Todos os universos apresentados em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura
Todos os universos apresentados em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura
Muitos multiversos foram apresentados em Doutor Estranho 2, conheça todos eles
Atenção: Alerta de Spoilers!
Ainda não há um mapa traçando todas as realidades presentes no Universo Cinematográfico da Marvel, mas podemos listar alguns dos diversos lugares que apareceram em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura. Entre estéticas steampunk e realidades animadas, Stephen Strange e America Chavez rodaram por diversas realidades.
Mas, você lembra de todas elas? Confira a lista abaixo com todos os universos apresentados no novo filme!
Universo 616, a antiga Terra-19999
E não dá para começar essa lista sem a primeira e mais conturbada realidade: o Universo 616. Desde Homem-Aranha: De Volta para Casa, o antigo universo cinematográfico que era conhecido como Terra-199999 pelo público, passou a ser chamado de Terra-616 por Mystério.
Em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, Christine Palmer do Universo 838 traz mais uma vez essa numeração para o universo onde os filmes da Marvel tem ocorrido. A numeração “616” é uma referência a realidade dos quadrinhos, que possui esse mesmo nome, dado por Alan Moore em 1983.
Paralelo Utópico?
A pegadinha do filme é um dos universos não ser, de fato, um universo, mas uma realidade alternativa que existe fora do tempo. Nos quadrinhos, o Paralelo Utópico é o lugar de origem de America Chavez.
Ele pode ser visto durante uma das cenas na Terra-838, enquanto Stephen e America utilizam o dispositivo “Memory Bank”, que oferece aos seus consumidores a oportunidade de reviver uma de suas memórias mais importantes.
Universo 838
Talvez o mais emblemático universo apresentado no filme, a Terra-838 é onde Stephen e America chegam após o confronto com Wanda Maximoff. Nele, eles descobrem que Stephen está morto nessa realidade, Mordo é o mago supremo e que existe um grupo de heróis que mantém a ordem deste mundo, os Illuminati.
Apenas cinco “terras” de distância da realidade que Mystério disse ter vindo, esse grupo da Terra-838 é formado por Professor X, Raio Negro, Capitã Marvel (Maria Rambeau), Senhor Fantástico e Capitã Carter.
Universo da Incursão
Ao final de Multiverso da Loucura, somos apresentados às Incursões, que são eventos cataclísmicos que chocam diferentes realidades. Porém, vimos isso na prática anteriormente. Fosse com o universo sendo desfeito em What if…?, seja com o sinistro Stephen Strange apresentado durante o filme.
Nessa realidade, que permaneceu sem nome, Doutor Estranho tomou riscos demais quando colocou suas mãos no Darkhold. O medo e a loucura, supostamente ocasionados pelo livro, o colocaram a caçar todos os Stranges de outras realidades e matá-los sem remorso.
Entre Universos
Não se sabe muito sobre essa dimensão paralela onde se encontra o Livro de Vishanti, porém, ele é protagonista de dois momentos cruciais do filme. Na perseguição inicial protagonizada pelo “Defensor” Stephen Strange e America. O segundo momento é quando America, Stephen e Christine encontram o livro mais a frente na trama.
Sendo descrita como uma realidade surgida através da convergência de universos, se especula que este local seja o “Nexus” dos quadrinhos.
Atravessando Universos
Entre todas essas viagens, a com material visual mais interessante foi a sequência em que Doutor Estranho da Terra-616 e America Chavez atravessam diversos universos. Aparentemente, foram dezesseis realidades presentes nessa cena. Mesmo que cada um desses lugares apareçam rapidamente, todos possuem uma característica única.
A primeira é a do Tribunal Vivo, depois chegam em uma repleta de cristais, seguido de uma floresta com insetos. Eles são transportados para um lugar onde estão submersos em água, que teorizam ser a Terra Selvagem dos quadrinhos.
Então surge a realidade em que os separam em cubos, se transformam em tinta, encontram zeppelins e carros antigos, um mundo com vulcões, outro feito de tubos. Também temos uma realidade repleta de nuvens escuras e violinos, dois similares a uma cidade futurística, um repleto de esqueletos, além do icônico universo animado, fazendo referência ao estilo de quadrinhos dos anos 60 e 70.
Os outros 73 universos
De acordo com America, a garota percorreu 73 universos desde que suas mães foram levadas por um de seus portais. Entre eles, podemos contar com o universo do “Defensor” Doutor Estranho, encontrado no início do filme, que possui veste iguais as do tempo do herói no grupo Defensores nos quadrinhos.
Ela não dá muitos detalhes sobre as realidades pelas quais passou, mas Chavez comenta uma curiosa informação: o Universo 616 é um dos poucos em que é necessário pagar pela comida. Então, se você esqueceu a carteira em casa e estiver viajando pelo multiverso, não pare na Terra-616.