Tom Cruise: 10 fatos sobre o ator que talvez você não saiba
Tom Cruise: 10 fatos sobre o ator que talvez você não saiba
Tudo que você precisa saber sobre uma das celebridades mais famosas do mundo!
Dono de uma das carreiras mais prestigiadas de Hollywood, Tom Cruise é o tipo de artista que não precisa de muitas apresentações. O rosto por trás da bem-sucedida franquia Missão: Impossível começou sua jornada na frente das telas nos anos 80, conquistando uma rápida ascensão na indústria cinematográfica após participar de projetos como Vidas Sem Rumo (1983) e Top Gun: Ases Indomáveis (1986). O resto, como sempre, é história.
Todo mundo sabe quem é Tom Cruise, mas será que você realmente conhece a carreira do ator? Nesta lista, você confere 10 fatos sobre sobre a vida pessoal e a jornada profissional do artista!
Qual é a idade de Tom Cruise?
Nascido em Nova York (EUA), Tom Cruise veio ao mundo em 3 de julho de 1962, o que significa que, atualmente, ele tem 60 anos de idade.
O início da carreira como ator veio por causa de uma lesão no joelho
Se não fosse por uma lesão no joelho, a carreira de Tom Cruise na atuação poderia não ter acontecido. Isso porque, quando ele era apenas um adolescente, o astro costumava praticar luta livre na instituição onde estudava, e foi exatamente em um belo dia de treino que Cruise se lesionou.
Como Tom não podia mais praticar o esporte após o ocorrido, ele teve que buscar novos hobbies. Foi assim que ele acabou participando de uma audição para uma peça teatral na escola de Garotos e Garotas, um famoso musical da Broadway dos anos 50.
Ele quase virou um padre
Muito antes de decidir seguir carreira como ator, Tom Cruise acreditava que seu destino profissional estava na fé. Quando tinha apenas 14 anos de idade, Cruise entrou em um seminário para se tornar padre, uma vontade que surgiu por causa de sua criação católica.
As coisas não deram muito certo já que, um ano depois, ele desistiu do curso e partiu para outros objetivos na vida.
O rosto de Tom Cruise foi usado como inspiração para o de Aladdin
Quando a Disney resolveu levar a história de Aladdin para as telonas, surgiu a dúvida de como seria a aparência física do personagem na animação. Inicialmente, a ideia da equipe era usar o rosto de Michael J. Fox, o Marty Mcfly de De Volta Para o Futuro, como inspiração para a criação do protagonista, mas as coisas tomaram outro rumo porque o diretor da empresa na época não tinha gostado do resultado.
Foi assim que Tom Cruise entrou em cena. Se você reparar bem em Aladdin, há certos traços do personagem que remetem aos de Cruise, isso porque o rosto do astro foi usado como “modelo” para o surgimento da animação de Aladdin. O objetivo era fazer com que o jovem se tornasse mais popular e agradável aos olhos do público.
Ele já pagou a conta do hospital de uma brasileira acidentada
Ator como profissão, benfeitor nas horas vagas. Em 1986, Tom Cruise agiu como um super-herói da vida real quando socorreu a brasileira Heloisa Vinhas, uma jovem de 23 anos que vivia em Los Angeles (EUA), depois que ela foi atropelada por um carro. Cruise presenciou o acidente e decidiu ajudá-la com os custos do hospital quando descobriu que Heloisa não tinha seguro para cobrir as despesas.
Ele tirou a famosa marca de óculos Ray-Ban da rota do fracasso
Se hoje em dia a Ray-Ban, a famosa empresa de óculos de sol e de grau que criou modelos atemporais ao longo de sua história, é um sucesso, é seguro dizer que foi graças à influência de Tom Cruise na década de 1980. Isso porque, naquela época, a corporação estava praticamente entrando em falência até que a crescente popularidade do astro mudou esse cenário.
O que aconteceu foi Cruise apareceu usando óculos da Ray-Ban em filmes como Negócio Arriscado (1983) e Top Gun: Ases Indomáveis (1986), o que ajudou a impulsionar as vendas da empresa. Top Gun, por exemplo, o grande clássico oitentista que marcou a carreira de Cruise, foi responsável pelo aumento da popularidade do modelo Aviator, o famoso estilo aviador usado por pilotos. Assim, como todo mundo queria ser igual a Cruise, isso fez a Ray-Ban dar a volta por cima com a publicidade feita nos filmes do astro.
Os casamentos de Tom Cruise
Apesar de não estar envolvido romanticamente com alguém (pelo menos não de um jeito oficial) no momento, Tom Cruise já foi casado três vezes.
A primeira delas foi com a atriz Mimi Rogers, conhecida por suas participações em filmes como Possuída (2000) e Perdidos no Espaço: O Filme (1998). O casamento ocorreu em 1987, mas os dois acabaram se divorciando três anos depois. Dizem por aí que Mimi foi uma das pessoas primeiras pessoas a apresentar a cientologia para Cruise, a religião misteriosa na qual o ator atua como garoto-propaganda até hoje.
Pouco tempo depois do divórcio de Mimi Rogers, Tom Cruise se envolveu com Nicole Kidman (Big Little Lies). A dupla dividiu as câmeras no set de filmagens de Dias de Trovão (1990), onde se conheceram e acabaram se casando em 1990. Um dos casais mais populares dos anos 90 em Hollywood, Cruise e Kidman permaneceram casados até 2001, ano em que se divorciaram de vez.
O terceiro casamento de Cruise com foi a atriz Katie Holmes (Dawson's Creek, Batman Begins). Os dois começaram a namorar em 2005, casaram-se no ano seguinte e divorciaram-se seis anos depois, em 2012.
De seu casamento com Holmes, Tom teve uma filha biológica. Já com Kidman, Tom adotou duas crianças.
E aqui vai uma curiosidade peculiar: quando Cruise se divorciou das três atrizes, todas estavam com 33 anos.
De acordo com Tom Cruise, a cientologia curou sua dislexia
A história de Tom Cruise com a cientologia, uma religião misteriosa que ninguém sabe muito bem o que prega, é longa. Hoje em dia, o astro é uma das celebridades mais famosas que integram o grupo, que também conta com outros atores, como Elisabeth Moss (The Handmaid’s Tale). E foi graças à cientologia, de acordo com alegações do ator, que ele não tem mais dislexia.
Cruise conviveu com a dislexia por boa parte de sua juventude, uma realidade que dificultou bastante seu desenvolvimento na leitura. Mas aparentemente isso não é mais um problema para ele, já que o ator afirma que sua relação com a polêmica religião curou o transtorno.
Ele já segurou a respiração por seis minutos embaixo d’água
Conhecido por sempre entregar tudo de si quando está trabalhando em seus projetos (isso inclui até mesmo se pendurar para fora de um avião em movimento), Tom Cruise já chegou a segurar sua respiração embaixo d’água por cerca de seis minutos. Isso aconteceu durante as gravações de Missão: Impossível – Nação Secreta (2015), em uma cena onde Ethan Hunt teria que realizar uma tarefa submerso.
Assim, para tentar criar uma sequência que não precisasse de muitos cortes, Cruise usou todo seu treinamento físico para ficar embaixo da água durante seis minutos consecutivos.
Qual é a altura de Tom Cruise?
Tom Cruise tem 1,70 m de altura.