Tom Cruise e mais atores que recusaram usar dublês em filmes de ação
Tom Cruise e mais atores que recusaram usar dublês em filmes de ação
Artistas que gostam de colocar a mão na massa em cenas de ação!
Acrobacias nos ares, perseguições em velocidade máxima e explosões insanas. Tudo isso e muito mais você encontra aos montes em filmes de ação, produções que gostam de usar a adrenalina para contar histórias enérgicas e impressionantes. Para realizar tais sequências, muitos atores costumam usar dublês, que são profissionais treinados para se colocarem em situações perigosas no lugar das estrelas da produção.
Porém, existem alguns astros do cinema, como Tom Cruise, que se recusam a usar dublês em seus filmes de ação, e nesta lista você vai conhecer quem são eles!
Tom Cruise
Não dá para falar de atores que são seus próprios dublês sem mencionar Tom Cruise. Um dos grandes astros vivos de Hollywood, Cruise não tem medo de colocar a mão na massa para fazer o possível (e o impossível) em sequências de ação sem a ajuda de um profissional da área.
Seus trabalhos mais conhecidos como seu próprio dublê estão na franquia Missão: Impossível. Cruise já fez de tudo um pouco interpretando o agente secreto Ethan Hunt: escalou uma montanha enorme, escalou o prédio mais alto do mundo (o Burj Khalifa, localizado em Dubai), ficou pendurado em um avião durante a decolagem e ainda saltou de moto do topo de uma montanha, sendo que esta última provocou uma grande comoção na divulgação do mais recente filme lançado da franquia, o Missão: Impossível – Acerto De Contas Parte 1 (2023).
Angelina Jolie
Outra estrela de Hollywood que também gosta de colocar a mão na massa em cenas de ação é Angelina Jolie. A atriz marcou os anos 2000 protagonizando diversas produções do gênero, trabalhos que a fizeram pegar gosto pelo movimento de “seja seu próprio dublê” na indústria cinematográfica.
Alguns dos grandes destaques são Sr. & Sra. Smith (2005), O Procurado (2008) e Salt (2010), sendo que, neste último, Jolie fez todas as ágeis sequências de ação sem contar com a ajuda de uma dublê. Malévola (2014) também foi outro projeto de sua carreira em que Jolie não usou dublês.
Harrison Ford
Ícone da cultura pop, Harrison Ford também é outro artista que não quis saber de dublês em alguns projetos de sua carreira. Os mais notáveis foram nos filmes de Indiana Jones que, embora o ator tenha contado com a ajuda de um dublê em momentos mais perigosos, grande parte das sequências de ação foram realmente feitas por ele graças ao intenso treinamento ao qual se submeteu para viver o personagem nas telonas.
Ford seguiu sendo seu próprio dublê até mesmo com o avanço da idade, fazendo algumas sequências de ação em Star Wars: O Despertar da Força (2015), longa em que voltou a interpretar Han Solo.
Keanu Reeves
Mais um nome de peso do cinema de ação também não gosta muito de ter dublês: Keanu Reeves. O astro iniciou a trajetória sendo seu próprio dublê ainda nos anos 90 com o filme Velocidade Máxima (1994), em que ele saltou de um carro para um ônibus, e logo depois no clássico de ficção científica Matrix (1999), longa em que ele fez praticamente quase todas as suas cenas de combate.
Além disso, claro que não podemos esquecer do trabalho de Reeves na franquia John Wick. O astro costuma fazer boa parte de suas sequências de ação na saga do assassino de aluguel, dando vida a coreografias de luta bastante elaboradas e enérgicas.
Cameron Diaz
Cameron Diaz também gostava de ser sua própria dublê quando estrelava filmes de ação. Apesar de ter uma vasta experiência na comédia e no romance, a atriz também curtia colocar a mão na massa quando a oportunidade surgia.
Uma delas foi em Encontro Explosivo (2010), longa em que ela contracenou com Tom Cruise. Além de fazer suas próprias cenas de ação, a atriz também não teve medo de fazer acrobacias no volante, uma decisão que, apesar de ter dado alguns hematomas para ela, ainda assim ajudaram na construção de sua personagem.
Daniel Craig
Mais um astro do cinema de ação que gosta de ser dublê é Daniel Craig. Marcado por ter vivido o mais recente James Bond na franquia 007, Craig também não teve medo de sujar as mãos na frente das câmeras enquanto interpretava o agente secreto, descartando a ajuda de um dublê quando ele se sentia seguro o bastante para fazer sequências mais enérgicas e perigosas.
Jason Statham
Mergulhador profissional e lutador de artes marciais, é claro que Jason Statham também se recusa a usar dublês. Com uma carreira recheada de filmes de ação na bagagem – como as franquias Carga Explosiva, Velozes e Furiosos e Os Mercenários –, Statham adora a adrenalina que cenas de ação proporcionam, por isso ele sempre assume o controle de suas próprias sequências de combate, acrobacias e outras coisas perigosas mais no gênero.
Arnold Schwarzenegger
Estrela de filmes como O Exterminador do Futuro (1984) e Comando Para Matar (1985), Arnold Schwarzenegger também pegou gosto em ser seu próprio dublê ao longo de sua carreira como astro de ação. Com o físico propício para assumir grandes riscos, o ator fez seu nome em Hollywood fazendo suas próprias acrobacias, recusando dublês para fazer com que as sequências de ação se tornassem mais reais na frente das câmeras.
Seu gosto pela coisa é tanto que, até hoje em dia, ele segue assumindo riscos dentro de seus limites mesmo com o avanço da idade.