Todos os Avatares conhecidos que vieram antes e depois de Aang

Capa da Publicação

Todos os Avatares conhecidos que vieram antes e depois de Aang

Por Gus Fiaux

Desde que Avatar: A Lenda de Aang foi exibida, tivemos a criação de um dos mundos mais ricos da cultura pop. Na franquia, conhecemos os Avatares, escolhidos que são os únicos capazes de manipular os quatro elementos, além de servirem como guardiões para o Mundo Espiritual.

O mais conhecido de todos é Aang, mas a mitologia da saga é muito rica – com avatares que antecedem e sucedem Aang. Para lembrar o legado desses guerreiros, listamos aqui todos os Avatares conhecidos que vieram antes e depois de Aang!

Imagem de capa do item

Wan

Ainda que tenha sido apresentado apenas em A Lenda de Korra, Wan foi o primeiro Avatar desse universo - tanto que seu nome funciona que nem um trocadilho, já que "Wan" tem a mesma pronúncia de "one" (Um em inglês). Após ser banido de seu lar, ele vagou pelo mundo e se encontrou com Raava, um espírito benigno.

Porém, quando encontrou-a, Wan viu ela atacando Vaatu, o espírito das trevas, e acabou libertando-o, achando que ele era bom. Após pedir perdão, ele se fundiu ao espírito de Raava e se tornou o primeiro Avatar da história, demonstrando maestria sobre os quatro elementos. Por ter sido o original, ele foi o responsável por definir as leis e regras para os Avatares futuros.

Imagem de capa do item

Szeto

Vários Avatares vieram depois de Wan (e falaremos deles mais para frente, já que não há muitas informações sobre suas histórias). No entanto, um dos que se destacou no período pré-Aang foi Szeto, um guerreiro da Nação do Fogo que teve que lidar com a gigantesca crise pela qual seu país estava imerso.

Szeto foi um herói para seu povo, tornando-se um conselheiro do Senhor do Fogo Yosor. Através dessa parceria, ele conseguiu eliminar a fome de sua nação e trouxe prosperidade de volta à Nação do Fogo. Além disso tudo, ele era um grande espião e acredita-se que ele tenha inventado a Dobra de Lava, uma das técnicas mais complexas do universo de Avatar.

Imagem de capa do item

Jiangchen

Após Szeto, veio Yangchen, uma Nômade do Ar que cresceu em um período deveras sombrio, com ameaças de guerra por todos os lados. Ainda que tenha sido criada nas tradições do Ar, tentando sempre manter a paz e a ordem, ela acabou se tornando uma guerreira destemida, empregando todos os meios necessários para estabelecer o equilíbrio entre as nações.

Conhecida e celebrada por sua sabedoria e poder, Yangchen resolveu vários conflitos durante seu período de atividade como Avatar. Após sua morte, ela se tornou uma espécie de defensora espiritual, e pessoas do Reino da Terra costumavam rezar para ela em busca de paz e proteção. Entretanto, as suas ações acabaram dificultando a vida de seu sucessor...

Imagem de capa do item

Kuruk

Kuruk nasceu na Tribo da Água do Norte e seguiu de perto os passos de Yangchen, sempre buscando uma forma de unir as nações e mudar o mundo a partir da cooperação entre os povos. Entretanto, isso provocou a ira de um espírito maligno, que resultou em um conflito que corrompeu parte de sua própria conexão com o Mundo Espiritual.

Essa foi uma consequência direta das ações de Yangchen, que focou tanto no mundo dos mortais que acabou deixando o Mundo Espiritual desamparado - e isso trouxe uma série de incursões cada vez maiores de espíritos malignos para o mundo mortal. Para evitar que as pessoas que amava fossem tocadas por essas almas ruins, Kuruk passou a viver em isolamento, até sua morte.

Imagem de capa do item

Kyoshi

Kuruk tinha apenas 33 anos quando faleceu, e logo foi sucedido por Kyoshi, uma das guerreiras mais lendárias do mundo de Avatar. Filha de dois bandidos, ela nasceu e cresceu no Reino da Terra, onde foi treinada para "servir" ao Avatar, que naquela época acreditava-se ser Yun, um guerreiro muito bem treinado.

Kyoshi só descobriu que era a Avatar com 16 anos, e lutou para encontrar um carinho dos povos, já que poucos acreditavam que uma mulher com origem tão obscura pudesse ser a guardiã do Mundo Espiritual. Eventualmente, ela fez diversas melhorias ao redor do mundo e fundou as Guerreiras Kyoshi. Ela faleceu com 230 anos, sendo a humana mais velha já documentada.

Imagem de capa do item

Roku

Após Kyoshi e antes de Aang, veio Roku, lendário Avatar da Nação do Fogo, que testemunhou em primeira mão a ascensão maligna dos exércitos e um governo fascista sendo instaurado. Vindo de uma família nobre, ele teve bastante dificuldade para aceitar seu papel como Avatar, mas acabou sendo transformado em um sábio e admirável conselheiro.

Ele era o melhor amigo do Príncipe Sozin, porém, após viajar pelo mundo em busca de conhecimento, ele retornou ao lar apenas pra descobrir que seu melhor amigo havia se tornado um tirano irrepreensível, responsável pela Guerra dos Cem Anos. Roku acabou falecendo durante a erupção de um vulcão, e partiu dessa para melhor ao lado de seu dragão, Fang.

Imagem de capa do item

Korra

Após Aang, tivemos a confirmação de apenas mais uma Avatar nesse universo. Trata-se de Korra, a protagonista de A Lenda de Korra, que nasceu na Tribo da Água do Sul e acabou sendo treinada desde cedo, até se tornando uma pupila de Katara. Após se tornar mestre em três dobras, ela foi até a Cidade-República para treinar a dobra de ar.

Para isso, ela contou com a ajuda de Tenzin, filho de Aang. Além disso, ela também se tornou uma espécie de heroína local, seja através das partidas de Pro-Bending (um esporte famoso na cidade) ou por enfrentar vários vilões de peso, como Amon, Zaheer e Kuvira. Ela encerrou a "linhagem" dos Avatares, perdendo o contato com todas as suas encarnações anteriores.

Imagem de capa do item

Outros Avatares

Apesar dos sete citados acima serem os Avatares mais conhecidos da saga, há outros guerreiros e heróis que assumiram esse posto, embora não saibamos ao certo seus nomes e suas histórias. Entre Wan e Szeto, centenas de Avatares despertaram nesse mundo, e sua conexão era uma parte essencial do Mundo Espiritual e do Estado Avatar.

Embora não conheçamos muito quais os Avatares pré-Szeto, sabemos que havia um que era caçador de recompensas, um que tinha experiência como marinheiro e outro que serviu como um grande general. Depois deles, ainda tivemos algumas figuras obscuras nessa mitologia, como Salai e Gun, dois antecessores diretos de Szeto.