Todas as produções da Marvel em 2023, da pior para a melhor
Todas as produções da Marvel em 2023, da pior para a melhor
2023 tem sido um ano controverso para as produções de super-heróis!
Já estamos nos despedindo de 2023, mas o ano já deixou um gostinho amargo para os fãs de super-heróis – isso porque o “gênero” continua passando por uma crise criativa, ainda mais em grandes produtoras quanto a Marvel Studios e a Warner/DC. Com apostas cada vez maiores, os estúdios acabaram emplacando vários fracassos comerciais.
E mesmo que tenha sido a líder incólume desses filmes e séries por mais de uma década, a Marvel está se vendo em maus lençóis – mas isso não significa que não temos obras muito especiais lançadas ao longo dos últimos meses. Aqui, listamos todos os filmes e séries da Marvel em 2023, ranqueados do pior ao melhor!
Para esta lista, desconsideramos a série de curtas Eu Sou Groot, que conta com pequenas esquetes envolvendo o Guardião da Galáxia, bem como Lobisomem na Noite em Cores, o relançamento do especial de Halloween da Marvel Studios lançado no ano passado – mas dessa vez, colorido.
6º. Invasão Secreta
Após muitas promessas e especulações, Invasão Secreta finalmente foi lançada no Disney+ em 2023... e só se fala em outra coisa. Protagonizada por Samuel L. Jackson em seu primeiro papel de destaque no MCU, a minissérie aborda uma grande conspiração escondida na Terra, conforme os Skrulls bolam um plano sinistro para "substituir" seres humanos.
Embora os trailers tenham cativado com a pegada sombria e madura que já vimos em Capitão América: O Soldado Invernal, a série em si é um martírio de se acompanhar. Tediosa e sem nenhum grande momento memorável, é a produção de pior qualidade do Universo Cinematográfico da Marvel no ano de 2023 - e olha que a concorrência é alta...
5º. As Marvels
Recém-lançado nos cinemas, As Marvels se prova uma baita decepção até para quem não esperava nada do filme. Focado em um trio de heroínas composto por Ms. Marvel, Capitã Marvel e a Capitã Monica Rambeau, o filme tenta se vender como uma aventura divertida e descompromissada, mas está o tempo todo refém do "grande plano" do MCU.
Mesmo que não faça sentido ou ajude em nada a própria trama do projeto, é um filme carregado de referências à Saga do Multiverso. Além disso, a direção de Nia DaCosta é jogada para escanteio, conforme a fórmula da Marvel Studios e de Kevin Feige fazem com que o projeto pareça uma série do Disney Channel, e não um filme lançado para os cinemas.
4º. Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania
Embora Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania apresente vários dos mesmos problemas de As Marvels, o filme fica ranqueado apenas um pouco acima da aventura das heroínas, apenas por parecer um filme de verdade. Na trama, Scott Lang e seus aliados são sugados para o Reino Quântico, onde precisam lidar com o insano Kang, o Conquistador.
Filme de abertura da Fase 5, esse se tornou um dos projetos mais criticados da Marvel Studios nos últimos anos, ganhando média negativa no Rotten Tomatoes. O filme até tem alguns momentos positivos, mas é inundado por CGI de qualidade duvidosa, personagens mal-escritos e uma trama que se sustenta unicamente em cima de diálogos expositivos e pistas para o futuro.
3º. Loki (2ª Temporada)
Após uma primeira temporada bem interessante, Loki retorna para um segundo ano ainda mais bizarro, conforme o Deus da Trapaça precisa resolver questões envolvendo Kang e a Agência de Variação Temporal. E nesse processo, ele finalmente encontra seu propósito glorioso e se transforma em algo novo e crucial para a sobrevivência do Multiverso.
Ainda que a temporada não esteja agradando todos unanimemente, não dá para não elogiar o trabalho preciso de roteiro de Eric Martin, bem como a direção inventiva e detalhista de Justin Benson e Aaron Moorhead - que dirigiram três dos seis episódios. É uma conclusão muito tocante e até agridoce para a jornada do Deus da Trapaça.
2º. Guardiões da Galáxia Vol. 3
Se há uma produção da Marvel Studios que merece todos os aplausos em 2023, certamente é Guardiões da Galáxia Vol. 3 - mas definitivamente, não pelo estúdio em si, mas pelo poder criativo de James Gunn e o seu elenco escolhido a dedo, que ajudou a formar uma das histórias mais tristes, sombrias e impressionantes de todo o Universo Cinematográfico da Marvel.
Deixando um pouco de lado o Multiverso, as realidades alternativas e a "baita ameaça" de Kang, o Conquistador, o filme se concentra no grupo para dar aos fãs uma despedida emocionante e satisfatória, ao mesmo tempo em que desenvolve figuras muito queridas pelo público, como Rocky Racum, Drax e Mantis. Além disso, o filme traz um dos melhores vilões do MCU.
1º. Homem-Aranha: Através do Aranhaverso
O primeiro lugar, para a surpresa de ninguém, não pertence necessariamente à Marvel Studios. Homem-Aranha: Através do Aranhaverso é um filme da Sony, dando continuidade à aclamada animação de 2018. Dessa vez, nós somos jogados em uma aventura pelo Multiverso, enquanto Miles Morales tenta lidar com suas responsabilidades enquanto Amigão da Vizinhança.
Um esplendor visual e narrativo, o filme serve como ponte para Homem-Aranha no Aranhaverso e a derradeira conclusão da trilogia, Homem-Aranha: Além do Aranhaverso. O resultado final é um esmero, tanto por parte dos artistas envolvidos quanto pela homenagem ao legado do Herói Aracnídeo nos quadrinhos, na televisão, no cinema e até nos games.