Todos os tipos de Predadores que vimos nos filmes

Capa da Publicação

Todos os tipos de Predadores que vimos nos filmes

Por Gus Fiaux

A franquia do Predador é uma das mais curiosas do mundo do horror, em parte devido à sua trama simples: toda vez, vemos seres humanos sendo caçados por alienígenas bem horríveis e violentos, que estão em busca de presas fáceis e troféus para coletar. A saga se iniciou em 1987, com o lançamento do filme homônimo protagonizado por Arnold Schwarzenegger. 

Desde então, dezenas de Predadores foram apresentados nos cinemas, inclusive em lutas contra outra popular raça alienígena – os Xenomorfos, da franquia Alien. Sempre letais, os caçadores da raça Yautja são perigosíssimos e aqui, você pode conferir uma lista com todos os Predadores que já foram apresentados no cinema – incluindo o novo Caçador apresentado em Predador: A Caçada!

Imagem de capa do item

Caçador da Selva

Onde foi apresentado: Predador (1987)

Em 1987, um grupo de soldados norte-americanos é enviado para as selvas da América Central, enquanto tentam enfrentar as guerrilhas locais e resgatar agentes raptados. O que eles não esperam é que há um novo perigo à solta na floresta: o Predador original, que deu origem à franquia que muitos de nós conhecemos e amamos hoje.

Conhecido como Caçador da Selva, esse Yautja tem o visual mais icônico de toda a franquia, dando as bases para os vários Predadores que o seguiriam - com destaque para a máscara de metal, que cobria um rosto hediondo. E se há algo de muito interessante sobre esse personagem, sem dúvidas é toda a tensão construída em torno de sua aparição, já que ele passa mais da metade do filme invisível e só se revela pouco antes da batalha final.

Imagem de capa do item

Caçador da Cidade

Onde foi apresentado: Predador 2: A Caçada Continua (1990)

Se no filme original somos apresentados a um caçador prático e muito veloz, a sequência nos traz uma completa subversão disso. Predador 2: A Caçada Continua introduz o Caçador da Cidade, que é muito mais sádico e vil com suas vítimas, já que tem um apreço especial pela tortura, além de brincar com suas presas, apenas para intimidá-las.

Ele surge justamente em meio à cidade de Los Angeles, partindo para um jogo de gato e rato com o detetive Mike Harrigan. Determinado, ele tem uma das maiores contagens de corpos de toda a franquia, ainda que tenha seus momentos de piedade e misericórdia, como quando decide poupar uma mulher grávida.

Imagem de capa do item

Greyback

Onde foi apresentado: Predador 2: A Caçada Continua (1990)

Também chamado de Anjo Dourado pelos fãs, Greyback é inserido na franquia em Predador 2: A Caçada Continua. Ele é um ancião da espécie Yautja e lidera toda a caçada que acontece em Los Angeles - entretanto, nós também sabemos que sua história começou bem antes disso, já que o seu primeiro contato com a humanidade se deu no ano de 1718.

O que surpreende nesse personagem específico é seu código de conduta, já que ele reconhece e aceita a derrota do Caçador da Cidade sem nenhum tipo de resistência. Há também quem acredite que esse personagem aparece em Alien vs. Predador, uma vez que a raça dos Yautja é conhecida por sua longevidade.

Imagem de capa do item

Chopper

Onde foi apresentado: Alien vs. Predador (2004)

Uma das maiores graças da franquia Alien vs. Predador era justamente ver essas duas raças alienígenas caindo na porrada. Ainda assim, fica claro desde o início que os Xenomorfos são mais violentos, poderosos e letais que os Yautja - e a bucha de canhão que comprova isso é Chopper, um Caçador que aparece em menos de dois minutos do filme.

Chopper aparece capturando um humano, mas logo é empalado e morto por um Xenomorfo. Seu visual não é lá muito criativo e parece apenas copiar vários aspectos dos Predadores anteriores, então seu descarte no filme nem soa muito decepcionante, já que ele parecia não ter muito a acrescentar na mitologia de sua espécie.

Imagem de capa do item

Celtic

Onde foi apresentado: Alien vs. Predador (2004)

Além de Chopper, outro personagem que tem um belo destaque no primeiro Alien vs. Predador é Celtic - uma das melhores coisas do filme, diga-se de passagem. Ele tem a fisicalidade certa para a ação e acaba enfrentando Grid, um Xenomorfo bem poderoso. Infelizmente, a luta acaba com sua derrota nas mãos do Alien.

Celtic possui um capacete bem detalhado, além de armas um tanto quanto únicas. A cena em que confronta Grid é tida pelos fãs como um dos eventos mais memoráveis do filme - quiçá, de toda a duologia Alien vs. Predador. Vale lembrar que ele é o mais velho entre seus irmãos (Chopper e Scar), e sua morte tem um grande peso narrativo.

Imagem de capa do item

Scar

Onde foi apresentado: Alien vs. Predador (2004)

O terceiro irmão, Scar, é um caso bem interessante, já que é a prova mais que definitiva que nem todos os Predadores são assassinos desenfreados. Seu nome deriva da "cicatriz" em seu capacete, e ele é o mais jovem e esperto entre seus irmãos - a prova disso é que consegue matar não só um dos vilões Xenomorfos, mas até mesmo a rainha dessa raça maligna.

Scar é cheio de personalidade e acaba levando a sério o mantra do "inimigo do meu inimigo é meu amigo", já que se alia à humana Lex Woods para enfrentar os invasores Xenomorfos. Sua morte também traz consequências bem interessantes, já que ele acaba se tornando o "pai" do Predalien, um híbrido de Alien e Predador.

Imagem de capa do item

Wolf

Onde foi apresentado: Alien vs. Predador 2 (2007)

Alien vs. Predador 2 definitivamente não é um bom filme - mas ainda assim, foi capaz de apresentar aos fãs um dos caçadores mais memoráveis e interessantes de toda a saga. Wolf é chamado assim em homenagem ao personagem de Harvey Keitel em Pulp Fiction: Tempo de Violência, e é cheio de truques na manga.

Ele é um assassino de elite, e é enviado à Terra pelos Yautja para limpar toda a bagunça feita no primeiro filme - mas eventualmente, acaba se tornando parte de algo maior, quando precisa enfrentar o Predalien. Há anos, os fãs clamam por mais aparições do personagem, já que ele tem vários apetrechos interessantes, como um chicote feito a partir da cauda de um Xenomorfo.

Imagem de capa do item

Predalien

Onde foi apresentado: Alien vs. Predador 2 (2007)

Nascido das entranhas de Scar (após ser "engravidado" pelo facehugger), o Predalien é uma das armas mais letais já criadas na franquia, uma vez que compartilha do DNA dos Yautja e dos Xenomorfos. Ele é a mistura perfeita das duas espécies, compartilhando seus traços mais sanguinários e uma sede de sangue implacável.

É uma pena que Alien vs. Predador 2 seja um filme tão ruim, porque o conceito é muito interessante. Vale lembrar que esse Predalien específico era uma Rainha, o que significa que ele poderia ter feito mais híbridos ao inocular suas concubinas com sua semente, mas felizmente (ou infelizmente, dependendo do ponto de vista), ele foi derrotado antes de espalhar sua prole maldita.

Imagem de capa do item

Tracker

Onde foi apresentado: Predadores (2010)

Em Predadores, temos uma inversão em um dos conceitos mais básicos da saga: em vez dos humanos serem visitados pela raça alienígena, eles é que são enviados para um planeta extraterrestre onde encontram os caçadores, como forma de punição. E um dos primeiros antagonistas que conhecemos é Tracker, um caçador conhecido por "rastrear" suas vítimas.

Embora tenha pouco destaque no filme, Tracker tem algo interessante que já foi explorado em outras versões do personagem: ele comanda um exército de Hell-Hounds, os "cachorros" alienígenas que caçam e identificam vítimas antes delas serem emboscadas pelo Yautja. Apesar disso tudo, a coisa mais memorável sobre ele é sua morte, nas mãos do russo Nikolai.

Imagem de capa do item

Falconer

Onde foi apresentado: Predadores (2010)

Tracker não é a única ameaça presente em Predadores. Na verdade, o filme faz questão de nos apresentar os Super Predadores, seres super fortes que trazem as melhores características de sua espécie. E além do já citado, outro integrante desse grupo é Falconer - que recebe esse nome por possuir um dispositivo de rastreio aéreo que lembra um falcão.

Falconer também sofre com pouco tempo de tela, mas ao menos é a estrela de uma das cenas mais impressionantes do filme: a batalha de espadas que ele trava com Hanzo, um guerreiro da Yakuza. Embora o visual de Falconer não seja lá muito memorável, os fãs devem ter gravado na mente o momento em que ele e Hanzo matam um ao outro em um duelo mortal.

Imagem de capa do item

Caçador Crucificado

Onde foi apresentado: Predadores (2010)

Também conhecido como "Caçador Clássico", o Predador Crucificado é uma das forças mais interessantes de Predadores. Ele, na verdade, é um dos "heróis" da história, já que ajuda os protagonistas a enfrentarem os Super Predadores em dado momento da trama - porém, antes disso, ele é apresentado preso a uma cruz, motivo pelo qual tem esse nome.

Seu visual é calculado milimetricamente para remeter ao visual do Caçador da Selva do filme original, ainda que com pequenas mudanças e melhorias em sua tecnologia. Seu momento de destaque certamente vem no clímax do filme, quando ele é finalmente liberto e precisa enfrentar outro Predador, o que nos dá um banho de sangue verde neon.

Imagem de capa do item

Berserker

Onde foi apresentado: Predadores (2010)

O terceiro dos Super Predadores apresentados no filme Predadores, o Berserker é um dos assassinos mais cruéis e frios de toda a saga, uma vez que não possui qualquer código de moral e conduta. Ele não tem um pingo de honra e só se interessa pela caçada, mesmo que para isso precise matar ou atacar outros membros de sua espécie, como o Crucificado.

Berserker também tem um dos visuais mais agressivos de toda a franquia, com um crânio ainda mais projetado que outros de sua espécie. Um detalhe interessante a respeito de seu capacete é a mandíbula acoplada à parte abaixo de sua boca, o que o confere um tom ainda mais imponente e aterrorizante. Além disso tudo, ele estrela o magnífico confronto contra o Predador Crucificado.

Imagem de capa do item

Caçador Fugitivo

Onde foi apresentado: O Predador (2018)

Nem todos os Predadores são ruins, e um excelente exemplo disso é o Caçador Fugitivo, que é apresentado em O Predador. Diferente de outros membros de sua espécie, ele é um híbrido entre Yautja e ser humano, e foi criado para visitar a Terra e despertar o "Assassino de Predadores", uma arma definitiva para ajudar a humanidade a enfrentar seus invasores.

O Caçador Fugitivo é muito mais ágil e veloz, sendo capaz de fazer diversas manobras de parkour para despistar seus adversários. Ele também possui um certo senso de humor, um indicativo da influência humana em seu DNA. Ele é o segundo Predador da franquia a enfrentar outro membro de sua raça nas telonas, após o Caçador Crucificado de Predadores.

Imagem de capa do item

Caçador Supremo

Onde foi apresentado: O Predador (2018)

Quando O Predador foi anunciado, como sendo uma espécie de reinício para a franquia que já havia sido explorada à exaustão, várias ideias acabaram capturando a atenção dos fãs, como por exemplo a inclusão de um Caçador Supremo - um Predador que seria melhor que todos os Predadores já vistos na saga. Infelizmente, não foi isso que aconteceu.

Esse personagem é um guerreiro Yautja melhorado através de modificações genéticas, enviado para a Terra para matar o Predador Fugitivo, antes que esse despertasse o "Assassino de Predadores". Apesar de sua estatura gigante e suas táticas de guerra brutais, essa versão do personagem deixou muito a desejar, sobretudo pelo excesso de CGI usado em suas cenas.

Imagem de capa do item

Caçador Feral

Onde foi apresentado: Predador: A Caçada (2022)

E, por fim, temos o mais novo caçador apresentado na franquia, graças ao filme Predador: A Caçada, que foi lançado recentemente na Hulu. O longa se passa no Século XVIII, na Nação Comanche - e portanto, o "novo" Predador que conhecemos, na verdade, precede todos os demais da lista em algumas centenas de anos.

Com um visual muito mais primitivo e armas mais rudimentares, comparado aos outros citados na lista, o Caçador Feral não deixa de ser uma grande ameaça, especialmente para Naru, uma jovem nativa americana que deve lutar contra seu caçador. O maior destaque da versão é, sem dúvida, sua arma de mira tripla - que dispara projéteis de metal em vez de feixes de energia.