encenação artística: Tom Cruise realmente sabe pilotar um avião (ele tem certificado e tudo) e usou essa habilidade durante as filmagens de Top Gun: Maverick. O astro até chegou a preparar um curso de treinamento para que os atores entendessem como funciona um F-18, uma das aeronaves utilizadas no filme.
Não é segredo em Hollywood que Cruise gosta de ser o seu próprio dublê, então é compreensível que ele tenha assumido o controle de um avião durante as gravações de Top Gun: Maverick. Mas isso não quer dizer que todas as cenas dele nas aeronaves sejam totalmente reais, pois muitas delas foram feitas com a ajuda de computação gráfica, mesmo que de forma mínima.
Um avião de Tom Cruise foi usado no filme
Já que estamos falando da vida de piloto de Tom Cruise, outra curiosidade dos bastidores é que o P-51 que aparece nos momentos finais do filme – quando vemos Maverick e Penny (Jennifer Connelly) voando ao pôr do sol – faz parte da coleção pessoal de Cruise. Sendo alguém que gosta de pilotar, é claro que o astro não iria perder a oportunidade de incluir isso no longa.
O filme teve seis datas de lançamento diferentes
Parecia que o universo não estava muito animado com a produção de Top Gun: Maverick, pois o filme não teve apenas uma data de lançamento agendada: ao todo, foram seis datas diferentes.
A princípio, Maverick estava com a estreia marcada para o dia 12 de julho de 2019, mas após o início das gravações o lançamento foi adiado para 26 de junho de 2020. Nesse tempo, a pandemia de coronavírus teve início, o que interrompeu o andar da carruagem mais uma vez, e o filme foi adiado para o dia 23 de dezembro de 2020.
Antes de chegar aos cinemas oficialmente, o longa sofreu mais três alterações: 2 de julho de 2021, 19 de novembro de 2021 e, por fim, 27 de maio de 2022.
Miles Teller escolheu seu próprio codinome
Em Top Gun: Maverick, os pilotos possuem codinomes especiais como o próprio Maverick, o protagonista interpretado por Tom Cruise, e Rooster, o piloto que é vivido pelo ator Miles Teller. O mais legal de tudo isso é que foi Teller quem escolheu o codinome dele.
O motivo é bem simples: durante uma entrevista ao USA Today, o artista contou que optou por Rooster, que significa galo em português, porque o codinome faz parte da mesma família que Goose (ganso, em português), o codinome que foi usado para designar o pai do personagem de Teller no clássico de 1980.
A cena da praia foi filmada duas vezes
A cena da praia é certamente um dos momentos mais icônicos de Top Gun: Maverick. Além de ter viralizado nas redes sociais, o momento marcou um momento de descontração entre os pilotos, garantindo um tom mais divertido à produção.
E para conseguir captar a energia que a cena precisava, além de tentar resgatar o mesmo efeito da icônica cena do jogo de vôlei do primeiro Top Gun, a equipe de filmagens gravou a sequência duas vezes, algo até impressionante se levarmos em consideração todo o processo de gravações de um filme. A primeira filmagem só não foi utilizada no produto final porque Tom Cruise ainda não estava satisfeito com a cena.
Antes de Miles Teller ser escolhido como Rooster, havia outros dois atores na disputa
O papel de Rooster foi bastante disputado nos bastidores de Top Gun: Maverick. Além de Miles Teller, que eventualmente acabou sendo escalado como o personagem, os atores Nicholas Hoult, o Fera de X-Men: Primeira Classe, e Glen Powell, que interpreta o Hangman em Maverick, também estavam na lista de candidatos ao papel. Mas quem levou a melhor entre eles foi Teller, que era o favorito do diretor Joseph Kosinski.
A voz de Val Kilmer contou com a ajuda de inteligência artificial
Ao lado de Tom Cruise, Val Kilmer foi um dos grandes destaques de Top Gun: Ases Indomáveis. O ator retornou como Iceman em Maverick, mas de um jeito diferente.
Para aqueles que não conhecem a trajetória de Kilmer, há alguns anos ele enfrentou um câncer na garganta que, infelizmente, fez com que o artista perdesse sua voz. Mas como ele consegue se comunicar, como vimos brevemente no filme, então?
A resposta está na inteligência artificial: a voz que você escuta na produção contou com a ajuda de um dispositivo tecnológico que usa trechos de frases ditas por Kilmer no passado para que ele consiga se comunicar.
É o primeiro filme da carreira de Tom Cruise a alcançar o marco de 1 bilhão nas bilheterias
Não é novidade para quem acompanha o universo hollywoodiano que Tom Cruise é uma das celebridades mais influentes do mundo. O ator carrega consigo um currículo repleto de produções grandiosas como a franquia Missão: Impossível e parcerias com cineastas renomados como Stanley Kubrick e Paul Thomas Anderson.
Mas até o lançamento de Top Gun: Maverick nenhum projeto em que Cruise esteve conseguiu alcançar o impressionante marco de US$ 1 bilhão de arrecadação nas bilheterias. Até o momento, a sequência de Top Gun é a maior bilheteria de 2022 (o filme arrecadou quase 1,5 bilhão ao redor do mundo), ultrapassando blockbusters como Doutor Estranho no Multiverso da Loucura e Batman. Sem dúvida, um dos maiores fenômenos cinematográficos do ano.