10 títulos para quem quer começar a ler mangás

Capa da Publicação

10 títulos para quem quer começar a ler mangás

Por Flávia Pedro

Atenção: Alerta de Spoilers!

O universo otaku tem se expandido cada vez mais, seja em relação aos animes ou aos mangás. Com um número cada vez maior de obras incríveis, o público que consome esses tipos de conteúdo e o interesse por conhecer mais obras também tem crescido consideravelmente.

Adquirir o hábito de leitura está diretamente ligado a conteúdos que você gosta e se identifica, e com mangás não seria diferente. Temos mangakás que trabalham desde o gênero terror a histórias sobre esportes, então para começar a ter gosto por esse tipo de leitura, é válido que você comece por algo que você goste muito. Por isso, os títulos que estão nessa lista são de gêneros e assuntos variados para que seja mais fácil de encontrar algum que você se identifique.

Pensando nisso, separamos 10 mangás para você ler e entrar de cabeça nesse mundo. Confira todos a seguir!

Imagem de capa do item

Berserk (Kentaro Miura)

Começando por um mangá mais adulto e repleto de reflexões e momentos difíceis, em Berserk nós acompanhamos a história de Guts, um garoto órfão criado em campos de batalha por mercenários após a morte da mulher que o adotou até seus 3 anos de idade. Sua vida é repleta de tragédias e momentos difíceis (algumas vezes até perturbadores), fazendo com que o protagonista sempre esteja preparado para o pior.

Como cresceu em meio a mercenários graças a criação de Gambino - seu responsável na época - Guts aprendeu desde cedo a manusear espadas maiores que ele, isso porque não existiam armas menores. À medida em que foi crescendo, o guerreiro também aumentou o tamanho de sua espada até chegar à fase adulta e ter a Dragon Slayer, que equivale ao tamanho e peso de um homem adulto.

O nome do mangá é graças a uma armadura misteriosa que aparece ao longo da história -- e se você quer saber mais sobre, te desejo uma boa leitura!

Imagem de capa do item

Slam Dunk (Takehiko Inoue)

Esse é pra quem gosta muito de esporte e tem interesse em conhecer o mundo dos mangás. Slam Dunk é um clássico bastante divertido que envolve basquete e romance.

Sakuragi Hanamichi é um jovem estudante que entra no time de basquete do colegial, mas o motivo não é ser um atleta ou apaixonado pelo esporte. Hanamichi se apaixona por uma garota chamada Haruko Akagi, que ama o esporte e como forma de chamar sua atenção, o garoto entra no time mesmo não sabendo jogar.

A questão é que aos poucos Hanamichi vai se apaixonando tanto pelo esporte, trabalho em equipe, amigos e pelo próprio time que em dado momento isso passa a ser algo importante em sua vida.

Imagem de capa do item

Monster (Naoki Urasawa)

Para quem gosta de uma leitura mais madura, Monster é a indicação perfeita! Uma história médica, onde acompanhamos um doutor japonês que agora trabalha em um hospital na Alemanha no ano de 1986. Tudo ia bem e parecia perfeito: Kenzou Tenma, o protagonista, é um médico exemplar que tem um cargo confortável no hospital e uma vida amorosa que parecia satisfatória, com a filha do diretor do hospital.

Com grande sucesso em suas operações, o diretor do hospital tomava os créditos pelos procedimentos bem sucedidos, além de fazer com que Tenma escrevesse artigos científicos para pôr em seu nome. Apesar desses detalhes, o japonês nunca enxergou grandes problemas justamente por ser grato ao diretor, afinal ele era um imigrante.

Tudo desanda quando Tenma começa a perceber que o hospital não atende pacientes como iguais, mas sim por ordem de importância. Quando ele entende isso, começa a se sentir mal por seguir tais ordens e faz escolhas que podem mudar sua carreira profissional e vida para sempre.

Imagem de capa do item

Uzumaki - Espiral do Horror (Junji Ito)

Junji Ito é um gênio do terror e se você é apreciador de histórias perturbadoras, todos os mangás dele serão um prato cheio para você!

Em Uzumaki - Espiral do Horror acompanhamos Kirie Goshima e Shuichi Saito, que vivem em uma cidade misteriosamente invadida por uma obsessão anormal pelo formato de espiral. Seus moradores ficam obcecados e com medo desse formato, e a partir disso várias histórias bizarras acontecem, algumas mais pesadas que outras e o terror vai escalonando até entendermos que a situação é mais grave do que pensávamos.

Se você é uma pessoa sensível, não recomendo as obras desse mangaká. Mas se você já tiver proximidade com o horror, é um ótimo caminho para começar suas leituras.

Imagem de capa do item

Banana Fish

Para quem prefere histórias ligadas à realidade, Banana Fish pode ser um bom caminho para começar.

Banana Fish é um nome misterioso muito repetido na obra até descobrirmos do que realmente se trata. Na trama, Ash é um jovem de 17 anos que cresceu em péssimas condições emocionais, mesmo sendo criado por um milionário e chefe da máfia da região. Devido a isso, o garoto se torna o líder de uma das gangues de Nova York e sua vida ganha mais nuances de ação quando um carinha chamado Eiji viaja do Japão para os EUA com a intenção de entrevistá-lo.

Ash é conhecido por sua facilidade em matar, além da falta de remorso por isso. Ao lidar com Eiji ele percebe que precisa se conectar com seu lado humano e busca ser uma pessoa melhor e com a ajuda do garoto recém-chegado enfrenta vários perigos mortais.

Se trata de uma história de gangues, violência urbana, investigações, reviravoltas e principalmente: amor e confiança.

Imagem de capa do item

Vagabond (Takehiko Inoue)

Esse é pra quem gosta de uma boa contextualização histórica e samurais.

A história desse mangá se passa em um período em que as coisas estavam sendo reestruturadas no Japão, por isso alguns samurais passaram a vagar por todo o país em busca de motivos para seguir vivendo, já que faziam isso através de sua espada. Uma amostra do quanto a obra se preocupa com o período histórico são as citações de nomes bastante conhecidos nesse tempo.

Vagabond conta a história de Shinmen Takezo e Honiden Matachi, dois espadachins que sobrevivem a batalha de Sekigahara. Ambos são de um pequeno vilarejo e levam sua vida através de sua espada, na tentativa de provar que ela sempre os levará adiante.

Por alguns motivos os dois amigos acabam se afastando e agora Takezo precisa de um novo motivo para seguir em sua jornada. Em busca dessa motivação, Takezo precisa trocar de nome e assume a identidade de Musashi Miyamoto, ganhando fama como um samurai lendário.

Imagem de capa do item

Koe no Katachi - A Voz do Silêncio (Yoshitoki Oima)

Uma ótima opção para quem quer se emocionar com uma leitura delicada.

É uma história que conta como o bullying escolar pode afetar as pessoas no futuro, mas o trabalho de trazer uma temática tão delicada como um tema a ser discutido é feita de maneira cuidadosa. É mais do que "quem pratica o bullying" e "quem sofre bullying", a narrativa constrói personagens tão bem que fica fácil se emocionar em diversos momentos da obra.

Acompanhamos a história de Shoya Ishida, um garotinho que pratica bullying, e Shoko Nishimiya, uma garotinha com uma deficiência auditiva que é transferida para o mesmo colégio que Shoya e acaba virando alvo das ofensas do garoto. Shoko é uma garotinha doce e gentil, que tenta de todas as formas se tornar amiga do garoto, mas após tantos problemas causados por ele, a única saída é sua transferência para outra escola.

Anos depois, os dois se encontram novamente. Mas, para descobrir se algo mudou quando esse reencontro acontece, só lendo o mangá!

Imagem de capa do item

Kaiju Nº8 (Naoya Matsumoto)

Monstros gigantes, personagens femininas super fortes e um protagonista de 33 anos. Kaiju Nº8 é a indicação perfeita se você quer se divertir com uma leitura tranquila, mas cheia de surpresas. Esse é o mangá mais recente da lista e ainda está sendo produzido, mas já conta com 48 capítulos e sua história já está bem direcionada.

Kafka Hibino é um protagonista mais velho que o normal para shonen, que vive em um Japão onde Kaijus (monstros gigantes) são comuns e atacam cidades. Seu trabalho é limpar a sujeira do monstro assim que forças especiais entram em combate para derrotá-lo. O sonho de Kafka era fazer parte da força especial de combate à Kaijus, mas ele nunca conseguiu passar em todas as fases da prova.

Por sua idade, ele decide fazer uma última tentativa e dessa vez acaba passando e fazendo parte da equipe, mesmo sendo o pior membro. Porém, sua vida muda completamente quando o homem passa por uma mutação ainda misteriosa: agora ele é um híbrido entre humano e Kaiju!

Imagem de capa do item

Akira (Katsuhiro Otomo )

Um clássico do cyberpunk e da ficção científica oriental, Akira se passa em um período pós-apocalíptico após a Terceira Guerra Mundial. A história gira em torno de dois jovens: Kaneda e Tetsuo, que eram apenas integrantes de uma gangue de motoqueiros.

O ponto de virada na vida dos dois acontece quando ambos estão participando de um racha contra uma gangue rival e acidentalmente Tetsuo acaba atropelando Takashi, uma criança com misteriosos poderes. Logo descobrimos que Takashi fugiu de um hospital onde era feito de cobaia com a intenção de fazê-lo se equiparar ao lendário Akira.

Imagem de capa do item

Jujutsu Kaisen (Gege Akutami)

Jujutsu Kaisen é considerado por muitos o melhor shonen da atualidade, graças à escrita inteligentíssima de Gege Akutami. O anime fez um grande sucesso entre 2020 e 2021, e seu filme promete fazer tanto ou mais sucesso agora em 2022, mas se você gostou da animação ou quer conhecer uma história bem estruturada, esse é um ótimo início.

Maldições, feiticeiros, magia, muita violência e uma pitada de humor. Jujusu Kaisen nos apresenta Yuji Itadori, um aluno de colegial comum até ingerir um objeto amaldiçoado e ter que dividir seu corpo com ninguém menos que Ryomen Sukuna, o Rei das Maldições. Ele então entra no colégio de feitiçaria, conhece outros jovens feiticeiros e luta contra poderosas maldições.

O mangá conta com lutas incríveis e um roteiro muito bem estruturado, que deixa o leitor completamente imerso na experiência, além de apresentar enredos muito inteligentes e bastante sólidos. Outro ponto forte é que todos os personagens são bem desenvolvidos, não apenas um apoio para o destaque do protagonista.

Se você quer começar por um shonen, Jujutsu Kaisen pode ser o caminho perfeito para você!